Primeiro Encontro da Família Venzon
Será neste domingo, 20 de outubro o primeiro encontro da família descendente do italiano Angelo Venzon (1876 – 1966). Vindo
Será neste domingo, 20 de outubro o primeiro encontro da família descendente do italiano Angelo Venzon (1876 – 1966). Vindo da região de Fonzaço, em 1876, com apenas seis meses de idade, o jovem italiano firmou-se e constituiu família em São Marcos, na época interior de Bento Gonçalves.
Casou com Izabel Pasa em 16 de maio de 1893, e dessa união nasceram 14 filhos: Guilherme, Gelsomino, Henrique, Olýmpio, Alfredo, Avelino, Armindo, Emílio, Elsa, Rosa, Maria, Angelo Filho, Angelina e Angelo Neto. O sustento de sua família se deu através do comércio de tecidos, ferramentas agrícolas, secos e molhados, queijos e salames; e fora da cidade, exportava fibras de linho para o Estado de São Paulo.
A família prosperou em diferentes áreas: vitivinicultura, hotelaria e comércio. A história do município também conta com a participação de integrantes da família, através dos emancipadores Olympio, Henrique e Angelo Venzon Neto. Já o caçula da família, Angelo Filho, conhecido como Nico, seguindo o exemplo dos maios velhos, fortaleceu a educação na comunidade doando uma área de sua propriedade para a construção de uma escola, que mais tarde passou a chamar-se Izabel Venzon, em homenagem a matriarca da família.
O encontro que ocorrerá neste domingo prevê um público de 140 pessoas, que de alguma forma ligam-se à história do italiano Angelo Venzon. Neste dia, os familiares terão uma missa na igreja da comunidade, almoço e a oportunidade de conhecer a casa que abrigou a família no início de sua história no Brasil.
Quando
20 de outubro – domingo
Hora: 10 horas missa | 12h almoço no clube Aimoré