Homenagem para as sete ‘Mulheres Destaque 2024’

Câmara de Vereadores promoveu Sessão Solene da Mulher Farroupilhense, evento realizado há 40 anos, com objetivo de reconhecer a participação da mulher no desenvolvimento da sociedade e do município

No Dia da Mulher Farroupilhense sete personalidades, indicadas pelos partidos que compõem o Legislativo, foram agraciadas com o Certificado Mulher Destaque 2024. Na sessão, um vereador de cada bancada fez uso da tribuna para apresentar a biografia das homenageadas.

A noite foi de emoção, reconhecimento ao trabalho, ao voluntariado, ao amor e dedicação na trajetória de vida. Também foi uma oportunidade de ressaltar a arte e a educação em suas diversas manifestações, como na música, dança, história, ensino, artesanato e, principalmente, no legado de cada uma das indicadas pelos partidos, em um momento que ficará na lembrança de todos os presentes.

REPORTAGEM: Adriana Lins

FOTOS: Gabriel Venzon/ Câmara de Vereadores de Farroupilha

Maria Cleni Lopes Noll:

A primeira mulher presidente da CDL

A empresária, proprietária da Delícias e Sabores da Serra, presidente de entidade e artesã, foi indicada pela bancada do MDB. A vereadora Eleonora Broilo destacou seu comprometimento, seriedade e atuação em tudo o que faz e ressaltou a importância do seu trabalho nestas frentes.

Casada com Edio Antônio Noll, mãe da Patrícia e avó da Laurinha. Maria Cleni ressalta que sempre trabalhou muito. Em 1999, começou a trabalhar no comércio de Farroupilha, e em 2005 criou a empresa Delícias e Sabores da Serra. Sempre esteve dedicada ao trabalho voluntário. Participa de diversas entidades empresariais da cidade, bem como de conselhos municipais, e ainda do Núcleo da Mulher Empreendedora da CICS.

Em 2016, foi Presidente da Associação dos Artesãos do Município de Farroupilha e desde 2016, participa da CDL- Câmara dos Dirigentes Lojistas, primeiramente como componente do conselho fiscal, posteriormente como diretora de eventos, depois vice-presidente e, atualmente presidente, sendo a primeira mulher eleita neste cargo em 50 anos de entidade. “Entrego o máximo de mim em esforço, carinho e dedicação. Também carrego no coração o artesanato e quando surge um tempinho, mergulho na criatividade. Quando se faz com amor, encontra-se tempo para tudo. Costumo citar: o ‘não’ eu já tenho, vou correr e buscar o ‘sim’”, salientou a indicada.

Lizete Maria Teixeira Macalossi:

Inspiração através da magia da dança

A professora de ballet clássico, de educação física e fisioterapeuta foi a indicada pelo Partido Progressista (PP).

Para a vereadora Clarice Baú, que usou a tribuna para homenagear a indicada do PP, Lizete simboliza disciplina, determinação. “Ela é a mulher que nos representa pela sua garra, força e contribuição com nosso município. Sempre fazendo história. Só gratidão pela bancada dos Progressistas poder certificar esse título a essa mulher que muito nos honra”, ressaltou.

Lizete é filha de Elias Manuel Teixeira e Maria Marroni Dutra Teixeira. É casada e mãe de três filhos. É formada em Educação Física, Licenciatura Plena e Técnico em Desportos, tem especialização em Folclore e, graduação em Fisioterapia, profissão que se dedica atualmente.

Iniciou os estudos de dança clássica aos seis anos de idade em Farroupilha com a professora Eneida Beatriz Dreher. Depois disso, fez inúmeros cursos e oficinas de dança com renomados mestres, participou de espetáculos, e foi aprovada na avaliação realizada pelo Royal Academy of Dancing de Londres.

