Pré-Romarias encerram neste final de semana com a Caminhada e Corrida da Fé e das Motocicletas

Últimos dois eventos antecipam a 135ª Romaria de Caravaggio

A programação das pré-romarias encerra neste final de semana, no sábado (17), com a 5ª Caminhada e Corrida da Fé e a 36ª Romaria dos Motociclistas, no domingo (18). A agenda contemplou oito encontros, iniciados ainda em 20 de abril – Caminhoneiros, seguida pelos Motorhomes (26); Carros Antigos (27); Ciclistas no dia 04 de maio; Cavalgada da Fé (10) e Jipeiros (11).

A Caminhada e Corrida da Fé – Cada um no seu ritmo, todos com a mesma devoção, contou na edição passada com cerca de mil pessoas. Para este ano, se o tempo  ajudar (em caso de chuva a caminhada será cancelada mas a corrida permanece), os organizadores estimam uma participação aindamaior. De Farroupilha, a saída será às 9h, do Parque Cinquentenário, tanto para os caminhantes quanto para os corredores para um percurso de 5,7 km. A missa ocorre às 10h30 e será celebrada pelo Frei Mauri Francescato.

Domingo (18), é a vez da 36ª Romaria dos Motociclistas, com missa às 11h, a ser celebrada pelo idealizador da atividade, padre Roque Grazziotin. Ele conta que a primeira pré-romaria iniciou em 1978, com um grupo de 48 motociclistas saindo do campo do Caxias. Na época, não existiam muitas motos e quem andava nelas não eram bem vistos, por isso ocorriam muitos acidentes com os motoqueiros. A ideia da romaria surgiu para que nos vissem como ‘gente boa’ e também para conscientizar a sociedade sobre os perigos e o respeito no trânsito. No ano seguinte, o grupo foi convidado para participar do centenário do Santuário e reuniu então 220 motos, na terceira edição foram 500. No ano passado, mais de 20 mil motociclistas rodaram até o Santuário. A expectativa é de que esse número seja superado nesta edição pelo grande volume de motocicletas que existem atualmente mas, principalmente, pela tradição de agradecer e pedir proteção à Nossa Senhora de Caravaggio.