36º Batalhão de Polícia Militar faz 18 anos e presta homenagens

Corporação iniciou suas atividades em Farroupilha, no começo dos anos 70, como pelotão destacado da Brigada Militar. Já o ’36 BMP’ foi criado – oficialmente – em 27 de julho de 2006

Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br

.

Uma solenidade no auditório do Sindilojas de Farroupilha, na manhã de quarta-feira, 21 de agosto, seguida de um almoço comemorativo, assinalou as comemorações pela “chegada da maioridade” do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM), da Brigada Militar, com sede em Farroupilha.

O ato, que teve como anfitrião o comandante do 36º BPM, tenente-coronel Giovani Gomes, constou da entrega de medalhas e diplomas para policiais militares da ativa e inativos, representantes de outras forças de segurança pública, além de integrantes do Executivo e Judiciário, e outras entidades públicas e privadas.

Estiveram presentes, entre outras autoridades, o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, ladeado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Davi de Almeida, e o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Centro-Sul (CRPO-CS), coronel Eduardo da Cunha Michel.


A seguir confira, na íntegra, o discurso do comandante do 36º BPM, tenente-coronel Giovani Gomes.


“Nossa saudação a todas as autoridades, entidades, empresários, imprensa e demais presentes. Meus amigos!
No dia 27 de julho de 2024, o 36º Batalhão de Polícia Militar atingia sua maioridade completando mais um ano de existência. Hoje, reunimo-nos para celebrar este marco significativo em nossa jornada: os 18 anos de nossa unidade. Em meio a desafios, triunfos e sacrifícios, nosso Batalhão cresceu e prosperou, tornando-se um exemplo de dedicação, coragem e excelência.

Ao longo desses anos, testemunhamos momentos de glória e momentos de adversidade. Enfrentamos batalhas árduas, superamos obstáculos aparentemente intransponíveis e nos destacamos em missões críticas. Cada membro desta unidade contribuiu com sua coragem, habilidade e comprometimento para o sucesso coletivo.

Em 2024 houve uma redução considerável e benéfica dos indicadores de criminalidade. Atribuímos tudo isso às ações conjuntas realizadas pelos órgãos de segurança pública dentro do programa RS Seguro e RISPS (Regiões Integradas de Segurança Pública), sendo esta última todas as cidades abrangidas dos 497 municípios do Estado que se encontram fora do RS Seguro, também com monitoramento iniciado neste ano de 2024, sendo as nossas RISPs os municípios de Flores da Cunha, São Marcos, Antônio Prado, Nova Roma e Nova Pádua.

As operações integradas realizadas, principalmente, utilizando inteligência policial com o compartilhamento de informações ininterruptas com a Polícia Civil e a Polícia Penal, foram e continuam sendo de extrema importância para prisões e apreensões diversas nesse período. As vinculadas de segurança no RS Seguro, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Instituto Geral de Perícias e Bombeiros Militares, bem como o MP e Judiciário, exercem forte atuação dentro de suas áreas temáticas, bem como nos trabalhos em conjunto para a manutenção da ordem, operações integradas, além de Brigada Militar nos turnos de serviço realizando o policiamento ostensivo e preventivo, ações de visibilidade, pressão operacional qualificada, operações de barreiras e captura de foragidos, o que traz a sensação de segurança para a comunidade, retirando das ruas, diariamente, armas e drogas.

Entre os 23 municípios monitorados pelo RS Seguro, Farroupilha continua entre os que melhoraram em todos os indicadores: CVLI Consumado (Crimes Violentos Letais e Intencionais) com mais de 70% de redução; roubo a pedestre, mais de 30% de redução; roubo de veículos, mais de 30% de redução, e furto de veículos, com mais de 25% de redução conforme ferramenta de gestão GESEG (Gestão Estatística em Segurança).

Mas em 2023 e 2024, também, os eventos climáticos nos lembraram, e nos lembram, da força e imprevisibilidade da natureza. Nos motivam a respeitar o meio ambiente e a buscar soluções sustentáveis que possam minimizar o impacto de desastres naturais e aprender a unir esforços, não para combatê-los como nos indicadores de criminalidade, mas entender o fenômeno e atuar com e pelo bem do coletivo. As enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul podem nos ensinar várias lições valiosas, tanto em termos práticos quanto emocionais.

Ensinamentos de resiliência e superação, quando nos lembram da capacidade humana de enfrentar e superar as adversidades.
Ensinamentos de solidariedade e empatia, quando, nos momentos de crise, vemos a força da solidariedade. Comunidades se unem, voluntários aparecem e a ajuda mútua se torna um pilar essencial. Isso nos ensina a importância de estender a mão ao próximo e de valorizar a empatia em nossas ações diárias.

Ensinamentos de adaptação, pois nós precisamos encontrar novas maneiras de viver, conviver e trabalhar, o que nos ensina a importância de sermos flexíveis e abertos às mudanças em nossas próprias vidas. Ensinamentos de viver o presente e o agora, porque situações como essas nos fazem valorizar mais o que temos e as pessoas ao nosso redor. Nos motivam a aproveitar o presente e sermos gratos pelas coisas simples que, muitas vezes, tomamos como garantidas.

