“COMEÇOU QUENTE A COPA DO CATAR”

Oito seleções entraram em campo, nos quatro jogos que foram disputados no último domingo e nessa segunda – feira

Catar 0 x 2 Equador:

No jogo de abertura da Copa do Mundo, sediada no Catar, os anfitriões realizaram um show maravilhoso fora de campo, porém dentro das “quatro linhas” demostraram um futebol fraco, orquestrados pelo estilo de jogo “TIC TAKA” do treinador espanhol Félix Sánchez, a seleção Catari não ameaçou o gol de Galíndez, o goleiro equatoriano. Com a derrota na estreia, a seleção do Catar conquistou uma marca ruim, é primeira seleção anfitriã a ser derrotada na estreia de uma Copa Do Mundo, nem mesmo a África do Sul, que sediou a copa de 2010 e era outro país considerado pouco relevante no futebol, foi derrotada na sua estreia em casa.

Quem deu show em campo, foi o atacante Enner Valencia que anotou dois gols, e ainda teve um terceiro gol anulado, dando assim a vitória para a seleção do Equador.

Crédito: GettyImages

Inglaterra 6 x 2 Irã:
            Em um jogo divertido de se assistir, os Ingleses não tiveram pena da seleção Iraniana, mesmo em um calor de 30°, fizeram logo seis gols. A Inglaterra demostrou estar em outro nível futebolístico em relação ao Irã, destaque para dois ingleses: Saka que anotou dois gols no jogo, e para o astro Harry Kane que deu duas lindas assistências.

            A menção honrosa vai para o centro avante iraniano Taremi, que mesmo em um jogo desparelho conseguiu marcar duas vezes. Taremi marcou o segundo gol, cobrando pênalti aos 58 minutos do segundo, conquistando assim a marca de gol mais tardio da história das Copas do Mundo.

            Jogo foi marcado pelos protestos Ingleses, contra a forma ditatorial que o Catar trata as pessoas Homossexuais, e pelos protestos Iranianos sobre a proibição de mulheres em estádios de futebol em seu país.

Crédito Foto: Anne-Christine POUJOULAT / AFP

Senegal 0 x 2 Holanda:

            Em um jogo muito disputado, a Holanda derrotou a seleção Senegalesa, usando a força do seu grupo de jogadores. Senegal que, em minha humilde opinião, desempenhou um melhor futebol durante boa parte do jogo, mesmo com o desfalque do segundo melhor jogador do mundo eleito pelo prêmio da FIFA, Sádio Mané, pressionaram a seleção holandesa e criaram perigo ao gol holandês.

            Porém tudo mudou, quando o técnico da Holanda colocou em campo o atacante do Barcelona, Memphis Depay, que com sua qualidade e movimentação, ajudaram o time Holandês a encontrar espaços na defesa Senegalesa. Em um grande cruzamento de  De Jong, Gakpo se antecipou aos zagueiros e ao goleiro Mendy e, de cabeça abriu o placar. Para finalizar após uma linda arrancada de Depay, no rebote Klaassen marcou o gol que sacramentou a vitória da “Laranja Mecânica”.

Crédito: Divulgação/OnsOranje

EUA 1 X 1 País de Gales

                Um confronto de equipes sem muita tradição no futebol mundial, EUA com seu projeto ambicioso, de tornar a MLS (Major League Soccer), a liga de futebol americana, em uma potência mundial e o País de Gales que conta com jogadores espalhados pelas divisões da Premier League (Liga Inglesa). O jogo começou com uma pressão absurda dos Estadunidenses, com chutes na trave e grandes defesas do goleiro de País de Gales, Hennessey, a pressão surtiu efeito aos 35 minutos do primeiro quando Pulisic, o grande craque americano, acertou uma bela enfiada de bola para Tim Weah que abriu o placar para a equipe dos EUA.     

            Uma curiosidade sobre o gol dos Estados Unidos, é que quem marcou é filho do lendário jogador do Milan George Weah, que atualmente é presidente da Libéria.

            Após o gol, o futebol estadunidense caiu muito de qualidade, a seleção galesa, foi pouco a pouco crescendo no jogo e aos 36 minutos do segundo tempo, o craque galês, Bale converteu o pênalti e empatou o confronto. Os EUA ficaram perdidos em campo após o empate, e escapou da derrota por pouco. Aos 43 minutos do segundo tempo, o jovem galês Johnson teve a chance de virar o confronto, porém chutou em cima do goleiro americano.

Crédito: REUTERS/John Sibley

Por Leonardo Souza da Silva – Farroupilha – RS

21/11/2022 21:30