Comunidade italiana fortalece cultura ítalo-gaúcha em encontro na capital do estado

Evento organizado pelo Comites-RS teve como destaque a apresentação da comissão à frente dos festejos de 150 anos da imigração italiana no estado

Em um movimento de aproximação dos cidadãos italianos residentes no Rio Grande do Sul com sua cultura de origem, o Comitê dos Italianos no Exterior (Comites-RS) promoveu a primeira edição do Encontro da Comunidade Italiana na segunda-feira, dia 16, na Assembleia Legislativa do estado. O evento serviu para o fortalecimento da cultura ítalo-gaúcha ao reunir representantes de associações e entidades ligadas à cultura italiana – são cerca de 80 cadastradas junto ao Comitato – e envolvidos na preparação das comemorações dos 150 da imigração, em 2025.

Os festejos do próximo ano foram o destaque da programação. A comissão estadual organizadora foi oficialmente apresentada no encontro. Criada no lançamento da Frente Parlamentar Brasil-Itália, em abril, terá a responsabilidade de liderar as ações que farão parte do calendário comemorativo – além de reforçar os laços existentes entre o estado e a Itália. “Esse encontro recompensou todo o esforço promovido por nós, enquanto órgão que representa os interesses da comunidade italiana no Rio Grande do Sul. A apresentação da comissão fortalece os laços que nos unem à nossa pátria-mãe e busca avanços a partir da valorização de nossa história”, destacou a presidente do Comites-RS, Cristina Mioranza.

O presidente da comissão, o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Fabrício Guazzelli Peruchin, foi o responsável por apresentar e introduzir ao público os membros integrantes – que se reunirão a cada 15 dias para alinhamento de tarefas. “É uma honra presidir uma comissão tão importante para a história sesquicentenária da imigração italiana, num estado que tem fortes raízes que nos conectam à Itália. Quis o destino que eu ocupasse essa posição para fazer parte desse momento histórico. É um dever de todos nós, enquanto cidadãos ítalo-gaúchos, preservar e fortalecer esses laços”, reforçou Peruchin.

Anfitrião da sede do encontro, o deputado estadual Guilherme Pasin aproveitou para reforçar a premissa da valorização – pelo fato de ser o representante da Assembleia na comissão e estar liderando a frente parlamentar instalada pela casa. “Precisávamos de uma representação ítalo-gaúcha aqui na Assembleia. Nosso objetivo é fazer um grande marco na história do Rio Grande do Sul com os 150 anos da imigração italiana em nosso estado”, enfatizou Pasin, que também apresentou, na ocasião, Projeto de Lei que confere às comemorações dos 150 anos a condição de relevante interesse cultural para o estado.

O painel de encerramento conduzido pelo Cônsul Geral da Itália em POA, Valerio Caruso, consolidou a importância da comissão para o fortalecimento das relações. Ele destacou o marco histórico e os avanços conquistados pelo Consulado, nos últimos anos. “Compartilho com toda a nossa equipe os méritos das conquistas que estamos colecionando para os nossos concidadãos. É uma alegria estar aqui prestigiando um momento tão significativo e especial, que certamente mostra o porquê de o Rio Grande do Sul ser o estado mais italiano do mundo”, disse o Caruso.

A programação do dia ainda foi marcada por outros momentos relevantes, como a palestra de abertura que mostrou o que é o Comites e o CGIE, tendo como porta-vozes a presidente Cristina Mioranza, a vice-presidente Rosária Anele, e a conselheira do CGIE, Stephania Puton. As diretrizes e o mapa de eventos referentes aos festejos dos 150 anos da imigração italiana foram os temas de Isadora Aquini, que falou junto ao professor da PUC-RS, Antonio de Ruggieiro.

O dia também contou com as falas das conselheiras Stephania Puton e Neiva Cantarelli sobre os direitos e deveres do cidadão italiano – como o AIRE, passaporte, registro civil, registro de filhos, óbitos, estado civil e endereço. O evento encerrou com a apresentação do Coral I Amici de la Massolin. O encontro também foi uma oportunidade para apresentar à comunidade italiana as ações que vêm sendo executadas pelo Comites-RS. A presidente Mioranza destacou, entre outros tópicos, a troca da sede para o Carlos Gomes Center e a aprovação de três projetos aprovados pela Itália, em 2023

Importante

A programação ainda teve a entrega de homenagem a Sérgio D’Agostin, como patrono da sede da entidade, como forma de agradecimento por seu incentivo ao fortalecimento da italianidade no estado, e reconhecimento por sua contribuição para instalação da entidade no Carlos Gomes Center, em Porto Alegre.

Sala João Neves da Fontoura, chamada de Plenarinho, da Assembleia Legislativa, ficou lotada com representações de descendentes de italianos de várias regiões do estado
Foto: Silvestre Santos