Em 1976, deu início ao Ballet Lizete Teixeira com sede no Clube do Comércio de Farroupilha. Escola tradicional e referência, por onde já passaram muitas alunas.
Lizete pontuou em sua fala, a emoção em ser lembrada nesta homenagem tão especial e parabenizou todas as indicadas. Ela destacou os 48 anos de trabalho árduo com a arte da dança e de ter possibilitado apresentar a magia do ballet a tantas meninas. “Um orgulho, uma honra e uma alegria enorme”, finalizou.

Maria Carolina Grazziotin Brites:

A música como principal ingrediente da vida

A indicação da bancada do Republicanos foi a professora de música, proprietária da Maria Carolina – Escola de Música e Musicoterapia.
Ela nasceu em Porto Alegre, mas desde 1999 reside em Farroupilha. É filha de Celso de Andrade Neves Brites e Katia Alfonsin Grazziotin Brites, é irmã da Maria Luiza e do Mateus.

Vem de uma família musical. Como ela mencionou, não é apenas uma família que sabe tocar instrumentos. “É uma família que transborda amor e se utiliza da música como um meio para reuniões, encontros e risadas. Foi nesse cenário que nasci. Desde a barriga da minha mãe, escutava meu pai tocando para mim, assim como a minha vó, que é pianista, e que sempre foi uma das minhas grandes inspirações”, ressaltou.

Quando pequena, começou a estudar piano. A paixão e dedicação foi tão grande que foi convidada para dar aulas aos 13 anos de idade. E, de lá pra cá, a música nunca mais saiu da sua vida.

Em 2011 conquistou o diploma de bacharelado em Musicoterapia. É pós-graduada em Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil, e licenciatura em Música.

Conforme o vereador Tiago Ilha, porta voz da bancada que a indicou, é natural que as mulheres estejam em destaque fazendo um trabalho importante em todas as áreas em que atuam. “Hoje, nosso objetivo é reconhecer esses talentos e ressaltar que sexo frágil somos nós, que não conseguimos acompanhar a mulher em tudo que faz”, salientou.

Ana Paula Bellaver Baggio:

Compromisso com os jovens Canarinhos

A indicada pela bancada do PL, e homenageada pelo vereador Maurício Bellaver, é coordenadora do Coral “Os Canarinhos”, tem orgulho em ser agricultora, e por tudo o que construiu até aqui. A filha mais velha de Adair José e Mari Bellaver nasceu na comunidade de São Marcos, interior de Farroupilha.
Casada com Evandro, ressalta que o começo da vida a dois foi extremamente difícil, trabalhavam na terra cedida pelo seu sogro, e com muito trabalho e persistência, erros e acertos, construíam juntos o futuro.

Mãe da Isadora e da Eloisa, sempre priorizou a educação de suas filhas, proporcionando atividades que somariam, dentre elas a musicalização.

Teve participação ativa na liturgia e cantos de sua comunidade, e foi a partir disso e de sua paixão pelo canto coral que ela idealizou os Canarinhos da Serra, que, com a ajuda e apoio de pais dedicados, iniciou suas atividades em 2019.

Muitos foram os desafios enfrentados, mas seu amor pelo projeto e pela família Canarinha não a deixam desistir. “Acredito que só é feliz aquele que consegue plantar amor num mundo tão desgastado como o nosso”, comentou.

Ana Paula destacou que estava feliz com o reconhecimento e reforçou o seu compromisso com os jovens canarinhos.

Márcia Bortolozzo Gasperin:

Dedicação ao ensino infantil

A indicada pela REDE, na oportunidade homenageada na tribuna pela vereadora Fernanda Correa do União Brasil, em virtude de Davi de Almeida estar exercendo o cargo de prefeito, é professora, pedagoga e responsável pelo projeto da primeira turma de educação infantil no município.

