A imagem marcante para os fotógrafos

Quem trabalha com a arte sempre tem uma preferência, seja pelo resultado ou pelo significado que a fotografia possui. Para dividir o fato conosco neste Dia Mundial da Fotografia, 19/8, convidamos os profissionais que mostraram e ainda mostram seus olhares em nossas páginas de jornal

Desde sua invenção, a fotografia é considerada uma arte incrível! Um olhar especial, o ato de eternizar um momento, de retratar sentimentos, acontecimentos, vida. Nunca foi só apertar um botão. Exatamente por isso, existe uma comemoração mundial que estabelece o dia 19 de agosto como Dia Mundial da Fotografia.
Nesta data, em 1839, um cientista chamado François Arago anunciou que o governo da França adquiriu o invento do Daguerreótipo e oficializou a criação livre para o mundo, pois os franceses Louis Daguerre e Nicéphore Niépce haviam desenvolvido o Daguerreótipo. No entanto, Niépce morreu no começo de 1833, então o nome da tecnologia foi creditado à Daguerre. Tratava-se de uma tecnologia que fixava uma imagem em uma placa de cobre revestida com prata. Era a invenção da fotografia.
No Brasil, o Daguerreótipo chegou em 1840, em 8 de janeiro. Trazido por Louis Compte, o dispositivo foi apresentado no Rio de Janeiro ao Imperador Dom Pedro II, o que fez com que a data fosse celebrada como Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo.
No embalo mundial, convidamos alguns fotógrafos que fizeram e ainda fazem fotos para o Jornal O Farroupilha para dividirem conosco uma imagem significativa para eles.
Nesta pauta entrariam tantos outros profissionais que com suas fantásticas fotografias, carregadas de sentimentos e contextos, marcaram não apenas as páginas do nosso jornal, como a história de Farroupilha, além de suas próprias.
Oportunamente, voltaremos com o assunto para relembrar o que ficou eternizado no papel.

REPORTAGEM: Claudia Iembo


“Esta foto marca muito nossa trajetória com publicidade e com divulgação para fotos infantis no estúdio. Nos traz boas lembranças!
Fizemos publicações no jornal, impressão de envelopes, cartões de visita e nas sacolas de papel que realmente ficaram bem bonitas e algumas pessoas nos perguntavam o que era preciso fazer para ganhar uma sacola! Não era comum o uso de foto nestes impressos no início dos anos 90 e a criança é a nossa sobrinha Claudia”.

Cândida e Valfredo De Cesaro,
da Cândida Photo Art
Parceiros do jornal desde o início dos anos 90.


“Admiro muito a natureza e tudo o que nela habita! Esta foto foi em Nova Petrópolis, no dia 24 de novembro de 2013, um dos últimos passeios ao lado da minha esposa Aline (in memorian)”.

Eder Tondello
Parceiro do jornal há mais de 20 anos.


“Gosto dessa foto pela composição, pelas cores e pela paz que ela transmite. Foi feita num final de tarde, quase noite”.

Adroir Silva
Fotógrafo do jornal O Farroupilha de 2013 a 2016.


“Trabalhei no Jornal O Farroupilha entre 1990 a 1993. Na época ainda tinha o filme da máquina fotográfica em preto e branco para reportagens fotográficas. No jornal havia um pequeno laboratório onde revelávamos as fotos.
Minha formação é em Direito, mas era apaixonado por jornalismo. Não exerci a profissão acadêmica. No jornal ingressei como repórter, sem experiência anterior. Aprendi a arte fotográfica com o Tondello Foto e Vídeo, onde me tornei fotógrafo e filmador profissional. A experiência em fotografias foi utilizada também como repórter fotográfico. Alcancei o cargo de editor do jornal.
Posteriormente, fui aprovado em um concurso para Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e exerço a profissão há 26 anos em Bom Jesus. Hoje faço fotografias por hobby e publico nos meios sociais, principalmente no Facebook. São imagens voltadas à natureza e minha cidade Farroupilha, como esta que simboliza o bairrismo enraizado na minha alma”.

Luiz Carlos Kuhn


“Essa foto retrata um sonho que se tornou realidade do meu filho Gustavo Ribeiro Rodrigues, detalhe: uma conquista com seu próprio esforço e determinação, por isso é marcante para mim. O período em que trabalhei no jornal O Farroupilha, de 2000 a 2005, a foi muito importante em minha vida, pois tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas e de fazer viagens a trabalho. Aprendi muito sobre fotografia e este aprendizado guardarei para sempre”.

Leandro Rodrigues