Um Lúcido Talento
Com uma invejável capacidade mental, dona Dejanira esbanja discernimento aos 90 anos de idade. Sua história é uma homenagem à mulher farroupilhense
| Claudia Iembo
| Especial
Do mundo para Farroupilha. Passado o Dia Internacional da Mulher chegamos ao Dia da Mulher Farroupilhense, 18 de março. Por aqui também há exemplos de gente que tem deixado sua marca, seu legado. Entre tantos nomes, um que fez a diferença na vida de muitos farroupilhenses pela dedicação à carreira de alfabetizadora: Dejanira Mangoni Busetti.
Aos 90 anos, dona Dejanira é exemplo de uma mente aguçada pelo constante interesse pelo o que acontece ao seu redor. Protagonista de histórias longínquas, seu passatempo preferido é navegar na Internet, pesquisando assuntos que a ajudem a crescer, segundo suas próprias palavras. O notebook ganhou uma tela imensa para que os olhos azuis, atingidos pela Catarata, continuem sua missão.
Eu uso muito o Skype para falar com meu filho João Luiz, que mora em Porto Alegre. Vejo muitos documentários e notícias e por isso não tenho tempo de administrar um Facebook, explica, justificando que troca mensagens com seus conhecidos apenas pelo e-mail e não pelo face.
Gosta de arrumar as fotografias que contam sua história. Ultimamente tem digitalizado as mais importantes para um presente especial. Aprendi a escanear as fotos e estou organizando-as para cada filho, desde o nascimento deles até hoje. Vou colocar tudo em um pen drive e presenteá-los, conta como se fosse a atividade mais natural a ser feita com a idade que tem.
Lembranças
Os filhos são quatro: João Luiz, Maria Luiza – falecida aos 24 anos por consequência de uma parada cardíaca – Magali e Marinês, frutos do casamento com o primo Balduíno Busetti, realizado em 1946. Construímos esta casa para uma família grande. Meu marido se foi e eu continuo aqui, lugar que estou há mais de 60 anos, complementa.
A professora que ia lecionar a cavalo pelas ruas de terra e preparava suas aulas à luz de velas definitivamente acompanhou a evolução dos tempos. Chega a ter mais afinidade com a tecnologia que muita gente jovem!