Malacara inaugura suas novas estruturas

Com a qualidade que conquistou um público cativo, a empresa quer atrair os próprios farroupilhenses, mostrando porque a marca é uma grife

Malacara, em sua definição, é uma mancha branca que o cavalo possui desde a parte anterior da cabeça até o focinho. Uma característica típica do cavalo crioulo das regiões dos pampas. Esta marca batiza outra famosa de Farroupilha pela qualidade das botas, vestuário e acessórios em couro que produz. A Malacara, de Alencar, Lorensoni e Francis Barbosa, acaba de inaugurar – em 23/09 – seu novo espaço à Avenida Pedro Grendene, 392.
Uma empresa familiar com 40 funcionários e um histórico de conquistas, valorizadas especialmente por clientes de fora da cidade que lhe serve de berço. No novo endereço, a facilidade em abrir as portas para que os farroupilhenses conheçam a empresa e seus produtos. “Este é um marco importante porque queremos mostrar a empresa para a nossa gente, para as pessoas da nossa região”, diz Francis Barbosa, filho de Lorensoni e Ivone. Francis entrou adquirindo toda a experiência de exportação e hoje é o responsável pelo marketing e desenvolvimento de produtos.
Segundo ele, faz parte da visão da empresa explorar o rico mercado que a região dos vinhos apresenta. “Por isso investimos na nossa cidade, objetivando atrair turistas e movimentar a nossa economia, mas também estamos de olho em Bento Gonçalves”, entrega o empresário.

A família Malacara: (da esquerda para direita) Alencar e a esposa Jedoci Cousseau, Francis e a esposa Paula Sampaio Teixeira, Lorensoni e a esposa Ivone Barbosa. FOTO: Fabiano Vuelma

O começo de tudo
Alencar e Lorensoni deixaram de ser prestadores de serviço e empregaram os conhecimentos que possuíam com modelagem de calçados no desenvolvimento dos próprios produtos. Começaram com botas masculinas para a aquisição de uma máquina que vinha da Itália. “Fomos apresentar os produtos em um lugar diferente, no mundo do cavalo crioulo. Apesar de termos tido êxito com esse único produto – (botas masculinas) – vimos um nicho diferente, observando que quem mais precisava de um toque de elegância nesse meio equestre eram as mulheres, daí então resolvemos apostar na criação de modelos femininos. Foi um sucesso”, sintetiza Alencar, recordando o início há 14 anos e celebrando a vitória na carreira com a inauguração do atual endereço.
De lá para cá, o trabalho minucioso e a atenção aos detalhes fizeram da marca uma grife, almejada além das fronteiras brasileiras. Tanto é que a Malacara abriu um CNPJ nos Estados Unidos, para onde vai voar a fim de participar de duas importantes feiras por lá. “Em novembro estaremos no Texas, em uma feira três vezes maior que a nossa Expointer, então temos um caminho gigantesco a seguir”, conta Alencar.
Caminho também traçado com emoção, a qual Lorensoni não esconde. “Mais que conseguir encantar os olhos das pessoas com os nossos produtos, queremos encantar o coração. Aqui em Farroupilha, cidade que escolhi para morar, está o sonho de uma vida, histórias de muito trabalho porque demos nossa cota de sacrifício. Cada sapato, bolsa, cinto, roupa, em absolutamente tudo tem o nosso olhar e a nossa aprovação. Não basta ser bonito, precisa ser confortável é nisso que acreditamos”, explica o empresário, emocionado pela celebração da ocasião.
Com loja em Gramado e Porto Alegre, a Malacara está de portas abertas em Farroupilha e breve, em Bento Gonçalves.
A qualidade que conquistou os fãs do mundo do cavalo crioulo quer mais e buscando o objetivo, vai levar o nome de Farroupilha muito além das fronteiras do país.

REPORTAGEM: Claudia Iembo