Mário Tonin é Cidadão Emérito de Farroupilha

Sessão solene na Câmara de Vereadores no último dia 27 atraiu empresários de sucesso que foram prestigiar Tonin pela honraria

O nome pode ser conferido em algumas construções, como no Himalaia no centro da cidade, no Golden Center Shopping, em malas de viagem que percorrem o mundo, em artigos de couro que despertam a cobiça. Aos 40 anos, a Tonin é marca consolidada no mercado e líder nacional em artigos de viagem. Por esta trajetória, o fundador do grupo, Mário Valentin Tonin, recebeu o título de Cidadão Emérito de Farroupilha em sessão solene na Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 27 de junho.
Espontâneo em seu pronunciamento, depois de receber as palavras das bancadas representadas por seus vereadores, Tonin fez questão de chamar à frente seus funcionários mais antigos, dividindo com eles – e com os demais, além de sua própria família – as honras do mérito alcançado. “É um grande prazer receber este título em vida. Um filho de colono, da linha Jacinto! Nós, da família Tonin, não teríamos chegado aonde chegamos se não fosse pelos colaboradores do Grupo”, ressaltou o empresário de 61 anos, o marido da dona Liziane, pai do Rodrigo e da Bruna e avô do Pedro.
Tonin guiava-se pela escrita que trouxera consigo, mas em determinado momento arrancou risadas e aplausos de quem esteve presente, dizendo: “Não sei mais, escrevi tantas coisas, mas vou botar no bolso e acabou a história”. Daí em diante, as palavras seguiram o comando também de seu coração.
No improviso, o empresário recordou o nome do primeiro cliente de sua empresa: Alexandre Gobbi Filho, dono de uma loja em Nonoai e também de sua primeira viagem internacional, ao lado de Antônio Zini, ao Japão. “Fomos visitar uma fábrica de calçado por lá”, contou.
Simples em suas verdades como “não sei falar inglês, ´malemá´ falo português”, Tonin exaltou a família de origem, os pais Avelino e Genebra, que tiveram 11 filhos, e a que formou ao lado da esposa, que conheceu na Calçados Siprana. Neste ponto, outra declaração que arrancou risadas, dirigindo-se à dona Liziane: “Tu não olhava para o coloninho da Jacinta, tu era do centro, né?”
Mário Valentin Tonin conseguiu destaque em seus ramos de atuação seguindo um princípio ao qual credita seu empreendedorismo: “o grande segredo é ter foco, acreditar em sua equipe e nunca se achar derrotado. Não adianta ter grandes ideias e estar sozinho. Foi isso que fez a diferença na Tonin”, diz o fundador da empresa que vai crescer, segundo ele, de 40% a 50% em 2022, depois de ter passado uma fase difícil com a pandemia.

Ana Maria Dal Santo Fabro, Paulo Pistóia, Evonete Razzera, Neusa Antunes, Rodrigo Tonin, Mario Valentin Tonin, Liziane Zanella Tonin, Bruna Tonin, Gustavo Broilo, Paulo Rita, Antonio Bassani e Roberta Busetti. FOTO: Valfredo De Césaro/Foto Cândida

Mario Tonin, em sua espontaneidade, encanta e justifica o recebimento do título de Cidadão Emérito de Farroupilha.

Alexandra Bernardi, Rodrigo Tonin, Mario Valentin Tonin, Liziane Zanella Tonin, Bruna Tonin, Simone Carlessi (esq. Para dir): família exaltada na conquista. FOTO: Valfredo De Césaro/Foto Cândida
Funcionários do Grupo Tonin receberam o reconhecimento nas palavras de seu fundador. FOTO: Valfredo De Césaro/Foto Cândida
FOTO: Valfredo De Césaro/Foto Cândida
FOTO: Valfredo De Césaro/Foto Cândida

Biografia de Mário Tonin realizada pela Câmara de Vereadores de Farroupilha

Nascido na Linha Jacinta, interior de Farroupilha, em 14 de fevereiro de 1959 – dia de São Valentim – Mario Valentin Tonin é filho de Avelino Raimundo Tonin (agricultor) e de Genebra Irene Massoco Tonin, do lar, e é o mais novo em uma família de onze irmãos. Começou a trabalhar muito cedo: aos 8 anos de idade, depois do colégio, já acompanhava a família na roça. Aos 14 anos iniciou os estudos no São Tiago, em Farroupilha, e no caminho trabalhava como cobrador no ônibus para pagar o transporte. Com 18 anos, foi morar junto com uma das irmãs, em Farroupilha, onde também passou a trabalhar na Calçados Siprana, local que lhe rendeu o primeiro salário. Um ano depois, decidiu se aventurar no mundo empreendedor, como sócio em uma lancheria. Foi nesse período que conheceu a mulher que hoje é a sua esposa – Liziane Lima Zanella – que na época já o auxiliava em seus empreendimentos. Até que, em 1982, fundou a Tonin, no porão de uma casinha modesta. O primeiro produto fabricado pela empresa foi a TIRACOLO VIRAMALA (uma pasta a tiracolo que podia se transformar em uma mala). A peça foi uma grande inovação na época. A Tonin também passou a produzir outro produto inovador: as CAPANGAS (leva-tudo).
Em 1983, Liziane e Mario casaram-se e tiveram seu primeiro filho, Rodrigo Tonin.
Alguns anos depois, a empresa passou a produzir porta-cheques e carteiras em couro.
Em 1991, nasceu sua filha, Bruna Tonin. Quatro anos depois, em 1995, Mario Tonin foi agraciado com o Troféu o Empreendedor, eleito pelos associados da CIC Farroupilha.
Com o número de viagens nacionais e internacionais crescendo cada vez mais, a Tonin apostou na linha de malas. A primeira, em poliéster, foi produzida nos anos 2000. Com maior demanda e necessidade de expansão, a Tonin inaugurou sua fábrica na Bahia, na cidade de Coração de Maria, em 2003. Nesse mesmo ano, a empresa produziu sua primeira mala em ABS, assim também como toda a linha de mochilas.
Em 2014, Mario Tonin entrou em um novo mercado, o atacadista, e construiu o Golden Center Shopping, hoje o maior complexo atacadista do sul do Brasil.
Em dezembro de 2019, nasceu seu primeiro neto, o Pedro, filho do Rodrigo e da sua esposa, Alexandra.
Nesse ano de 2022, a Tonin completa 40 anos e se consolida como líder nacional em artigos de viagem. Toda a família atua nas diversas empresas do grupo.

REPORTAGEM: Claudia Iembo