Brasil tem lista de carros que devem sair de linha em breve
Chevrolet Bolt EV e Citroën C4 Cactus estão na lista; modelos da Renault e da Toyota também devem ser encerrados, mas ainda sem data confirmada – Guilherme Machado/colaboração para a CNN
Alguns veículos, como o Chevrolet Bolt EV, devem sair de linha para o mercado brasileiro ainda neste ano de 2024. A situação representa que os consumidores não conseguirão mais comprar esses modelos nas concessionárias, na versão 0 km, mas apenas nas revendas de usados ou semi-novos.
Carros no fim da linha
Citroën C4 Cactus
Circulavam boatos de que o Citroën C4 Cactus sairia de linha no Brasil desde meados de 2019. Anos se passaram, e o C4 Cactus resistiu firmemente. Entretanto, em 2024, o fim de linha para o SUV chegou. Por mais que o C4 Cactus tenha sido relativamente bem sucedido no mercado brasileiro, o projeto já está ficando datado perante os concorrentes.
Um dos destaques do crossover é o motor THP (turbo) 1.6 flex, que entrega 173 cv de potência e 24,5 Kgfm de torque. Embora já um pouco antigo, esse motor ainda se destaca perante os rivais. Ele está presente em apenas duas das cinco versões disponíveis atualmente. As demais são equipadas com motor 1.6 flex aspirado, entregando 120 cv de potência e 15,7 Kgfm de torque.
Mesmo com os números de performance acima da média, o C4 com motor THP tem boa economia de combustível: faz 8,2 km/L na cidade e 9,5 km/L na estrada com etanol. Se abastecido com gasolina, o SUV faz 11,7 km/L na cidade e 13,4 km/L na estrada. Já as versões com motor 1.6 aspirado tem economia de 7,7 km/L (cidade) e 8,9 km/L (estrada) quando abastecido com etanol e 11,2 km/L (cidade) e 12,7 (estrada) na gasolina.
Agora, a Citroën tem novos SUVs compactos para não deixar um vácuo no lugar ocupado pelo C4 Cactus. O C3 Aircross está aquém do C4 Cactus com motor turbo em termos de performance, mas seu 1.0 turbo é mais moderno e econômico que o 1.6 THP. Embora esteja sendo descontinuado, o C4 Cactus segue como disponível no site da Citroën no Brasil. Nas concessionárias, também ainda é possível encontrá-lo.
Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV
Essa dupla de elétricos da Chevrolet permanece disponível no site da marca no Brasil mas sua produção já foi descontinuada. Em breve, uma versão elétrica do Chevrolet Equinox deve chegar ao Brasil para ocupar o lugar dos Bolt. Tanto o Bolt EV quanto o Bolt EUV entregam 203 cv de potencia e 36,7 Kgfm de torque. Embora sejam bem completos, os dois elétricos tem preços pouco competitivos para a categoria: R$240.150 para o Bolt EV e R$279.783 para o Bolt EUV (Fipe).
Chevrolet Camaro
É o fim do Chevrolet Camaro — pelo menos como o conhecemos. Em março do ano passado, a Chevrolet anunciou o encerramento da produção do modelo. O nome Camaro ainda pode e, provavelmente, será usado de novo no futuro, mas é muito possivelmente que isso ocorra com algo bem diferente da atual sexta geração do muscle car. No Brasil, o Chevrolet Camaro é vendido pela Chevrolet na versão SS Coupe (automático).
Uma edição especial dessa versão marca o fim da venda do modelo no Brasil: 125 unidades do Camaro Collection foram trazidas pela Chevrolet para serem vendidas no país. O motor que equipa essa edição é o clássico V8 6.2 aspirado, que entrega 461 cv de potência e 62,9 Kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 4,2 segundos. Com o fim da produção do Chevrolet Camaro, do Dodge Challenger e do Charger, o Ford Mustang se torna o único muscle car americano que continua sendo fabricado.
Porsche Macan
O Porsche Macan não deixará de ser fabricado. Porém, após 2026, somente versões elétricas estarão disponíveis. Com uma mudança tão grande, o Macan servirá a diferentes propósitos e, possivelmente, apelará para outro público. SUV de entrada da Porsche, apelidado por alguns de “Baby Cayenne”, o veículo foi lançado em 2014. O carro passou por atualizações ao longo dos anos, com versões que agradam vários tipos de público consumidor. Todas essas versões são movidas por motores a combustão abastecidos com gasolina.
O Macan é um sucesso de vendas no mundo todo, incluindo o Brasil. No primeiro semestre de 2023, por exemplo, foram vendidas 2.615 unidades desse SUV no país. Uma década após o lançamento da primeira geração do SUV, a Porsche lançou o Macan elétrico. O carro traz um design diferente das versões à gasolina. Atualmente, a Porsche oferece no Brasil quatro versões do Macan elétrico e quatro versões do Macan a gasolina.
Elétrico
- Macan Electric;
- Macan 4 Electric;
- Macan 4S Electric;
- Macan Turbo Electric.
Gasolina
- Macan;
- Macan T;
- Macan S;
- Macan GTS.
O elétrico foi lançado recentemente no país, e ainda não se sabe ao certo se a demanda será grande como é a do Macan a gasolina. Entretanto, no contexto global, a Porsche reportou que a demanda pelo Macan elétrico superou as expectativas. Na conferência anual da marca em Leipzig, na Alemanha, o CEO Oliver Blume, revelou um número interessante sobre os pedidos do modelo: na época, a Porsche já havia recebido mais de 10 mil pedidos para o Macan elétrico. Esse número ainda não incluía dados da China, Taiwan e Japão.
