A celebração dos 30 anos de presença regional da UCS

Nesta semana foi a vez do Campus Farroupilha, que comemorou a ocasião e entregou a medalha Mérito Comunitário Prefeito Hermes João Webber às pessoas e entidades que fizeram e fazem parte da história da universidade

Representantes da universidade junto aos homenageados da noite. FOTO: Danilo Lauter

A Universidade de Caxias do Sul está celebrando os 30 anos de presença regional, iniciados em 1993, com a formalização do Projeto de Regionalização, que propiciou a abertura de unidades nas cidades de Canela, Nova Prata, Guaporé, Farroupilha, Bento Gonçalves, Vacaria e São Sebastião do Caí, cada uma posteriormente elevada a campus, entre outras operações, como a Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha, e a UCS Torres.
Aqui em Farroupilha, a instalação da unidade ocorreu em 11 de agosto de 1993, há exatos 30 anos e mais tarde, em 1997, era inaugurada a sede própria do Núcleo Universitário Farroupilha, elevado a campus em 2015.
Na noite de 09/08 aconteceu o Evento Comemorativo aos 30 anos de Regionalização da UCS, no campus Farroupilha, que reuniu autoridades, representantes das entidades, professores e claro, alunos.

No auditório, convidados compartilharam das celebrações. FOTO: Danilo Lauter

Para a diretora do campus Farroupilha, Fernanda Francischini Schmitz, que começou como professora em Vacaria, em 1996, este tempo é especial. “Poder estar como diretora do campus da minha cidade neste momento de comemoração é uma satisfação e um orgulho muito grande”.
Na ocasião também ocorreram a apresentação da revista UCS temática ao aniversário da regionalização e a entrega da medalha Mérito Comunitário Prefeito Hermes João Webber, que homenageia pessoas e entidades destaques pela promoção de ações sociais. Webber foi prefeito de Caxias do Sul em 1967 e um dos incentivadores e fundadores da UCS, voltando as suas ações para o bem social e bem-estar da coletividade regional.

Receberam a medalha: o ex-diretor e professor Celso Ferrarini; o primeiro coordenador professor Gilberto Galafassi; Paulo Dalsóchio, o prefeito da inauguração do núcleo na época; a CICS, que, segundo Fernanda, junto ao prefeito da época articularam e possibilitaram a vinda da universidade para Farroupilha; o prefeito atual Fabiano Feltrin (ausente pelo falecimento de sua mãe Marlene Feltrin, no dia anterior, ainda vai receber a medalha), “um incentivador das ações com a universidade” e o Santuário de Caravaggio, grande parceiro da UCS, representado na noite pelo padre Renan Dall’Agnol, que abençoou a universidade. “São pessoas e entidades que efetivamente se envolveram e continuam se envolvendo com a universidade, em especial com o campus de Farroupilha”, acrescenta a diretora.
As celebrações seguem neste 11/08, no campus de Vacaria; 16/08 no Campus da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves; 22/08 no campus do Vale do Caí; 25/08 no campus de Guaporé e 29/8 no campus da Região das Hortênsias, em Canela.

FOTO: Danilo Lauter
A diretora do campus Farroupilha Fernanda Francischini Schmitz, o vice-presidente da Fundação UCS Cláudio Luiz Pessôa de Oliveira, Paulo Dalsochio e o reitor da UCS Gelson Leonardo Rech. FOTO: Danilo Lauter
A UCS também foi presenteada pela CICS. FOTO: Danilo Lauter
Ferrarini, Dalsochio e Galafassi, alguns dos homenageados com a medalha Mérito Comunitário. FOTO: Danilo Lauter
A música clássica encheu o ambiente, anunciando as emoções. FOTO: Danilo Lauter

Homenageados

Celso Ferrarini
Engenheiro mecânico formado pela UCS, foi professor, coordenador de cursos na universidade, diretor do campus universitário de Farroupilha e diretor de relações com o mercado: “A UCS foi minha casa por 20 anos e receber a medalha com o nome do prefeito que foi um grande incentivador da universidade é muito significativo para mim. Agradeço a todos que na minha passagem por Farroupilha me estenderam a mão. Não tenho como agradecer esta honraria, mas a recebo com muito orgulho”.

Gilberto Galafassi
Entre as especializações é graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Finanças pela UCS, foi professor e coordenador na universidade, de 1993 a 1998: “Este é um dia muito importante para mim e para minha família. Minha ligação com a UCS vem desde 1986 e contribuiu para marcar o que faço hoje como voluntário na prefeitura de Farroupilha. Nada melhor do que receber em vida uma homenagem como essa. Muito obrigado”.

Paulo Dalsóchio
Formado em Direito pela UCS, foi vereador em dois mandatos e prefeito de Farroupilha, de 1993 a 1996. Era ele que estava à frente da gestão municipal quando a UCS instalou a unidade na cidade: “É uma honra receber essa medalha e ser lembrado por aquilo que fizemos para trazer a UCS a Farroupilha! Hoje, vendo essa estrutura, parece fácil, mas não foi fácil na época porque tinha quem não quisesse uma universidade aqui, mas lutamos e vencemos. A história de desenvolvimento se divide entre antes e depois da UCS. Investir em educação deve ser sempre prioridade para qualquer administração”.

Vinícius Pessin
Presidente da CICS Farroupilha, entidade que recebeu a medalha pela parceria com a UCS, na busca do crescimento econômico e social da cidade: “A educação abre portas para uma sociedade mais frutífera e a UCS reescreve a história do ensino na região”. A CICS presenteou o reitor Gelson Leonardo Rech e a diretora do campus Farroupilha Fernanda Francischini Schmitz, além de citar Marlene Feltrin.

Padre Renan Dall’Agnol
Representando o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, que também recebeu a medalha: “A cada passo, de cada peregrino, estão representadas as entidades da comunidade, em especial a UCS”. Padre abençoou a universidade e a todos os presentes citando a parábola do grão de mostarda.

Fernanda Francischini Schmitz
Diretora do campus Farroupilha fez um discurso exaltando o passado e afirmando que a universidade está preparada para as demandas atuais e futuras, pelos próximos 30 anos. Disse ainda: “Minha homenagem à Marlene Feltrin, a professora que me inspirou a seguir no Direito.

Gelson Leonardo Rech
Reitor da UCS, embasou suas palavras iniciais na parábola do semeador: “As sementes caíram em terra boa, Farroupilha, e aqui estamos na maturidade dos 30 anos da UCS, felizes por tudo o que foi feito e por tudo que ainda vamos fazer”. Depois disso ainda forneceu dados das conquistas da UCS em cenário nacional e internacional, com ênfase na forte característica de inovação da universidade.


Cláudio Luiz Pessôa de Oliveira
Vice-presidente da Fundação UCS: “A universidade e a fundação trabalham de mãos dadas, em harmonia. Não se alcança uma jornada de 30 anos sem ser e ter sido um sucesso”.

Júlia Moroni
Faz parte da Diretoria Central dos Estudantes (DCE), é estudante de Direito na UCS e esteve presente representando todos que são a razão da existência da universidade: “Este é um momento histórico! Farroupilha ganha muito com a presença da UCS, que com os novos cursos tem atraído ainda mais pessoas à cidade”.