“O nosso papel é cuidar”: a atuação dos profissionais de saúde no Dezembro Vermelho

Campanha chama a atenção para prevenção da AIDS e também direitos dos portadores do vírus

Instituída pela Lei nº 13.504/2017, a campanha Dezembro Vermelho tem como objetivo conscientizar, prevenir e informar a sociedade sobre o vírus HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. O mês foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro.

De acordo com a coordenadora dos cursos da área da saúde do Senac Farroupilha, Lea Monteme, a mobilização é fundamental, pois “chama a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV”. Ela destaca que os profissionais de saúde exercem papel indispensável para o fortalecimento da campanha e disseminação de informações seguras sobre o tema. Lea salienta que os cursos da área da saúde do Senac abordam campanhas como o Dezembro Vermelho por meio de conscientização, “principalmente com jovens e adolescentes, entrando em sala de aula e falando sobre o assunto. Além disso, trabalhando também em rodas de conversa com colaboradores e demais alunos da escola”.

Nesse contexto, a educadora ressalta o trabalho dos técnicos em enfermagem através de ações educativas com foco na diminuição do preconceito. “O Técnico em Enfermagem consegue contribuir atuando na prevenção e educação em saúde, desmistificando assim alguns tabus sobre ser portador do HIV e incentivando também as pessoas soropositivas a buscarem tratamento”, comenta.

Quanto às estratégias para garantir que os profissionais estejam atualizados em relação as mudanças e avanços nos cuidados de pacientes com IST’s, a docente explica que o principal meio é o estudo. “Informação é poder e quanto mais se sabe, melhor será a atuação e o auxílio na conscientização”, aponta.

No que diz respeito aos desafios enfrentados pelos profissionais e estudantes da saúde no Dezembro Vermelho, a docente pondera que a principal dificuldade é o acesso aos pacientes, uma vez que muitos possuem medo ou vergonha de fazer testes ou buscar tratamento.  “Isso demanda dos alunos muita coerência e sabedoria. Devem desenvolver a comunicação, escuta e o acolhimento sem julgamento. Pois cabe pessoa carrega uma história e não nos cabe, enquanto profissionais da área da saúde, julgar. O nosso papel é cuidar”, frisa.

E para quem deseja ingressar na área e contribuir com a promoção da saúde, o Senac Farroupilha está com inscrições abertas para o curso Técnico em Enfermagem com início em abril de 2024. A escola ainda está participando da campanha de antecipação, que oferece até 35% de desconto em matrículas para 2024. O cupom de desconto VEM24 pode ser aplicado até o dia 15 de janeiro. Mais informações sobre a campanha de antecipação podem ser obtidas pelo site https://senacrs.com.br

Para saber mais, os interessados podem acessar o site da escola, comparecerem presencialmente na rua da República, 617, no bairro Centro, ou entrar em contato pelo WhatsApp (54) 99272-7097.