Bote Fé 2025 reunirá jovens de todo Estado para dia de fé em Caxias do Sul
O evento será realizado no dia 15 de novembro, no Sesi, e terá show da banda Missionário Shalom

A juventude católica do Rio Grande do Sul está se preparando para viver um dos eventos mais aguardados deste ano: o Bote Fé. Promovido pelo Serviço de Evangelização do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – (E aí? Tchê), o encontro será realizado no dia 15 de novembro, no Parque do Sesi – Centro Esportivo Jacintho Maria de Godoy, em Caxias do Sul. São esperadas mais de 5 mil pessoas vindas das 18 dioceses do Rio Grande do Sul, para um dia de oração, animação, integração e vivência a fé em Cristo e na Igreja de um jeito jovem.
A programação terá cerca de 12 horas, iniciando às 10h com acolhida e animação e encerramento com o show nacional da banda Missionário Shalom. Os jovens que desejarem participar podem fazer a inscrição até o dia 10 de novembro por meio do link, ou procurar o evento na plataforma Cia Ticket. Neste ano, o formato de adesão ao Bote Fé tem novidades. O ingresso custa R$ 15,00 por pessoa. Será um lote único, sem alteração do valor ao longo das semanas. O Bote Fé não tem fins lucrativos e todo o valor arrecadado será utilizado para custear a estrutura do próprio evento.
- O ingresso dará direito à toda a programação do evento, incluindo o show nacional com banda Missionário Shalom.
A compra dos ingressos poderá ser realizada de forma individual ou em grupo, e o pagamento pode ser feito por pix, cartão de crédito ou boleto. Para os participantes menores de idade, está disponível na plataforma de inscrição o modelo do documento de autorização para participação no evento, que deverá ser impressa, assinada pelos pais ou responsáveis e apresentado na entrada no dia do Bote Fé. A promoção contará com a estrutura completa do Sesi: ginásio e auditórios para os momentos de animação, show e catequeses, além de espaços destinados às confissões.
O Sesi possui estacionamento próprio e será gratuito. Na entrada do local haverá equipe para orientação dos participantes. A organização recomenda que seja dada preferência para o transporte coletivo (ônibus e vans) ou que os carros venham com lotação máxima, pois o número de vagas no estacionamento é limitado. A alimentação se dará de duas formas: nos food trucks disponíveis para quem desejar adquirir a comida no local, ou os participantes poderão trazer seus lanches de casa. Será possível ingressar no evento somente com alimentos prontos para o consumo e bebidas sem álcool.
- Também haverá distribuição gratuita de água, sendo que os participantes devem trazer a garrafa de casa para evitar o uso de copos plásticos.
O Bote Fé 2025 é um dia de comunhão, fé, formação e comemoração do projeto de evangelização juvenil
no Rio Grande do Sul. A primeira edição foi realizada em 2012, por ocasião da passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Maria em preparação para a Jornada Mundial da Juventude que foi realizada no Rio de Janeiro em 2013. Após este evento, a juventude do Rio Grande do Sul adotou o Bote Fé como o grande encontro da
juventude gaúcha que busca percorrer o processo de evangelização em um determinado período. Além da integração entre os jovens, o Bote Fé é um espaço de formação, vivência da fé e anúncio de Cristo.
A segunda edição foi em Porto Alegre, em 2015, reunindo mais de 15 mil jovens, e o terceiro em Parobé, no em 2018, com cerca de 11 mil participantes. Depois de sete anos o evento volta a ser realizado, desta vez, com sede na Diocese de Caxias do Sul. A quarta edição do Bote Fé irá destacar a vigência e os frutos do plano de evangelização das juventudes intitulado “Vim Matear Contigo”, recordando o Jubileu da Esperança convocado pelo Papa Francisco, que segue até o fim deste ano, e vai marcar os 15 anos do Serviço de Evangelização da Juventude do Rio Grande do Sul, conhecido como Eaí?Tchê.
Neste ano, o Bote Fé tem por objetivo despertar os jovens para o caminho vocacional aproximando-os do SAV, compartilhando testemunhos de sacerdotes, religiosos, famílias e leigos, e ainda vivenciar o Jubileu 2025, de modo a reanimar e renovar a esperança das expressões juvenis fragilizadas pela pandemia e enchentes do ano passado, além do mundo ameaçado pelas guerras, crise climática, injustiças e violências.
Segundo o padre Eliseu Oliveira, referencial do Serviço de Evangelização da Juventude do Rio Grande do Sul, o Bote Fé busca ser um propulsor da vivência da fé e da unidade entre a juventude gaúcha: “A retomada do Bote Fé é um momento de expressarmos nossa comunhão, acolhida ao Papa Leão XIV e mostrar que a juventude gaúcha está viva, confiante, e que somos missionários deste Reino que Jesus Cristo nos anunciou”, afirmou o padre;
- Mais informações sobre a programação, atrações e logística do evento estão disponíveis site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 3, nas mídias sociais do Eaí?Tchê e do Serviço de Animação Vocacional do Rio Grande do Sul, e nos perfis dos Setores Juventude das Arqui/Dioceses gaúchas.
