Doar Sangue, ato de amor

Embora haja uma data para agradecer aos doadores de sangue e incentivar mais pessoas ao ato, todos os dias são importantes em se tratando de salvar vidas. A necessidade de sangue é universal. Em Farroupilha, o Hospital Beneficente São Carlos mantém uma agência transfusional para atender pacientes e fará coleta, com a parceria do Banco de Sangue de Caxias do Sul, no dia 13 de junho

Nas cores que o os meses ganham com as campanhas de conscientização criadas em relação à saúde, junho é vermelho devido ao Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14/06, data instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos. Em 2005, a Assembleia Mundial da Saúde designou este dia para agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a doarem sangue.
Como se sabe, a necessidade de sangue é universal, já que ele é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de morte, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos.
Um suprimento adequado de sangue só pode ser garantido através de doações regulares e voluntárias.
Em Farroupillha, não há serviço de coleta de sangue, mas como o Hospital Beneficente São Carlos possui uma agência transfusional, regularmente são executadas ações conjuntas com os serviços de coleta de sangue de Caxias do Sul.
Na instituição, o hematologista e responsável técnico pela agência, Dr. Tiago Daltoé, reitera a importância das doações de sangue. “É extremamente importante que seja ampliado no Brasil o percentual da população que doa sangue para que os estoques estejam sempre em patamares seguros”.
Daltoé explica o papel fundamental da agência transfusional do hospital. “A agência transfusional do HBSC recebe sangue proveniente do Banco de Sangue de Caxias do Sul e do Hemocentro de Caxias do Sul e tem a responsabilidade de fazer a manutenção deste estoque conforme a demanda de uso. Além disso, é responsabilidade da agência a realização de todos os testes pré-transfusionais para garantia da transfusão segura, assim como o monitoramento de eventuais reações transfusionais que possam ocorrer. É ainda de responsabilidade da agência a realização das reservas de sangue para as cirurgias de grande porte realizadas no hospital, portanto, mantê-la em funcionamento garante pronto atendimento e segurança aos pacientes”.
Falando em segurança, segundo o médico, o armazenamento do estoque de sangue no hospital São Carlos atende a todas as exigências técnicas e legais e conta com monitoramento diário para a garantia da qualidade dos hemocomponentes utilizados nos pacientes.
Conforme informações fornecidas, o hospital São Carlos realiza mais de 80 transfusões por mês.
“Em linhas gerais para ser doador a pessoa precisa ser adulto com boa saúde não ter sido submetido a procedimentos cirúrgicos ou invasivos recentemente. Alguns medicamentos e vacinas impedem a doação temporariamente e essas informações podem ser acessadas tanto no Banco de Sangue quanto junto ao Hemocentro”, afirma.
Somos a única fonte de matéria-prima para uma transfusão sanguínea. Uma única doação pode beneficiar várias pessoas, uma vez que todo sangue doado é separado em diferentes componentes. A necessidade de sangue está presente no mundo inteiro e podemos colaborar, pois a doação salva vidas e não afeta a saúde do doador.

  • No dia 13 de junho, das 8h às 15h, haverá coleta de sangue no Hospital São Carlos.
    Agendamentos pelo telefone: (54) 99172-7465.
  • Hemocentro (Hemocs)

REPORTAGEM: Claudia Iembo