Construção e memórias da Ponte de Ferro

A ponte começou a ser construída no final de 1928, quando foi erguido um pilar de 22 metros de altura no meio do Rio das Antas e entrou em funcionamento em outubro de 1930

O nome oficial era Ponte Getúlio Vargas, mas essa denominação não pegou, ela sempre foi chamada de “Ponte de Ferro”. Foi construída quando Vargas governou o Rio Grande do Sul, antes de assumir a Presidência da República.

Ponte ao longo das décadas serviu de cenário para poses e recordações. FOTO: Associação Amigos de Nova Roma

As obras desse patrimônio histórico iniciaram no final de 1928, com a construção de um pilar de 22 metros de altura, no meio do Rio das Antas. Em outubro de 1930, ela entrou em funcionamento e, no dia 4 de setembro de 2023, devido a uma das maiores enchentes dos últimos 50 anos, a ponte que serviu de cenário para fotos, foi utilizada para esportes radicais e, principalmente, garantia acesso importante ao município de Nova Roma do Sul, foi levada pela fúria das águas do rio.


A queda da ponte aconteceu em dois momentos da segunda-feira, do dia 4. No final da tarde, um pouco antes das 18h, parte da estrutura desabou. Mais tarde, a outra parte não suportou a força da água e também ruiu. As cenas de destruição percorreram o mundo, causando comoção geral e, para a população local, apreensão e medo.


Nesse sábado, dia 20, a nova ponte, denominada Nossa Senhora de Caravaggio, mesmo que provisória, renova a esperança dos habitantes da cidade e dá continuidade ao trajeto de inúmeras pessoas. Essas mesmas pessoas terão o sentimento de medo, perda e incerteza, substituído pela recompensa de saber que a união e a fé são capazes de mover montanhas, nesse caso: construir pontes e caminhos.

REPORTAGEM: Adriana Lins