Frente Parlamentar Itália-Brasil abre as comemorações dos 150 anos da imigração italiana

Em sua primeira visita oficial o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, participou da solenidade realizada em Porto Alegre

O Rio Grande do Sul oficializou, com a presença do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, a abertura das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no estado, que transcorrem em 2025. O ato, segunda-feira, 8 de abril, na Assembleia Legislativa, foi simbolizado pela instalação da Frente Parlamentar Brasil Itália e a assinatura de decreto, pelo governador gaúcho, Eduardo Leite, que institui a comissão dos festejos do sesquicentenário da chegada dos italianos ao território.

Autor da proposta que criou a Frente Parlamentar, o deputado estadual Guilherme Pasin, disse que o colegiado busca assinalar o legado dos imigrantes, além de construir um elo de ligação entre o Rio Grande do Sul e a Itália, para o futuro. “Nosso objetivo é que sejam reafirmados os laços e elos culturais, para enaltecer nos mais jovens a manutenção do orgulho da tradição italiana, fazer uma ponte comercial entre os que aqui produzem e o mundo”, disse Pasin.

Para a presidente do Comitê dos Italianos no Exterior (Comites-RS), Cristina Mioranza, a ocasião serve para fomentar pontes e parcerias bilaterais que tragam progresso nos campos social, educacional e econômico. “Que hoje possamos ter estabelecido um novo pacto de irmandade de nossos povos, pelos próximos 150 anos”, afirmou Cristina, ao representar a comunidade ítalo-gaúcha durante a solenidade.

Já o governador, Eduardo Leite, lembrou que os italianos ajudaram a moldar a identidade gaúcha, enriquecendo a cultura e impulsionando o desenvolvimento, deixando a marca de empreendedor do povo gaúcho, ilustrada nos vastos parreirais, na vocação moveleira e na capacidade de resiliência. “Que a coragem dos antepessados italianos sirva, diante das dificuldades do nosso tempo, como inspiração para não nos deixarmos abater. Temos por obrigação, pelas gerações futuras, de enfrentarmos os desafios para, quem sabe, sermos inspiração para as gerações que vierem”, disse Leite.