Contagem regressiva para a volta às aulas 100% presencial

Professores, pais e alunos já iniciaram a preparação para o retorno do ano letivo de 2022. A rede municipal, as

Professores, pais e alunos já iniciaram a preparação para o retorno do ano letivo de 2022. A rede municipal, as escolas públicas estaduais e as instituições privadas começam suas atividades neste mês de fevereiro de forma presencial.
Diferente do ano passado, quando o ensino se adequava ao modelo remoto, em função do avanço da pandemia, a categoria vem se organizando, fazendo ajustes nos espaços e ambientes e, projetando ações para um ano que possibilite a retomada da grade curricular de forma normal, e onde todos os alunos estejam em sala de aula.
Embora a volta à normalidade seja a expectativa geral, tendo em vista a experiência do retorno gradativo nos últimos meses de 2021, o combate à defasagem do ensino será um desafio e exigirá empenho tanto de professores e departamentos pedagógicos, quanto de alunos.
Novas orientações sobre protocolos de saúde, que continuarão sendo observados e seguidos para a segurança de todos, e o planejamento de atividades escolares serão repassadas pela Secretaria Estadual de Educação, que promove para os próximos dias a Jornada Pedagógica.
De acordo com o órgão estadual, a carga horária mínima necessária para cumprimento do ano letivo e da matriz curricular específica de cada etapa e respectivas modalidades de ensino será de: 800 horas para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais; 833 horas no Ensino Fundamental – Anos Finais; 1000 horas no Ensino Médio Diurno e Noturno; 1400 horas para as Escolas em Tempo Integral; e 400 horas nas Modalidades Semestrais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Curso Normal Aproveitamento de Estudos.

REPORTAGEM: Adriana Lins