Focado na perfeição
Filho de advogados, o cirurgião plástico ressalta a beleza de cada indivíduo atuando na cidade que seus antepassados ajudaram a desenvolver
Ele tem sobrenome alemão, cidadania italiana e é proprietário da Clínica Artisan, cujo nome, em francês, quer dizer artesão. O cirurgião plástico Leonardo Weissheimer emprega os conhecimentos da Medicina, sua destreza manual e precisão para fazer com que as pessoas resgatem a autoestima pelas pazes com o espelho. Um artesão da beleza.
Dr. Leonardo optou por uma especialidade de alta demanda, já que o Brasil, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, é o segundo país que mais realiza cirurgias plásticas, atrás apenas dos Estados Unidos. Ele e a esposa, também cirurgiã plástica, Dra. Ana Paula Boz, atuam juntos na clínica e em casa cuidam da pequena Antonela, prestes a completar quatro anos.
O médico nasceu e cresceu em Farroupilha e diz que teve o privilégio de conviver com as tradições alemãs trazidas a ele pelo lado paterno, de uma linhagem que saiu de Alto Feliz. O bisavô Emílio foi o primeiro a vir a Farroupilha. O avô Deodoro trabalhou como tesoureiro na prefeitura e ambos participaram da emancipação da cidade. Deodoro casou-se com Idalina Beltrame, com quem teve os filhos Walmor Emílio, Wania e Walderez. A família possuía a Ferragem Weissheimer, na esquina da Júlio de Castilhos com a Rua da República.
Walmor tornou-se advogado, sendo o primeiro vice-presidente da OAB Farroupilha. Casou-se com Alice, também advogada e da união chegamos ao médico e ao irmão Walmor Weissheimer Júnior, também médico.
“Crescemos com fortes valores do lado alemão do nosso pai, uma linha mais rígida de educação em comparação ao lado italiano, em Caravaggio, no 4º. distrito, onde a ´mama´ é sempre mais tolerante”, brinca com a propriedade de quem fez parte de tal cenário.
Segundo ele, o bisavô e o avô tocavam em bandinhas alemãs e o pai era aficionado por elas. “Herdei essa musicalidade, além do gosto pela culinária que inclui carne de porco, salsicha, chucrute e muita batata. Mas a herança mais forte acredito que seja o lado trabalhador, focado naquilo que faz para fazer bem feito. Me vejo muito alemão”, confessa sobre si mesmo.
Ao país de seus antepassados já viajou por três vezes e o gosto pela participação no festival de cerveja, a Oktoberfest de Munique, também herdou do pai Walmor. “É uma festa muito familiar, com muita comida, bebida e também muita disciplina. Com minha filha, ainda irei certamente”, afirma.
Cirurgia Plástica
Formado pela UCS, com residência em cirurgia geral e plástica pela Santa Casa de Porto Alegre, Dr. Leonardo saiu para estudar e retornou à cidade em 2008, desde então, dedica-se à cirurgia plástica, sendo membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e participante ativo de eventos científicos. “Temos bastante demanda aqui em Farroupilha e hoje contamos com uma boa estrutura hospitalar, que não fica devendo nada às outras cidades. Nossas pacientes são 80% mulheres e 20% homens. A brasileira é muito vaidosa e por aqui há muita procura pela rinoplastia”, entrega.
Como os planos de saúde não cobrem a cirurgia plástica, procuram o serviço as pessoas que querem se sentir bem consigo mesmas, mas também aquelas que têm certo poder aquisitivo. “Observamos que muitas vezes os pacientes abrem mão de coisas pessoais em prol da estética, que é uma importante via da autoestima. No consultório, ouvimos histórias e procuramos entender o paciente contribuindo com a realização de um sonho dele”, diz o médico.
Aos 45 anos, Dr. Leonardo Weissheimer transforma o visual das pessoas de forma positiva na cidade onde nasceu, onde circula por ruas batizadas com os nomes de seu bisavô, avô e de seu pai, o que lhe garantem dois sentimentos: “Saudade porque já se foram e orgulho por saber que contribuíram de forma importante com a nossa Farroupilha”, conclui o cirurgião plástico.
Clínica Artisan
Rua Independência, 840.
Fone: (54) 3011-0084
Whatsapp: (54) 99981-0084
REPORTAGEM:
CLAUDIA IEMBO
claudia@ofarroupilha.com.br