O desafio do novo ensino médio em escolas públicas e privadas

Muito se vem falando sobre mudanças que irão ocorrer no ensino médio a partir deste ano.A novidade será a presença

Muito se vem falando sobre mudanças que irão ocorrer no ensino médio a partir deste ano.
A novidade será a presença de novos componentes no currículo escolar, como Mundo do Trabalho, que vai trabalhar as perspectivas, tipo de profissionais que o mercado pede; e Cultura Digital e as Tecnologias, o uso das tecnologias, das redes sociais, plataformas de música e de vídeos voltado ao estudo.
A alteração foi aprovada por lei em 2017, com o objetivo de tornar a etapa mais atrativa e evitar que os estudantes abandonem os estudos.
O cronograma definido pelo Ministério da Educação estabelece que o novo modelo comece pelo primeiro ano do ensino médio. Em 2023, a implementação segue, com o primeiro e segundo anos e, em 2024, o ciclo de implementação termina, com os três anos do ensino médio.
Esse processo gerará outra mudança nas escolas, a ampliação da carga horária. De 800 horas/aula para mil horas, aumentando de cinco períodos para seis.
No entanto, do total destas mil horas, 30% poderá ser assistida de forma remota pelo aluno. Já para o professor é necessária sua presença em sala de aula. Além disso, os professores à frente dos novos componentes deverão passar por uma capacitação.

REPORTAGEM: Adriana Lins