Como a psicologia ajuda as pessoas?

Comemorando o Dia do Psicólogo, 27/8, compartilhamos as opiniões de algumas profissionais de nossa cidade sobre algo muito prático: a pergunta acima. Confira as respostas

Somos seres complexos até mesmo em nossas simplicidades. Como diria o pai da psicanálise, Sigmund Freud, “Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro”. Ainda bem que nesta necessidade podemos contar com alguns auxílios externos e neste ponto, quem comenta como a Psicologia pode nos ajudar, são elas: as próprias psicólogas, que convidadas responderam a uma única e simples questão. Acompanhe:


“A Psicologia, enquanto ciência da alma, cuida do aspecto social e comportamental das pessoas, podendo ajudar em qualquer momento da vida. Portanto, a psicoterapia é para todos. Ou seja, não é necessário ter um problema específico para procurar a ajuda de um psicólogo, pois tal profissional pode ajudar também quando se quer construir uma melhor qualidade de vida, relações interpessoais mais saudáveis, ou ampliar o autoconhecimento.
A psicoterapia não torna os eventos da vida menos desafiadores, mas pode ajudar a pessoa a sair do lugar de prisioneira das suas dificuldades e torná-la protagonista de suas escolhas”.

Adriana Tartarotti

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Psicologia Transpessoal.


“Dentro da especificidade da minha área de atuação, que é como psicanalista (atendendo em consultório privado nas cidades de Farroupilha e Caxias do Sul), tenho tido o privilégio, ao longo dos meus anos de formação, de presenciar a transformação de inúmeras pessoas na melhor versão delas mesmas. Poder guiar essa jornada é a razão da minha vida, o que segue me encantando como psicóloga.
Tudo o que acontece na vida de uma pessoa é contingencial, quase como ao acaso, sua história, os pais que teve, a posição na família, os antepassados, sua cultura e até mesmo a língua que fala. Mas a própria existência pode ser única, e nesse sentido, meu fazer é ajudar a pessoa a ESCREVER a própria narrativa. Inclusive o passado pode ser passado a limpo, e sem mudar em nada, virar outra história. O que a psicologia pode fazer pelas pessoas é dar a elas as canetas para reescrever com beleza, capricho e poesia seu mito individual”.

Giselle Dalsochio Montemezzo

Psicanalista.


“A psicologia hoje tem influência direta em nosso dia-a-dia e nas mais diversas áreas por promover a reflexão e encarar problemáticas em busca de soluções de caráter coletivo e individual, esta, constantemente, busca que seu saber/fazer seja cada vez mais eficiente.
Enquanto saúde, a psicologia visa a prevenção, promoção e recuperação da saúde mental e qualidade de vida dos indivíduos por meio de tratamentos que auxiliem na compreensão do eu (subjetivo).
Ao tratar de aspectos mais profundos do ser, busca através de técnicas, auxiliar a pessoa na prática do autoconhecimento, autoaceitação, e em especial do respeito e amor a si mesmo como ser individual e único capaz de gerenciar suas emoções e existência. Esta compreensão auxilia nas relações e respeito coletivo”.

Mirian Gonçalves

Psicóloga Clínica.