Porsche Boxster e Cayman
Os esportivos Cayman e Boxster terão, segundo a Porsche, o mesmo destino do Macan. O Boxster nasceu em 1996, já como um pequeno esportivo conversível de dois lugares com motor central traseiro. Em 2005 foi lançada a segunda geração do Boxster, juntamente com o Cayman, a versão cupê do modelo. Atualmente, os irmãos estão na quarta geração — denominada pela Porsche de 718. Tanto o Boxster quanto o Cayman são muito bem sucedidos em vendas no Brasil e no mundo.
Atualmente, o Porsche Boxster é vendido no Brasil em quatro versões:
- 718 Boxster;
- 718 Boxster Style Edition;
- 718 Boxster GTS 4.0;
- 718 Spyder RS.
O Cayman também é oferecido em quatro versões:
- 718 Cayman;
- 718 Cayman Style Edition;
- 718 Cayman GTS 4.0;
- 718 Cayman GT4 RS.
Recentemente, a Porsche anunciou que, após 2026, ambos os modelos serão oferecidos com powertrains 100% elétricos. Diferentemente do caso do Macan, a Porsche ainda não lançou Boxster ou Cayman elétricos.
Devem sair de linha, mas ainda não têm fim confirmado
Renault Logan
Já há algum tempo defasado, o Renault Logan normalmente nem é lembrado por aqueles que buscam comprar um carro 0 km na faixa dos R$ 100 mil, em 2024. Entretanto, o sedan permanece no catálogo da Renault no Brasil — pelo menos por enquanto.
Atualmente, o Logan é vendido em duas versões:
- Life, que parte de R$ 97.500,00
- Zen, que parte de R$ 101.000,00
Ambas as versões são equipadas com motor 1.0 aspirado (flex), que gera 82 cv de potência e 10,5 kgfm de torque. O único câmbio disponível é um manual de cinco marchas. Não há mais versões disponíveis com motor 1.6 nem com câmbio automático. O carro é econômico: faz 13,9 Km/L (ciclo misto). O espaço interno é decente, o custo de manutenção é relativamente baixo e o porta-malas é amplo (510 L). Esses fatores levaram o carro a ser um dos favoritos de taxistas e motoristas de aplicativo. Mas as qualidades param por aí.
Com a “epidemia” de motores 1.0 turbinados, presentes em quase todos os concorrentes, o Logan parece hoje uma opção ultrapassada para o público consumidor. Além disso, o design interno e a tecnologia embarcada estão aquém de rivais como o Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20 S, Fiat Cronos e Volkswagen Virtus. Embora a versão Zen do Logan conte com central multimídia com Apple Car Play e Android Auto, a tela destoa do restante do design interno quase como se tivesse sido colocada lá como uma “decisão de última hora”. O restante do interior é digno de um verdadeiro “pé de boi”. A obsolescência torna difícil justificar o preço, que subiu muito desde que a geração atual foi lançada.
Como consequência, o Logan também tem perdido para os rivais em número de vendas. Até agosto deste ano, o sedan da Renault vendeu absurdamente menos que rivais como o Chevrolet Onix Plus: foram 2.137 unidades do Logan contra 34.771 unidades do Onix Plus. Tudo indica que a linha de produção do sedan de entrada da Renault está chegando ao fim. A ausência de previsão de uma nova geração na Europa e a chegada do SUV compacto Kardian ao Brasil corroboram essa possibilidade. Por enquanto, a Renault não confirma o fim da produção do modelo. O carro inclusive permanece no configurador do site. Mas não espere que o Logan tenha vida longa.
Renault Stepway
O Stepway, única versão ainda em linha do Renault Sandero, deve ter o mesmo destino do Logan. Na geração atual, o carro que antes era conhecido como Sandero Stepway é denominado apenas como “Renault Stepway 1.0”. A única versão disponível é a versão Zen 1.0 MT. Como o próprio nome sugere, ele vem equipado com um motor 1.0 aspirado (flex), que gera 82 cv de potência e 10,5 Kgfm de torque e um câmbio manual de cinco marchas. O carro parte de R$ 86.990,00.
O interior é muito semelhante ao do Logan com versão de mesmo nome. Ele conta com central multimídia com Apple Car Play e Android Auto. Ainda assim, o design é datado. Diferentemente do caso do Logan, o Stepway deixará como sucessor um carro bastante semelhante a ele: o Renault Kardian. Entretanto, aparentemente, não haverá um hatch para substituir as versões convencionais do Sandero.
Toyota Yaris Hatch e Yaris Sedã
Outro um modelo com versões hatch e sedã que deve ser descontinuado em breve é o Toyota Yaris. Ambos sairão para ceder lugar ao crossover Yaris Cross. Embora confiável, econômico e de manutenção barata, o Yaris já está defasado quando comparado a concorrentes como Honda City.
Tanto o hatch quando o sedã estão disponíveis nas versões XL, XS e XLS.Todas as versões são equipadas com motor 1.5 (flex) aspirado, que gera 110 cv de potência e 14,9 Kgfm de torque. O câmbio automático também é item de série em todas as versões. Ambos os modelos (sedã e hatch) partem de R$ 99.490,00.
Hyundai Creta Action
Mesmo com a chegada da segunda geração do Creta em 2021, uma versão do SUV permaneceu sendo vendida com a cara antiga: a Action. Entretanto, tudo indica que essa versão deve ser descontinuada até o fim deste ano. O Hyundai Creta Action é a versão de entrada do SUV.
Equipado com motor 1.6 (flex) aspirado e câmbio automático, o Creta Action entrega 130 cv de potência e 16,5 Kgfm de torque. O motor Gamma 1.6 Flex é conhecido pela robustez, mas é pouco econômico em um SUV pesado como o Creta e não é tão moderno quanto os 1.0 turbo presente em outras versões. O Hyundai Creta Action parte de R$ 119.990,00.