FARROUPIlHA SUSTENTÁVEL – Projeto Educação e Sustentabilidade mexe com a vida dos estudantes da APAE
Estudantes da APAE descobrem a importância da água da chuva para a produção sustentável de alimentos e desenvolvem a autonomia nas decisões com o projeto Educação e Sustentabilidade, contemplado com verbas do Sicredi
Contemplado pelo Fundo Social Sicredi/2022, através do Círculo de Pais e Mestres Vida Nova, a APAE está desenvolvendo o projeto Educação e Sustentabilidade, no qual os estudantes – pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla (mental e física) e do Espectro Autista – da Escola de Educação Especial Sol Nascente, mantida pela APAE de Farroupilha, estão à frente das ações.
O projeto está alicerçado no combate ao desperdício da água e, na preservação da água doce – que é um bem finito, promovendo a captação, armazenamento e utilização da água da chuva para irrigação da horta e na limpeza dos ambientes externos da escola.
Com a utilização da água da chuva (fluvial), através do sistema de coleta e armazenamento, busca-se o desenvolvimento de ações sustentáveis, capazes de promover experiências educativas voltadas à valorização e aproveitamento da água e do cultivo sustentável.
Com o projeto é possível a irrigação da horta escolar sob o princípio da sustentabilidade, reduzindo o consumo da água potável, que pode ser substituída pela água da chuva.
Segundo Daniel José Crócoli, professor coordenador do projeto, a horta na escola é um laboratório vivo, por meio do qual os estudantes têm contato direto com os processos da natureza. Preparar a terra, acompanhar o desenvolvimento das plantas e colher o próprio alimento, são alguns dos benefícios de cuidar de uma horta. “Nossos estudantes acompanham desde a coleta da água da chuva para os cuidados da horta, feita por eles mesmos, até a colheita do alimento que vai para a mesa, então são protagonistas neste processo, com acesso a uma quantidade imensa de informações a partir da prática”, destaca o coordenador.
No decorrer do projeto, os estudantes realizam o preparo da terra, a adubação, a semeadura, o plantio das mudas, a irrigação e a colheita das verduras e temperos. Os alimentos colhidos são destinados para a merenda escolar (a própria alimentação), com o intuito de complementar as refeições.
“A proposta de captar a água da chuva será permanente, pois entendemos que armazenar e reutilizar esta água é ecologicamente viável. Além disso, percebemos os sinais de que estão atentos ao trabalho e os relatos individuais tornam a experiência produtiva e produtora de conhecimento, de desenvolvimento individual e de autonomia para todos os estudantes da APAE”, conclui Crócoli.