De volta à rotina escolar: preparativos, desafios e perspectivas para a volta às aulas

As férias acabaram e a hora agora para pais, professores e alunos é de preparação para o ano que inicia, como organizar os espaços e conteúdo didático, material escolar, fazer os últimos ajustes no uniforme, distribuir as tarefas do dia a dia e voltar, aos poucos, à rotina

A sensação é de que o ano está literalmente começando e as atividades diárias vão, pouco a pouco, sendo distribuídas, ocupando seus lugares. No meio escolar, essa reorganização vem carregada de preparação e novos estímulos. O cenário apresenta aquele aluno que vai dar seus primeiros passos na vida escolar, e aquele outro que iniciará um novo ciclo, dentro do que já conhece, está acostumado, porém, com novos desafios e aprendizados.


Para professores e pais, essa retomada se dá da mesma forma. São novos alunos, interesses diversos, novas escolhas e adaptações. Cada um tem seu ritmo, mas no final todos andam pelo mesmo caminho.

Comunidade escolar se prepara para o retorno gradativo do ano letivo, enquanto as escolas reforçam melhorias pedagógicas e de infraestrutura para receber os estudantes

E essa movimentação geral já pode ser percebida durante a semana. As escolas de Educação Infantil do município iniciaram o ano letivo nesta quinta-feira, 8. Para os estudantes do Ensino Fundamental o retorno será no dia 19 de fevereiro. Conforme a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, Luciana Zanfeliz, cerca de 7,5 mil alunos são esperados para o início do calendário escolar de 2024 em Farroupilha e devem contar com 700 professores. Destes profissionais, 100 serão nomeados e 60 contratados.


A secretária da pasta destaca que as escolas vêm passando por diversas melhorias e reformas visando proporcionar ambientes mais seguros, acolhedores e propícios ao aprendizado. “O objetivo é proporcionar melhores condições de aprendizagem e estrutura para os alunos. Realizamos um estudo abrangente sobre o corpo docente e funcionários, necessidades de compra de materiais, reparos na estrutura física e outras demandas nas escolas para este início das atividades. Ressalto também a colaboração entre a direção de cada escola no planejamento para o retorno às aulas”, ressaltou.


A nova escola do bairro Monte Pasqual, começou nesta quinta, 8, a atender cerca de 30 alunos das turmas de Berçário I e II. A expectativa é de que até março a instituição chegue a 120 crianças em sala de aula.

Calendário das escolas estaduais inicia dia 19 de fevereiro

Os alunos da rede estadual de ensino já podem se programar para o ano letivo de 2024. As aulas vão começar em 19 de fevereiro e o recesso escolar será entre 22 de julho e 2 de agosto. O encerramento do ano letivo ocorrerá no dia 20 de dezembro. As datas foram confirmadas pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), e publicadas no Diário Oficial do Estado.


Ainda, segundo a Seduc, as escolas devem incorporar ao calendário letivo temas transversais com o intuito de proporcionar o exercício da cidadania aos estudantes da rede pública. Entre os temas que devem ser abordados estão a Semana da Consciência Negra, a Semana Maria da Penha nas Escolas, a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, o Dia dos Povos Indígenas e o Dia Nacional dos Direitos Humanos, entre outros.


Em Farroupilha, a rede estadual está nos preparativos finais para receber os alunos. De acordo com o diretor do Colégio Estadual Farroupilha, Vandré Fardin, a escola começa o ano letivo no dia 19 de fevereiro, nos três turnos, atendendo apenas o Ensino Médio. São em torno de 800 alunos. “Estamos em uma fase de implementação do Novo Ensino Médio Gaúcho com trilha de aprendizagem em Saúde e Educação financeiras”, destaca Fardin.


O diretor comentou ainda que o quadro de professores ainda não está completo, no entanto, existe a expectativa de completá-lo até o início do período letivo. Sobre as matrículas, o diretor disse que o processo continua. “Elas podem ser feitas, porém, no turno da manhã não temos mais vagas, somente nos turnos da tarde e noite”, ressalta.