Ensinamentos do espírito comunitário, porque o apoio mútuo e a união em tempos de crise reforçam a ideia de que somos mais fortes juntos e que a colaboração é essencial para superar desafios.

Nossa unidade não é apenas uma coleção de indivíduos, mas sim uma família unida por um propósito comum: proteger nossa cidade, defender os valores de uma Brigada Militar rumo aos 200 anos e garantir a segurança da nossa comunidade.

Ao longo desses 18 anos, consolidamos nossa reputação como uma força respeitada e confiável, pronta para enfrentar qualquer desafio que o futuro possa nos reservar, e isso temos comprovado, até então, 24 horas por dia, ininterruptamente.
Única polícia do Brasil com o nome Brigada Militar! Quando as coisas ficam ruins, ligar 190!

As qualidades da Brigada Militar e, por consequência, do 36º BPM, podem ser categorizadas em várias áreas, abrangendo desde suas competências profissionais até seus valores éticos e morais como profissionalismo, disciplina, coragem, dedicação, ética, empatia, resiliência e trabalho em equipe. Estas qualidades ajudam a Brigada Militar a desempenhar seu papel essencial na manutenção da segurança e da ordem pública, contribuindo para proteção e o bem-estar da sociedade.
Destaco: Valores éticos, morais e qualidades.

Neste aniversário, aproveitamos, mais uma vez, para honrar aqueles que vieram antes de nós, cujo sacrifício e dedicação pavimentaram o caminho para o sucesso que desfrutamos hoje. Devemos lembrar aqueles que deram suas vidas em serviço e que no dia 8 de agosto passado tiveram seu dia para lembrar, mantendo viva sua memória e seu legado em cada ação que tomamos e, também, aos veteranos da reserva altiva que aqui estão, hoje, nos prestigiando e sendo prestigiados.

À medida em que olhamos para o futuro, devemos permanecer unidos em nossa determinação, resilientes em face da adversidade e comprometidos com a excelência em tudo que fazemos. Nossos desafios podem mudar, mas nossa determinação em superá-los permanece inabalável, até porque a Brigada Militar é a força da comunidade. Mas ninguém faz nada sozinho e, portanto, contamos sempre com o apoio de todas as nossas entidades, comunidade e, principalmente, com a união dos amigos do RS Seguro na figura da Polícia Civil, IGP, Polícia Penal, Bombeiros, MP e Judiciário, bem como o Mocovi/Consepro, e os nossos demais amigos aqui presentes.

Que os próximos 18 anos sejam tão repletos de conquistas quanto os que passaram. Que continuemos a servir com orgulho, honra e integridade, protegendo aqueles que nos confiaram sua segurança, e defendendo os ideais pelos quais juramos proteger.

Parabéns a todos nós por este marco significativo. Que nossa unidade continue a ser uma fonte de inspiração e força em tempos de incertezas.

Unidos, somos invencíveis.

Viva a nossa unidade!

]Vida longa ao 36º BPM, aos seus irmãos, aos seus padrinhos, aos seus parceiros, a todos os seus amigos, comunidade e a seu efetivo de valorosos homens e mulheres!

Obrigado, e minha continência a todos!

Comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Farroupilha, tenente-coronel Giovani Gomes (E), e comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Centro-Sul (CRPO-CS), coronel Eduardo da Cunha Michel

Prefeito Fabiano Feltrin (E), de Farroupilha, pronunciou em nome dos prefeitos da região de abrangência do BPM. Padre Ricardo Fontana, reitor do Santuário do Caravaggio, deu a bênção na solenidade comemorativa

Os homenageados

POLICIAIS MILITARES DA RESERVA ALTIVA,
“NOSSOS VETERANOS”

1º TENENTE PM RR GLAVESTON LUIZ PEROTTONI
1º TENENTE PM RR JANETE GIRELLI
2ºSARGENTO PM RR FRANCISCO DO NASCIMENTO
2°SARGENTO PM RR LUIS CARLOS MARTINS BANDEIRA

POLICIAIS MILITARES DA ATIVA

CORONEL PM EDUARDO CUNHA MICHEL
TENENTE CORONEL MÁRCIO MÜLLER BATISTA
TENENETE CORONEL DE ARTILHARIA GORGE KOPPE EIRIZ
MAJOR PM MARCELO GAZZANA
1º TENENTE PM DIANE DE TONI
2ºSARGENTO PM ANDRÉ DA SILVA DUARTE
2ºSARGENTO PM EVERDAN DA SILVA
2ºSARGENTO PM UELINTON DE OLIVEIRA PINTO
2ºSARGENTO PM LEANDRO DA SILVA RIBEIRO
SOLDADO PM JESSEL DUARTE MOREIRA
SOLDADO PM LEANDRO DE MORAIS SILVEIRA
SOLDADO PM ELISANDRO DA SILVA AZEVEDO
SOLDADO PM EVERSON CRISTIAN DO CARMO DA SILVA
SOLDADO PM CLEIDIANE DA SILVA MELO
SOLDADO PM JORGE SORTICA DE LIMA
SOLDADO PM JEAN CARLO VAZ MARQUES

