Troféu Lojista: A solidariedade contagia com as Voluntárias da Saúde
Claudia Iembo/Especial Quando o grupo de 15 mulheres se uniu, em agosto de 2015, não podia imaginar que faria, com
![](https://media.ofarroupilha.com.br/2021/06/48bf9d00-gr_0.506034001510938956-700x445.jpg)
Claudia Iembo/Especial
Quando o grupo de 15 mulheres se uniu, em agosto de 2015, não podia imaginar que faria, com o total apoio e participação da população, tantas ações em prol do único hospital da cidade. De lá para cá, muitas são as conquistas somadas pela Associação Voluntárias da Saúde. Tanto é que elas acabam de receber o reconhecimento na área social com o Troféu Lojista 2017.
O empenho das Voluntárias está muito embasado no vínculo emocional que possuem com o Hospital São Carlos, já que muitas delas nasceram ali, mas sobretudo está firmado em um compromisso social muito significativo: a capacidade de envolver a sociedade na aquisição de itens que amenizem as necessidades da instituição e dos pacientes ali internados. Costumam dizer que tanto o mais humilde quanto o mais abonado um dia vai necessitar do hospital.
As Voluntárias da Saúde são mulheres queridas e incansáveis na busca da saúde da população da nossa Farroupilha. A criação do grupo foi com o intuito de suprir as necessidades básicas do hospital, tais como manutenção e dar condições de atendimento humanitário para todos que dele necessitem. O trabalho desenvolvido acabou por agregar a comunidade e sensibilizar a todos, enfatiza a presidente Lourdes Refosco.
Entendem que o reconhecimento é uma consequência do trabalho que fazem. Recebermos o troféu nos motiva ainda mais e nos mostra que estamos no caminho correto. Foi importante, pois tivemos a oportunidade de mostrar a toda comunidade tudo que já foi feito com a iniciativa das Voluntárias, mas sempre ressaltando que sem a ajuda da população e de vários empresários, não seria possível. Agradecemos aos associados do Sindilojas e Sindigêneros, que depositarem o seu voto a nosso favor, acrescenta Lourdes.
As Voluntárias da Saúde agem sem vínculo político algum, afinal, independente desta ou daquela administração municipal, elas estão empenhadas em prolongar por tempo indeterminado as atividades que idealizam. Estão nisso porque amam o Hospital São Carlos. Não adianta ficarmos reclamando de ações em relação ao HBSC tomadas no passado, precisamos trabalhar no presente para buscar um futuro melhor para o nosso único Hospital. Muita ajuda recebemos, mas necessitamos muito mais, pois o Hospital está na UTI e quem vai perder? Toda a população, pois todos podem necessitar de atendimento emergencial e a distância para outra instituição é fator primordial para a sobrevivência, alerta.
As Voluntárias da Saúde são: Beatriz Regina Tartarotti Folle, Deise Chiele, Gissela Franke Colombo Berlaver, Idaliria Vitória Sinhor, Iria Neida Grisa, Irma Carniel Doncatto, Ivanete Maria De Bona Zini, Jovelina Tanelião Lutz, Leani Felicetti, Lourdes Maria Refosco, Maria de Lourdes Bortolanza Anselmi, Nicia Mara Fagundes Kunzler, Silvia Terezinha Dal Monte Bortoncello, Silvia Teresinha Gimenis Friebel e Vera Maria Sebben.