O Colégio Estadual São Tiago também está nos ajustes finais para receber seus mais de mil alunos matriculados. A escola disponibiliza educação infantil, ensino fundamental e médio.

Escolas permanecem com a possibilidade de matrículas e o objetivo é completar o quadro de professores em breve
Rede estadual de ensino procura se adequar ao currículo proposto pelo Estado, garantindo melhores condições aos alunos

Instituições particulares também retomam as atividades no dia 19

A diretora do Colégio ESI Lourdes, Salete Gasperin, enfatiza que direção e equipe de professores está pronta para receber a comunidade escolar. Segundo ela, no período de 12 a 16 de fevereiro ocorre a Semana Pedagógica dos professores, encontro que serve para alinhar todas as propostas e definições para o ano letivo. Ela também comenta que as matrículas estão abertas durante todo o ano, enquanto houver vagas disponíveis nas turmas.


A oferta educacional do colégio abrange a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. No Ensino Fundamental, destaca-se a inclusão de uma hora semanal de cultura maker no currículo, utilizando material Nave à Vela e kits de robótica para as turmas do 5º ao 9º ano.


Além disso, a escola ampliou a carga horária de Língua Inglesa, utilizando o ESI English nos anos iniciais e o PES English nos anos finais e Ensino Médio, ambos materiais didáticos de Cambridge.


No novo Ensino Médio, além dos Itinerários Formativos para reforçar conhecimentos em diferentes áreas, são oferecidas disciplinas eletivas como Programação e Robótica, Práticas Esportivas, Empreendedorismo, Práticas de Redação, Núcleo de Estudos e Plantão de Dúvidas.


Entre as atividades extracurriculares, destacam-se o contraturno escolar, projeto de férias, entardecer escolar e atividades como ballet, lyrical, poliesportivo, programação e robótica, educação tecnológica e xadrez. O colégio também estabeleceu parcerias com ginástica artística, Judô, idiomas e escolinha de futsal, oferecendo essas atividades em suas dependências. Informações adicionais podem ser obtidas pelo WhatsApp (54) 98144-0091.


O Colégio CNEC Farroupilha Ângelo Antonello também está na fase final dos preparativos para receber seus alunos. A escola, que oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, nos turnos manhã e tarde, também disponibiliza outros cursos livres, como Natação, Hidroginástica e Futsal.


Conforme a diretora, Juliane Rombaldi da Silva e a Coordenadora Pedagógica, Isabel Cristina Mombelli Kurmann, o período de matrículas continua aberto enquanto houver vagas disponíveis nas turmas.


Elas ressaltam que a escola trabalha com contraturno, onde recebe, além dos alunos da escola, estudantes de outras instituições, uma forma de garantir tranquilidade aos pais que não tem onde deixar seus filhos no turno em que não estão na escola. Informações sobre a escola podem ser obtidas pelos fones: Whats do colégio: 54 32611454 e, sobre o funcionamento da piscina pelo fone: 54 999221756

Escolas particulares estão nos preparativos finais para o início das aulas
As instituições buscam oferecer, além do ensino proposto, novos incentivos para os estudantes

Pesquisa de preços é a melhor alternativa na compra de material escolar

O início do ano letivo sempre gera uma preocupação adicional para pais e responsáveis: a lista de material escolar. E é nessa hora que boa parte do orçamento familiar vai embora. O jeito é comparar o que vale a pena comprar e o que pode ser utilizado dos anos anteriores.


De acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares, os itens da lista escolar em comparação com o ano anterior apresentam um aumento de preços entre 7% a 9%. Isso se deve a diversos fatores, entre eles, a inflação brasileira, que acumulou 4,63% em 2023, além do aumento de custos de papel, embalagens e de produtos importados. A pesquisa realizada pela Associação indica que o caderno é o material escolar que mais encareceu em 2024, seguido pelo lápis de cor e a borracha.


