Cinco novos pedágios free flow começam operar dia 30 de março no Rio Grande do Sul

Pórticos de cobrança eletrônica sem cancelas estão localizados
na ERS-122, em São Sebastião do Caí, Farroupilha e Ipê,
na ERS-240, em Capela de Santana, e na ERS-446, em Carlos Barbosa

A partir da 0h de 30 de março (meia noite de sexta para sábado) entram em operação os cinco novos pontos de pedágio free flow nas rodovias do Rio Grande do Sul, administradas pela concessionária Consórcio da Serra Gaúcha (CSG). As cobranças das tarifas serão nos dois sentidos. A autorização para o início da operação foi anunciada terça-feira, 19, pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).

Quem mora em Farroupilha e precisará se deslocar ao Vale dos Sinos ou Região Metropolitana de Porto Alegre passará por dois pórticos de cobrança eletrônica sem cancelas, com cobranças na ida e na volta, localizados na ERS-122, quilômetro 4,6 (São Sebastião do Caí), e quilômetro 45,5 (Farroupilha). Com a mudança, a antiga praça de pedágio em Portão (quilômetro 0 da ERS-122) será desativada às 23h59min do dia 29 de março (sexta-feira).

Para alertar os motoristas sobre os locais dos pontos de cobrança, próximo aos pórticos haverá placas de sinalização indicando o pedágio free flow, valores e formas de pagamento, além de painéis digitais sobre as estruturas de cobrança automática com mensagens variadas. Ricardo Peres, diretor-presidente da CSG, destaca que a primeira operação do free flow no estado, no quilômetro 108,2 da ERS-122, há três meses, tem superado positivamente as expectativas

Segundo o executivo, há uma boa aceitação da tecnologia pelos clientes que transitam pela rodovia. Peres enfatiza ainda que a concessionária teve a preocupação de propagar o maior número de informações para que o processo ocorresse da forma mais transparente possível e que está ampliando suas ações para divulgação dos novos cinco pórticos.

“Além do nosso 0800.122.0240, quem precisar de orientação sobre o free flow pode parar em qualquer uma das bases de atendimento da CSG para que os nossos profissionais forneçam as informações e o auxílio necessários. Com o passar do tempo, o sistema vai se tornando mais conhecido e fácil para população que trafega pelos trechos”, assegura.

Como efetuar o pagamento?

O free flow pode ser pago de quatro formas:

  1. Tag:
    Previamente colada no para-brisa, o valor é faturado automaticamente. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Taggy e instituições financeiras comercializam a tag por meio dos seus sites e aplicativos.
  2. Aplicativo “CSG FreeFlow”:
    Baixado gratuitamente da Play Store ou da Apple Store. Após cadastramento, o cliente pode quitar o valor depois de passar pelo pórtico, conferindo seu extrato de passagens, ou inserir créditos antes de viajar, para que o débito ocorra automaticamente. O crédito/pagamento pode ser feito por pix ou cartão de crédito, e o extrato de tarifas fica disponível em até 48 horas após a passagem pelo pórtico.
  3. Site www.freeflow.csg.com.br
    Também sem custo, tem uso similar ao aplicativo. Para obtenção de desconto nas tarifas, é necessário fazer cadastro prévio.
  4. Totem nas bases de atendimento ao cliente:
    De forma presencial, é possível realizar o pagamento por pix ou por cartões de crédito e débito, nas bases localizadas em:

Ipê (ERS-122, km 151,8)
Flores da Cunha (ERS-122, km 99,5)
Farroupilha (ERS-453, km 118,6)
Bom Princípio (ERS-122, km 36,1)
Capela de Santana (ERS-240, km 24,8)