XXII Semana da Cultura Italiana: idealizada em cada detalhe

Do tema ao convite do evento, tudo é pensado por uma professora de artes que
celebra as raízes italianas, dividindo criatividade e conhecimento com o público

Sabe aquela história de que quando a gente faz o que gosta, nem sente o trabalho que dá? O mais famoso pensador da China na era antes de Cristo, Confúcio, pregava a ideia. Conhecendo pessoas que se dedicam com amor a uma atividade, sempre recordo o pensamento. E foi justamente ele que apareceu quando fui conversar com Neusa Molon Mansan, a coordenadora da XXII Semana de Cultura Italiana, que acontece de 12 a 16 de junho, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio.
Neusa confeccionou artesanalmente cada um dos 200 convites distribuídos para a realização do evento. Quem o recebeu pode conferir de perto os detalhes criados para expressarem o tema trabalhado na XXII Semana: Il Divertimento Di Una Volta.
Bolas de gude, bonecas, cinco Marias, estilingue, balanço, pernas de pau, bola de meia, peteca de espiga de milho, amarelinha. Brinquedos guardados em um cesto de corda e todos sobre um carrinho de lomba. Riquezas pensadas para despertarem a saudade em quem uma vez brincou com elas.
Foi exatamente das lembranças que nasceu a ideia do convite para este ano. Fui criada em São Luiz, 3º. Distrito, e tive uma infância repleta de brincadeiras e de felicidade. A Semana da Cultura Italiana quer resgatar a valorização do simples, fazendo com que o público relembre as brincadeiras e os brinquedos de antigamente, conta Neusa.
Professora de artes há 25 anos, ela tem conhecimento de causa para comentar sobre a importância de resgatar a convivência gerada pelas brincadeiras entre as crianças. Hoje, as crianças não conseguem tirar os olhos de uma tela de telefone, não interagem entre si e estão com isso, cada vez mais individualistas. Precisamos mostrar a elas que existe muita diversão e muita amizade em brinquedos e brincadeiras simples. Esta é a intenção do nosso evento, explica.
Em sua coordenação desde que foi criada a Semana Da Cultura Italiana, na época em que era professora no seminário, Neusa conta que todos os anos, ao elaborar o tema do encontro, mergulha também na criação do convite. As pessoas já esperam por ele e eu me sinto realizada com a oportunidade de elaborá-lo. Costurei cada saquinho, cortei e coloquei cada bonequinha, colhi cada galhinho para fazer os brinquedos. Tenho orgulho do resultado quando vejo a reação de quem o recebe, conta.
Prestigiar o evento é uma forma de devolver a consideração por receber um convite tão especial. Esperamos que as pessoas nos prestigiem na Semana porque é tudo feito com muito carinho para valorizarmos nossas raízes. As escolas da cidade estão se programando para comparecerem e os alunos estão na expectativa por conhecerem os jogos que estão no convite. No ano passado tivemos a visita de 3 mil alunos. Não esperamos menos desta vez, antecipa Neusa.

O evento
Serão dias de conhecimento, de música, de danças e de palestras. O museu da imigração italiana no seminário, com suas 2000 peças, ficará aberto à visitação e uma sala temática, neste ano com os brinquedos de outrora, estará à disposição do interesse dos participantes. De manhã até a noite, quando acontecem as apresentações artísticas programadas.
Após as apresentações artísticas das noites da semana, serviremos uma polenta. Estão todos convidados, diz a simpática professora.
A Semana da Cultura Italiana é aberta livremente ao público, com exceção do jantar do sábado, 16 de junho, cujos ingressos serão comercializados. No sábado teremos uma missa em italiano com o padre Benjamim Zanni, que foi diretor por anos do seminário e os ex-seminaristas, que o tinham como um pai, irão abrilhantar a missa. Será muito especial, conta a organizadora.
Neusa está preparada para um período intenso com a Semana da Cultura Italiana, mas como dissemos no começo deste texto, ela nem sente o trabalho. Eu vivo este evento e pretendo continuar realizando-o por muito tempo. Assim que passar a semana, já começo a pensar no próximo tema, finaliza, mostrando o brilho nos olhos de quem ama o que faz.

Programação da XXII Semana da Cultura Italiana
Local: Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio
12/6 – terça-feira – Materdi – 19h30
Maestro André Arosi
Coral Radize D’Itália
Grupo de danças família Trentina
Coral Stella Alpina

13/8 – quarta-feira – Mercoledi Diurno
Divertimento e Vida – Ontem e Hoje – 
Quem tem medo do Sanguanel?
Sessões: 8h, 10h, 13h30 e 15h30
Agendamento: (54) 3261 -1196
Noite Cultural às 19h30
Apresentação: Quem tem medo 
do Sanguanel?
Grupo de dança Fare Amici
Grupo Musical Girotondo
Coro Infantil Juvenil Canarinhos

14/6 – quinta-feira – Giovedi – 19h30
Noite do Filó
Grupo Cultural Nei Tempi del Filó
Grupo Nanni
Grupo Felice Persone
Partigiani Grupo Musical
Filó: levar um prato típico para a partilha

16/6 – Sábado 
18h30 – Missa em italiano com padre 
Benjamim Zanni
Animação: ex-seminaristas
20h – Janta da Polenta
Animação: Fernando Fabro e 
ex-seminaristas
Ingressos: (54) 3261-1196