Um legado de confiança
Ele começou como office-boy na empresa criada pelo pai. Evoluiu junto aos negócios. Hoje é um dos sócios de um dos maiores escritórios de Contabilidade da cidade

TEXTO:
CLAUDIA IEMBO
Já que no universo da Contabilidade imperam os números, um deles salta aos olhos neste exato momento da vida de um dos sócios da Copase Contabilidade: o número 46. É a idade de Charles da Rocha Paesi e do escritório fundado por seu pai Carlos. É também a quantidade de colaboradores da empresa que se tornou uma das maiores do ramo em Farroupilha.
O primeiro filho do casal Carlos e Jussara sofreu forte influência paterna e desde cedo optou pela área. Entrou para o escritório como office boy, aos 13 anos, e em 2002 tornou-se sócio ao lado do pai e de Nádia Emer Grasselli.
Trilhou um caminho de especializações, começando pelo curso técnico em Contabilidade, e hoje está na gestão do escritório, realizando também suas habilidades de contador. Cresci neste ambiente, vivendo a Contabilidade dentro e fora de casa, não tinha como não me influenciar, acrescenta Charles.
Sua vida profissional foi desenvolvida dentro da Copase. Passou por diversos setores antes de chegar aonde está hoje, o que lhe resultou em conhecimento sobre as diversas áreas da empresa. Quando a Informática foi introduzida nos escritórios de Contabilidade, lá pelo início da década de 90, acredito que meu papel, sendo jovem, tenha contribuído bastante para a transição. Depois que me tornei sócio, a visão ganhou ainda mais amplitude porque a responsabilidade aumentou muito, diz, resumindo os anos.
Outros cargos
Há três anos Paesi é delegado do Conselho Regional de Contabilidade – CRC/RS – em Farroupilha, está com algumas incumbências importantes, que ele mesmo cita. Atender os profissionais da área e a sociedade em defesa da ética da profissão contábil, divulgar o Conselho na cidade, incentivar o Programa de Educação Continuada do CRC e coordenar o registro dos profissionais.
Na semana passada realizou o Seminário de Assuntos Contábeis de Farroupilha, pelo qual recebeu elogios. Foram em torno de 220 participantes e a sensação é de dever cumprido porque sei que estou contribuindo para com a minha classe, analisa.
Além destas funções, Paesi ainda é diretor do Sescon Serra Gaúcha, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, conselheiro da CICS e integrante do Rotary de Farroupilha. Todas estas atividades voluntárias, segundo ele, proporcionam a possibilidade de uma atuação política social. Sou um político-social, não partidário. Sinto uma satisfação imensa em auxiliar as pessoas e estando no Rotary isso é comum. No momento, por exemplo, estamos captando recursos, pela Lei Rouanet e iniciando a construção da sede da Amafa. Cada vez que um projeto é concluído, a realização é tremenda, diz.
Tantas atribuições absorvem muito de Paesi e quando ele pensa em objetivos a conquistar, mais tempo à família, formada com a arquiteta Andréia, está em primeiro plano, seguido pela continuidade dos negócios. Tenho um compromisso com a empresa porque a Copase sempre foi referência e continuará sendo, afirma.
A disposição para a agenda fica garantida com o apreço do empresário aos esportes. Anda de bicicleta e faz academia regularmente. Recentemente deixou de jogar vôlei por ter machucado o ombro. Lamenta, mas segue movimentando-se.
A simplicidade de Charles Paesi parece ser uma das características responsáveis para algo fundamental na carreira que escolheu para si: a habilidade de inspirar confiança. Ele tem e sabe utilizá-la. Seu histórico profissional não deixa dúvidas.