AGRACIADOS DO RS SEGURO, REGIÕES INTEGRADAS DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIVIS

DELEGADO FERNANDO CRUZ ALEXANDRE
DELEGADO LUCIANO RIGHES PEREIRA
DELEGADO RAFAEL FELIPE KELLER
DELEGADA SUELEN BREDA PANIZZON
LIANE PIONER SARTORI, INSPETORA DE POLÍCIA CIVIL
SOLDADO PM KEILA BARBOSA HORSZCZARUCK
LUAN DE OLIVEIRA
JÔNICA REMOR BOEIRA, SERVIDORA CIVIL DA BRIGADA MILITAR
LUAN VALAR BANDEIRA
TATIANA FONTANELLA, ADVOGADA
MARCOS ANDRÉ BALBINOT, presidente DO SICREDI SERRANA
JEDOCI COUSSEAU, EMPRESÁRIA
LUIS ROBERTO LIMA DA SILVA, EMPRESÁRIO
ARLEI ROMEIRO, EMPRESÁRIO
ELIANE VERONESE, PSICÓLOGA
CLAUDIOMIRO DA SILVA
THIAGO BRAMBILLA, SECRETÁRIO MUNICIPAL DA SAÚDE
VOLNEI ARSEGO, SECRETÁRIO MUNICIPAL DE OBRAS E TRÂNSITO
ELIANE DAL PONTE, SECRETÁRIA MUNICIAPL DE DESENVOLVIMENTO, ECONÔMIA E INOVAÇÃO
THIAGO GALVAN, SECRETÁRIO MUNICIPAL DE GESTÃO E GOVERNO
ANITA MAIOLI PASQUAL, SECRETÁRIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

IMPRENSA

LUÍS CARLOS MULLER, IMPRENSA
FÁBIO CARNEZELLA, IMPRENSA
JORGE ELEMAR BRUXEL, IMPRENSA
CRISTIANO LEMOS, IMPRENSA
PAULA LARISSA BRUNETTO, IMPRENSA
ADRIANO PADILHA, IMPRENSA
FELIPE MACHADO, IMPRENSA

ENTREGA DE DIPLOMAS DA CORPORAÇÃO

MEDALHA POR TEMPO DE SERVIÇO NA CATEGORIA OURO, 30 ANOS DE SERVIÇO PRESTADOS A BRIGADA MILITAR, DIPLOMA
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO N°085, DE 02 DE MAIO DE 2024.
TENENTE CORONEL PM GIOVANI GOMES

MEDALHA POR TEMPO DE SERVIÇO NA CATEGORIA PRATA, 20 ANOS DE SERVIÇO PRESTADOS A BRIGADA MILITAR, DIPLOMA
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO N°228, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2023 E DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO N° 104, DE 21 DE MAIO DE 2021
1º TENENTE PM SELEMAR JORGE TIER
2º SARGENTO PM ODACIR LUIS FAVERO

MEDALHA POR TEMPO DE SERVIÇO NA CATEGORIA BRONZE, 10 ANOS DE SERVIÇO PRESTADOS A BRIGADA MILITAR, DIPLOMA
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO N° 078, DE 24 DE ABRIL DE 2023 E DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO N° 228, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2023.

2º SARGENTO PM MARIA IZABEL VOGEL
2º SARGENTO PM EVERDAN DA SILVA
SOLDADO PM TIAGO DA SILVA SANTOS
SOLDADO PM TIAGO LUIZ ROZEK

HISTÓRICO DO 36º BPM

No município de Farroupilha, no início da década de 70, foi criado um pelotão destacado da Brigada Militar, localizado na rua Júlio de Castilhos, 1.426, na área central da cidade, este subordinado ao 10º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Vacaria.
Em 9 de setembro de 1974, com a criação do 12º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Caxias do Sul, passou a denominar-se 3º Pelotão da 3ª Companhia de Bento Gonçalves.

Em 16 de junho de 1998, o Pelotão de Farroupilha passou a denominar-se Companhia, da unidade do município de Bento Gonçalves.
Por fim, em 27 de julho de 2006, foi criado o 36º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Farroupilha. Atualmente possui responsabilidade territorial sobre os municípios de Farroupilha, Flores da Cunha, Antônio Prado, São Marcos, Nova Roma do Sul e Nova Pádua.

O 36º BPM tem como propósito a proximidade com o cidadão, através de ações como policiamento comunitário, Proerd, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Escolar e Força Tática, além do policiamento ordinário presente nas ruas diuturnamente.
Atualmente o 36º Batalhão de Polícia Militar é comandado pelo tenente-coronel Giovani Gomes, tendo como subcomandante o capitão Jean Pedro Horszczaruk.