Diretora-superintendente da Unimed Nordeste-RS recebe homenagem no 18º Mérito Empreendedora da CIC Caxias

A médica obstetra e ginecologista Dilma Tessari esteve entre as agraciadas pelo troféu do 18º Mérito Empreendedora, evento promovido pelo Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). A Diretora-superintendente da Unimed Nordeste-RS foi homenageada na categoria Serviços, ao lado de Cíntia Buzin (categoria Indústria), Ivete Maria de Oliveira (Comércio) e Véra Stedile Zattera (Educação). A cerimônia ocorreu no dia 31 de março.
“Esse reconhecimento me traz um sentimento de gratidão. A minha vida inteira trabalhei com dedicação e com muita convicção em tudo o que realizo. Trabalho não apenas olhando para mim, mas para a coletividade! Se o trabalho está sendo aplaudido é sinal de que estou no caminho certo!”, afirma Dra. Dilma.
Nascida no distrito de Cazuza Ferreira (São Francisco do Paula), a profissional se formou na Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre (hoje Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre), em 1970. Antes mesmo da graduação, Dilma encontrou desafios. A ideia de ser médica soou controversa para a família, que, à época, não tinha condições de financiar uma faculdade de Medicina. Assim, Dilma trabalhou ao longo de todo o curso para custear os estudos. Foi nesse momento também que a médica começou a exercer seu lado administradora; com os conhecimentos adquiridos no curso de contabilidade, que fez concomitantemente ao curso científico, atuou na tesouraria da escola de Medicina. Em cada passo da trajetória, destaca a autenticidade.
Ao longo de 51 anos de carreira, sendo 30 voltados à Saúde Pública, Dilma foi responsável pelo planejamento e execução de diversos projetos. No Hospital Geral (HG), atuou na implantação do Serviço de Obstetrícia. Enquanto Secretária Municipal da Saúde (2013-2016), participou da idealização do novo prédio anexo ao HG, do início do Serviço de Radioterapia e, mais recentemente, do convênio da Unimed com esse Serviço. Já na cooperativa Unimed, onde foi conselheira de administração e hoje é diretora-superintendente, implantou, em 1998, o Serviço de Atenção Domiciliar e, em 2019, participou da montagem da Maternidade do Complexo Hospitalar Unimed.
“Se a minha missão é olhar pela saúde do outro, faço o meu melhor no local onde me encontro. A essência da médica que acolhe o seu paciente é a mesma atuando na cooperativa ou em outros contextos, como ocorreu quando fui Secretária Municipal da Saúde. Foi uma grande responsabilidade pensar na saúde olhando para a cidade toda”, conta.
Atualmente, Dilma também é diretora de Saúde na CIC Caxias, no Mobi Caxias, e diretora de Integração Social da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), sendo responsável lá também pelo Instituto Vida Solidária (IVS), que é o braço social da instituição. Foi professora de Obstetrícia na Universidade de Caxias do Sul (UCS) durante 38 anos, dedicando-se ao ensino e à pesquisa, e participou ativamente de várias entidades, especialmente cooperativas: foi sócia-fundadora e após conselheira da Unicred Nordeste, hoje Unicred Integração, e do Conselho Fiscal da Unicred do Brasil (São Paulo).
“Todas as pessoas têm o seu mundo e o médico poder acompanhá-las nos seus momentos difíceis é um grande privilégio e de grande ajuda para as pessoas. Eu me realizo nisso, sou feliz e vou trabalhar, enquanto eu conseguir, nessa seara!”, finaliza a homenageada.