Casada com Vladimir e mãe de dois filhos, Vinicius e Nayara, Márcia começou a trabalhar na rede municipal de Farroupilha em 1983, como professora na escola presidente Dutra. “Quando iniciei meus trabalhos, a professora Estrelita Cignachi, na época secretária de educação do município, ficou sabendo que eu tinha exercido a função de professora da escola infantil em Bento Gonçalves. De modo que me convidou para realizarmos o projeto da primeira turma de educação infantil no município. Colocamos o projeto em prática e eu fui professora de educação infantil, por 24 anos, nessa mesma escola modelo. Fato que alavancou a ascensão de outras escolas especializadas nessa faixa etária”, destacou.

Após ter passado 24 anos em sala de aula, foi convidada a fazer parte da equipe da secretaria de educação, onde passou por todos os setores. A partir daí, sua missão como educadora teve outros rumos, participando ativamente da gestão da educação. Fez parte de diversos conselhos, tais como o que redigiu as leis que norteiam os professores. Do conselho que analisava e adequava as propostas pedagógicas das escolas e outros. Após 37 anos de dedicação à educação infantil, no município, se aposentou.

Teresinha Verona Bet:

Família, amor e o bem ao próximo

A empresária e voluntária da comunidade foi a indicada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). O vereador Gilberto Amarante destacou as várias qualidades de Teresinha e o seu compromisso no envolvimento com as questões que são importantes para a comunidade.

Teresinha é casada com Nelci Benjamim Bet, mãe da Luísa, Laura e Bernardo. Junto ao marido é proprietária da empresa Estofados Benjamim.

Mesmo com o trabalho árduo, a superação, e as batalhas vencidas, a indicada é exemplo de força, garra e determinação. Tem na família o combustível necessário para seguir adiante e é nas ações junto a comunidade, auxiliando quem precisa, que encontra o sentido de fazer o bem e proporcionar felicidade.

Para ela, uma sociedade justa se constrói com pequenas ações diárias, com valores que precisam ser lembrados todos os dias e, principalmente, com muita fé. “Quando espalhamos a bondade que temos no coração, temos o poder de transformar a nossa realidade, de pouquinho em pouquinho, de pessoa em pessoa, fazendo assim, a diferença”, finalizou.

Vilma Lourdes Bohm Tasca:

conservando a tradição e inspirando gerações

A proprietária da Casa da Cultura Sueca e professora foi a indicada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). O vereador Roque Severgnini destacou que comentar sobre Vilma seria falar sobre trabalho e amor pela comunidade, pelo comprometimento com o local onde nasceu, cresceu e fortaleceu suas raízes.

Casada, mãe de três filhos, e avó de três netos, Vilma é licenciada em Estudos Sociais. Desde muito cedo trabalhou na agricultura familiar e também nas duas empresas que os pais mantinham: uma fábrica de cordas e barbantes de linho e uma olaria de tijolos.

Iniciou a carreira do Magistério na escola da comunidade, E. M. Treze de Maio da Linha Jansen, a mesma escola onde fez os primeiros estudos.

Na comunidade desempenhou várias atividades sociais. Foi catequista, também colaborou com aulas de reforço e na alfabetização de adultos.

Sempre participou ativamente dos eventos da comunidade. Fez parte por duas vezes da equipe administrativa e por mais duas vezes também com a equipe de festeiros.

Por 12 anos fez parte da diretoria da Associação Nossa Senhora das Dores, com sede na comunidade, que foi fundada em 1991. Uma Associação sem fins lucrativos, com o objetivo de ajudar as famílias que tem pessoas doentes com necessidades especiais dando apoio psicológico e financeiro conforme as necessidades.

Em 2008 fundou a Casa Sueca e Museu do Linho, ponto turístico, que faz parte do Roteiro Farroupilha Colonial e resgata toda a história da Fábrica de Cordas e barbantes de Linho da Família Bohm, atividade trazida da Suécia em 1890. Também conta a história da imigração sueca, através de documentos, objetos, máquinas, gastronomia e na dança.

Em 2020 recebeu Medalha de Honra ao Mérito, do Consulado Geral da Suécia em São Paulo, por manter desde longa data este ponto de Cultura, resgatando a história e divulgando a cultura da Suécia.