Exposição celebra os 50 anos Exposição celebra os 50 anos

No aniversário de 50 anos do museu, o compartilhamento da história e do talento de Lydia Moschetti

Quantas pessoas apegam-se aos bens que conquistaram na vida? Muitas. Mas na contramão do usual, outras são responsáveis por atos que expressam generosidade e empatia, como Lydia Moschetti, que doou, aos 84 anos, pertences pessoais e da família para a montagem de um museu em Farroupilha, cidade na qual nunca morou, mas manteve laços estreitos. Com isso, nascia o Museu Casal Moschetti.
Inaugurado em 19 de fevereiro de 1972, o museu da Rua Rui Barbosa –que antes era a casa paroquial – abriga objetos da família. Um dos destaques do lugar sempre foi a boneca Lenci, considerada uma lenda urbana pela crença de que caminha pelo casarão à noite. Histórias à parte, ela está entre os pertences de uma mulher que se dedicou às obras assistenciais. Era talentosa em muitas áreas e a arte foi uma de suas expressões.
Alguns quadros que Lydia pintou ganharam uma releitura com a participação dos alunos dos cursos de teatro e música da Casa de Cultura de Farroupilha, que foram caracterizados, representando os personagens das obras, em um trabalho que envolveu Vanessa Wisintainer, fotógrafa idealizadora; Fabrizio Brustolin, curadoria; Kuka Anghinoni, produção executiva e idealizador; Simone De Dordi, produção cênica e Élio Abe, direção de iluminação.
O resultado, em belas fotos patrocinadas pela Pósclick e Copifar, originou a exposição Museu Vivo, apresentada pela primeira vez no evento Uma Noite no Museu, realizado em 2019. “E agora, em função dos 50 anos do Museu Casal Moschetti reativamos a exposição e contando mais da história da Lydia”, contam Kiko Paesi, diretor de departamento de cultura da cidade, e Kuka Anghinoni, agente administrativo.
“Com o evento Uma Noite no Museu, em 2019, movimentamos 350 pessoas com muita arte e muita música”, conta Kuka, que antecipa a segunda Noite no Museu, programada para acontecer em 20 de outubro.
Ao longo do ano, outras atividades acontecerão para celebrar os 50 anos de Museu Casal Moschetti. Por ora, vale prestigiar o talento do passado e os talentos do presente com a exposição que pode ser conferida diariamente na casa de Cultura, das 8h às 12h e das 13h às 17h até o dia 18 de março.

REPORTAGEM: Claudia Iembo