CDL Mulher Farroupilha prepara o 2º Encontro Regional

Com uma vasta programação, evento pretende estimular liderança e empreendedorismo feminino. “Ponto de partida importante”, como acredita a presidente Iolanda Trujillo

CLAUDIA IEMBO
claudia@ofarroupilha.com.br

A CDL Mulher reúne profissionais para falar sobre counicação, liderança e posicionamento feminino no 2º Encontro Regional CDL Mulher Farroupilha, que vai acontecer no dia 29 de outubro, das 9h às 17h, no Clube Santa Rita. Frei Jaime Bettega faz a abertura do encontro, convidando as participantes a refletirem sobre o sentido da existência, o propósito e o legado que construímos ao longo da vida.

Dois painéis prometem disseminar conhecimento. No primeiro momento, Débora Balbinotti Lunardi, empresária, presidente da CDL Erechim e diretora da CDL Mulher RS, Maria Anselmi, empresária, fundadora da Malharia Anselmi, e Shana Cenci, diretora de Design da Grendene S.A., vão compartilhar suas trajetórias profissionais e visões sobre empreendedorismo, liderança e legado.

  • Depois do almoço haverá momento musical com Camila Heinrichs. Em seguida Juliane Pletsch vai falar sobre as transformações do varejo na palestra “Da natureza ao futuro do varejo”.

Um segundo painel vai trazer Juliana Pilonetto Gross, psicóloga e gerente de pessoas e cultura da Sicredi Serrana RS/ES, Dara Abdalag, assessora de negócios do Sebrae RS, e Verisiana Recktenwald, gerente da agência Sicredi Empresas RS para compartilharem suas experiências. Em seguida Carla Fachim fala sobre transição de carreira na palestra “Estava tudo certo, até eu mudar! ”.

Às 16h Siana Rissi, diretora executiva da Afavin, traz o “Terroir de Farroupilha: Uma História para Brindar”. Momentos regados com café, almoço e coquetel de encerramento. Diante da proximidade do evento, conversamos com a presidente da CDL Mulher Farroupilha sobre os desafios reais das mulheres no mercado de trabalho e sobre a importância da iniciativa para o município.

Entrevista com
Iolanda Trujillo

JF – O evento propõe discutir comunicação, liderança e posicionamento feminino. Por que estes temas foram escolhidos para este segundo encontro?
IT –
Escolhemos esses temas porque acreditamos que o crescimento profissional acontece também por meio das relações que construímos, da forma como compartilhamos nossas ideias e da confiança que desenvolvemos ao longo da nossa trajetória. Reconhecer o próprio valor, encontrar espaço para contribuir e assumir novos desafios são aspectos importantes para quem deseja crescer, seja no empreendedorismo, na carreira ou na liderança. A ideia é trazer assuntos que façam sentido para a realidade das mulheres, com exemplos e experiências que possam contribuir para o dia a dia de cada uma. Queremos que o encontro seja um espaço de conversa, aprendizado e conexão, onde possamos ouvir outras histórias, trocar ideias e perceber que sempre há algo novo a aprender com a experiência de outras pessoas.

JF – Além da troca de experiências durante o evento, que mudanças ou resultados a CDL Mulher espera estimular a partir dessa iniciativa?
IT –
Esperamos que as participantes saiam do encontro com novas ideias, mais confiança e vontade de colocar em prática aquilo que faz sentido para suas vidas e seus negócios. Às vezes, uma conversa, um relato ou uma nova conexão nos ajuda a enxergar uma situação de outra forma e perceber possibilidades que antes não considerávamos. Também queremos fortalecer a rede de relacionamento entre as mulheres da nossa região, aproximando empreendedoras, profissionais e lideranças. Acreditamos que essa troca não deve terminar quando o evento acaba. Nosso desejo é que ela gere parcerias, oportunidades e apoio mútuo, contribuindo para o desenvolvimento dos negócios e da comunidade.

JF – Na sua opinião, quais são hoje os principais desafios que as mulheres ainda enfrentam para conquistar espaços de liderança e ter seu trabalho reconhecido?
IT –
Apesar dos avanços, muitas mulheres ainda precisam provar sua capacidade mais vezes do que deveriam. Conciliar as responsabilidades profissionais com as pessoais, enfrentar preconceitos e conquistar espaço em ambientes onde a liderança ainda é predominantemente masculina são desafios que continuam presentes. Outro ponto importante é o reconhecimento. Muitas mulheres realizam um trabalho de grande valor, mas encontram dificuldades para dar visibilidade às suas conquistas, defender suas ideias e reconhecer a própria competência. Por isso, precisamos avançar tanto na mudança de comportamentos e oportunidades dentro das organizações quanto na construção de ambientes em que as mulheres sejam ouvidas, respeitadas e valorizadas pelo que fazem.

JF – O 2º Encontro tem as ferramentas para que as participantes enxerguem suas próprias realidades e busquem meios para a realização profissional e pessoal?
IT –
Sim. A programação foi pensada justamente para proporcionar reflexões que possam ser levadas para a vida real. Teremos palestras e painéis com profissionais de diferentes áreas e trajetórias, que vão compartilhar experiências, aprendizados e desafios. Ao ouvir outras histórias, muitas vezes conseguimos olhar para a nossa própria caminhada com mais clareza e identificar o que queremos mudar ou desenvolver. Não esperamos que um único encontro resolva todos os desafios, mas acreditamos que ele pode ser um ponto de partida importante. Queremos que cada participante encontre algo que faça sentido para sua realidade, seja uma nova perspectiva, uma ideia para o negócio, uma conexão ou a coragem para dar um próximo passo. A realização profissional e pessoal acontece de maneiras diferentes para cada mulher, e nosso papel é criar um espaço que favoreça essas descobertas e incentive cada uma a seguir construindo seu próprio caminho.

Iolanda Trujillo, presidente da CDL Mulher: “Queremos que o encontro seja um espaço de conversa, aprendizado e conexão”