Claudio Bier é eleito – por um voto – para presidir a Federação das Indústrias

O empresário Claudio Affonso Amoretti Bier é o novo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do

O empresário Claudio Affonso Amoretti Bier é o novo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) para o período 2024 a 2027. Ele foi eleito nesta terça-feira, dia 21, concorrendo pela Chapa 1, com 54 votos, contra 53 do candidato da Chapa 2, Thômaz Nunnenkamp. Todos os 107 sindicatos industriais aptos a votar participaram do pleito, em uma eleição histórica com 100% de adesão. “O estado atravessa uma crise que nunca atravessou, e a minha responsabilidade como presidente da Fiergs será muito grande”, disse Bier.

“Temos muitas empresas atingidas, algumas embaixo d’água, muitos funcionários com residências embaixo d’água, e as que não foram atingidas, com dificuldades de receber ou entregar matéria-prima”, comentou o novo presidente da Fiergs, que sucederá Gilberto Porcello Petry. Bier propõe que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) libere rapidamente capital de giro com juros adequados para que as empresas possam recuperar o Rio Grande do Sul.

A eleição ocorreu em formato híbrido, com o voto presencial realizado na sede da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. Os vice-presidentes de Claudio Bier são André Bier Gerdau Johannpeter, Arildo Bennech Oliveira, Claudio Teitelbaum, Clovis Tramontina, Maristela Cusin Longhi e Ubiratã Rezler. A posse da nova diretoria deverá ocorrer entre 15 e 20 de julho. Para a votação, tanto presencial como remota, foi utilizado sistema eletrônico de votação, através de conexão segura. A plataforma eletrônica é o Sistema Eletrônico de Votação para a Indústria (Sevi).

Quem é

  • Claudio Affonso Amoretti Bier, 81 anos, é diretor-presidente da Masal S.A. – que tem uma de suas unidades em Farroupilha – e presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS (Simers).
  • Nascido em Santo Antônio da Patrulha, antes de adquirir a Masal, em 1983, atuou nos ramos dos transportes e extração de madeiras.
  • Como presidente do Simers, há pouco mais de 20 anos, idealizou a criação de um espaço para exposição de máquinas e implementos agrícolas dentro da Expointer, o que ajudou a dar protagonismo e maior dimensão ao segmento.
  • Em 2001, adquiriu a Fundição Jacuí, de Cachoeira do Sul.
  • Entrou para o ramo da navegação em 2018, quando adquiriu em Taquari o Estaleiro Colorado.