Os 90 anos do Hospital São Carlos
Diretoria do Hospital , colaboradores e apoiadores da comunidade participaram da missa solene de homenagem
O fim de tarde de 17 de fevereiro, dia do aniversário do Hospital São Carlos, foi de agradecimento à existência da casa de saúde, em missa celebrada na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, da qual participaram autoridades da cidade, membros da diretoria, funcionários do hospital e comunidade.
Ao final da missa, conduzida com palavras de apreço e gratidão do padre Gilmar Marchesini, bandeiras do hospital foram entregues aos funcionários e participantes da solenidade que marcou os 90 anos do São Carlos.
Nas palavras de Césio Verona, presidente do Conselho de Administração do HBSC, um pouco da história e dos agradecimentos aqueles que contribuíram e contribuem para que a instituição chegasse ao patamar em que se encontra hoje.
AÇÃO DE GRAÇAS 90 ANOS DO HOSPITAL SÃO CARLOS
“Neste dia de Ação de Graças e de celebração pelos 90 anos do Hospital São Carlos vamos lembrar um pouco de sua origem, sua trajetória e do futuro que pretendemos para esta casa de saúde que tanto bem tem feito para a comunidade farroupilhense e para os municípios vizinhos.
Pela necessidade de ter uma casa de saúde que pudesse prestar assistência à comunidade foi que, em 17 de fevereiro de 1934, 142 pessoas da comunidade se reuniram para formar uma sociedade com o fim específico de construção de um hospital. Então, com a doação de recursos destas pessoas e famílias e com o engajamento de outros membros da comunidade surgiu o Sanatório Nova Vicenza que, em 1945, passou a se chamar Hospital São Carlos.
Em 1949 a Mitra Diocesana de Caxias do Sul assumiu o controle do Hospital, que passou a ser administrado pelas irmãs da congregação de São Carlos Borromeu.
Um fato interessante a ser lembrado é que, no estatuto de criação do hospital, foi definido que um dos fins visados era a manutenção para o serviço de enfermaria de tantas freiras católicas quantas fossem necessárias ao bom andamento dos serviços internos. Vemos, então, que o trabalho e a participação das irmãs scalabrinianas iniciou desde a fundação do hospital. A elas queremos deixar nossos profundos agradecimentos e o nosso aplauso.
Em 1989, por solicitação do executivo municipal, a Mitra Diocesana transferiu as suas cotas de participação do hospital para o município de Farroupilha que passou a destinar recursos mensais para a manutenção do hospital.
Em 2003 o município saiu da participação societária do hospital e o São Carlos passou a ser uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, recebendo recursos públicos do município, do estado e da união, dos quais presta rigorosamente contas da sua destinação e assim permanece até os dias atuais.
Após passar por muitas e sérias dificuldades, o hospital, através de um sistema de gestão ágil, eficiente e de conhecimento profundo da área hospitalar, com o apoio da comunidade e de muitas pessoas, está buscando o saneamento de suas dívidas e cumprindo rigorosamente as normas técnicas da vigilância sanitária. Também está se reestruturando e se modernizando para proporcionar aos seus usuários uma boa estrutura física, equipamentos modernos e de ponta, além de manter equipes com capacidade técnica qualificada e com formação constante.
Hoje o hospital conta com duas modernas Unidades de Tratamento Intensivo e um Centro Obstétrico com maternidade e ala de internação materno-infantil, sendo referência para diversos municípios da região e, recentemente, foi inaugurada uma nova estrutura para melhor acolher aos que buscam atendimento particular, aos conveniados dos onze planos de saúde e aos que buscam atendimento pelo Sistema Único de Saúde.
Por ter ótimas condições, o Hospital é referência de alta complexidade para 34 municípios de nossa região.
Neste momento de comemoração, nossa reflexão é direcionada aos trabalhadores da saúde, que têm pleno conhecimento de seu papel e de sua enorme importância no funcionamento do hospital e que dedicam suas vidas a cuidar da saúde das pessoas. Igualmente temos que agradecer aos gestores e associados por sua dedicação e comprometimento e, especialmente, à comunidade que, como fez em 1934, construindo seu próprio hospital, continua a dar sua parcela de colaboração para a manutenção e modernização deste equipamento de saúde, principalmente nestes tempos de grandes dificuldades.
Obrigado a todos os que deram sua contribuição, quer seja como fundadores, contribuintes, colaboradores e administradores. Este trabalho foi fundamental para possibilitar um bom atendimento a todos os que necessitaram de auxilio nestes 90 anos. Que Deus os recompense por tudo.
Obrigado ao prefeito municipal Sr. Fabiano Feltrin, aqui representado pelo vice-prefeito Sr. Jonas Tomazini, que nos dá o apoio necessário e que entende que o hospital é de suma importância para o atendimento à saúde do povo farroupilhense.
Obrigado ao Padre Gilmar, que nos permite este momento de celebração e Ação de Graças e que muito nos tem apoiado.
Parabéns Hospital Beneficente São Carlos pelos 90 anos de fundação e parabéns e obrigado comunidade farroupilhense por tudo que tem feito por nosso hospital”.