Farroupilha recebe o I Fórum MetroSerra de Inovação e conecta Serra Gaúcha à Região Metropolitana de Porto Alegre
No dia 25 de junho o Campus Universitário da UCS em Farroupilha sediou o I Fórum MetroSerra de Inovação, reunindo representantes do setor público, iniciativa privada, universidades e instituições de fomento para debater soluções e articulações voltadas à inovação territorial

Com o objetivo de aproximar a Serra Gaúcha da Região Metropolitana de Porto Alegre, o evento foi promovido pela Universidade de Caxias do Sul – Campus Farroupilha, com apoio da Pró-Reitoria de Inovação da UCS, do Parque Tecnológico UCS Tech, da Prefeitura de Farroupilha, da CICS Farroupilha, do programa Inova RS, da Comissão para Startups e Tecnologia da ABA (Associação Brasileira de Advogados) e do Fórum de Direito Digital e Inovação (FDDI).
O encontro contou com a presença de nomes de destaque como o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, a Head do Living Lab POA, Sabrina Xavier, a pró-reitora de Inovação da UCS, Neide Pessin, o prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini, além de representantes do Instituto Hélice, MOBI Caxias, Movimento ELI do Sebrae-RS, Bento +20, Inova RS, CICS Farroupilha e da própria Comissão de Startups da ABA.
Entre os temas discutidos, estiveram:
- Modelos de governança regional de inovação
- Integração universidade-empresa
- Compras públicas inovadoras e Marco Legal das Startups
- Potencial da inteligência artificial na gestão pública
- Criação de um Fórum de Gestores de Inovação da Serra Gaúcha
“O Fórum nasceu com a proposta de conectar experiências, pessoas e territórios, e a resposta foi muito positiva. Este é apenas o primeiro passo para fortalecer uma rede regional de inovação, com a UCS como articuladora desse movimento”, destacou Giancarlo Dal Bó, diretor do campus da UCS em Farroupilha e mediador dos dois painéis iniciais.
Durante o evento, foi reforçada a importância de construir uma agenda conjunta entre os municípios da Serra, com foco em soluções colaborativas, articulação em rede e valorização das iniciativas já em andamento. A programação incluiu painéis, roda de conversa, reunião técnica com gestores públicos e a apresentação de cases que envolvem tecnologia, políticas públicas e ações para o desenvolvimento sustentável.
- O Fórum também marcou o início de um diálogo entre os municípios da Serra e os movimentos de inovação da capital, abrindo caminho para futuras cooperações no âmbito do FDDI, projetos de sandbox regulatório, articulações com a ABA e formação de consórcios intermunicipais.