Conforme os proprietários de comércio voltados ao segmento, aqui no município, as pessoas têm se focado em prioridades. “Os consumidores estão comprando o básico da lista de materiais e percebemos que a maioria pesquisou bastante antes de efetuar a compra propriamente dita”, ressaltam. Eles também destacam que, os itens, em comparação com o ano passado, não tiveram muita alteração. “Isso é muito bom para quem compra e para nós, que comercializamos”.

Para o diretor da Rede Clip, Dário da Silva, a procura por produtos da lista de materiais iniciou ainda em dezembro, e, com a data de início das aulas se aproximando o movimento deve se intensificar na próxima semana. Ele ressalta sobre a diversidade de produtos como mochilas, estojos, canetas e demais acessórios na Clip, além do pagamento facilitado. “Nós temos uma tradição nesta época do ano e buscamos facilitar a compra dos materiais necessários. A loja conta com a campanha ‘Compromisso Clip’, onde qualquer produto com o mesmo valor na concorrência será coberto pela nossa equipe, pois garantimos o melhor preço”, frisa.


Em Farroupilha, os produtos mais procurados são cadernos, lápis, caneta, borracha e mochilas. Há muita oferta de marcas, tamanhos, e, também valores. O mesmo produto tem, na maioria das vezes, preços variados e, com isso, pode atender a todo o perfil de comprador.


Segundo a gerente da Big10 Bazar, Gisseli Bernardi, as pessoas já procuram a loja com suas compras definidas. “Elas sabem o que vão adquirir e estão em busca das melhores ofertas”, completa. Gisseli destaca que itens como mochila e caderno, são os que apresentam maior saída.


A gerente também destaca que os produtos da lista escolar este ano não tiveram muito aumento, o que contribui para a aquisição de mais itens na hora da compra. “Os produtos importados também não tiveram muita alteração de preço, o que é muito bom. Aqui na Big10 temos muitas opções de materiais, com variedade de tamanhos, modelos, sem falar nas condições de pagamento. Procuramos facilitar a compra e o pagamento do nosso cliente”, salienta Gisseli.

Dicas de como economizar na compra do material escolar

Planejar as compras e realizar uma pesquisa de preços detalhada são ações fundamentais para economizar na aquisição do material escolar e aliviar o orçamento familiar neste início de ano letivo.

Importante salientar que a lista de material escolar deverá ser disponibilizada com antecedência pelas escolas para que o consumidor tenha a liberdade de pesquisar preços e marcas dos materiais solicitados.

Atualmente, os estabelecimentos que comercializam itens escolares dispõem das listas de materiais, o que ajuda o consumidor na hora da compra. Fique de olho em algumas dicas para economizar:

  • Pesquisar preços em diferentes lojas, inclusive na internet. Um mesmo item pode variar significativamente de preço de uma loja para a outra;
  • Aproveitar as promoções, comuns neste período do ano;
  • Reutilizar materiais do ano anterior que ainda estejam em bom estado;
  • Adquirir material escolar usado através de sites de compra e venda online, grupos de trocas em redes sociais e bazares de escolas.

Transporte escolar merece atenção

Estudantes do ensino médio e fundamental que utilizam o transporte coletivo dentro do município deverão fazer a renovação ou o novo cadastro do cartão escolar, junto à empresa Bento Transportes.


Além do transporte coletivo urbano, é importante também destacar que para pais ou responsáveis que necessitam de transporte escolar para seus filhos, e ainda não tenham serviço contratado, que procurem informações sobre o assunto, para não correr o risco de ficar sem o transporte.

Créditos:
Reportagém: Adriana Lins

Fotos:

  • Neusa Pietta
  • Assessoria de Imprensa Prefeitura de Farroupilha
  • Cristiano Lemos
  • Luís Carlos Muller
  • Divulgação Governo do Estado