Ponte de Nova Roma tem o nome e a bênção de Nossa Senhora de Caravaggio

O trabalho lento, complexo e realizado até mesmo durante a madrugada foi possível graças às doações que mobilizaram toda a comunidade e à fé depositada na imagem da Santa de Caravaggio, colocada no local no início das obras. Nesse sábado, dia 20, a nova ponte será inaugurada. Uma data em que um importante capítulo da história de Nova Roma será escrito, para ser contado às futuras gerações e aos visitantes que passarem pelo local

Cento e trinta e oito dias separam o 04 de setembro de 2023 até este sábado 20 de janeiro de 2024. Pouco mais de quatro meses de uma jornada épica impulsionada pela fé, trabalho e união da comunidade de Nova Roma do Sul para reerguer a histórica ponte que une o município a Farroupilha e que tinha sido levada pelas águas. A missão idealizada com a criação da Associação dos Amigos de Nova Roma somou apoios, ganhou entusiasmados colaboradores e gerou resultados concretos, traduzidos na inauguração da nova ponte, neste dia 20 de janeiro de 2024. Um exemplo para o Brasil, sob as bênçãos e a proteção de Nossa Senhora de Caravaggio, nome com o qual vai passar a ser chamada agora, a outrora “Ponte de Ferro”.


A execução do trabalho de construção da nova ponte metálica levou pouco mais de dois meses. Ao todo foram utilizadas 400 toneladas de aço e concreto. Cada lado da estrutura tem 62 metros de comprimento, totalizando 124 metros de extensão. FOTO: Associação Amigos de Nova Roma

A expectativa é de que será uma grande festa, realizada próxima a cabeceira, com programação especial, iniciando na parte da manhã, às 9h30min, com a cerimônia de inauguração da Ponte Nossa Senhora de Caravaggio, seguida de confraternização, com direito a shows de Pedro Ernesto e a Banda Rosa’s, além da venda de alimentos e bebidas.


O nome da ponte metálica, conforme o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch, foi um pedido da Associação Amigos de Nova Roma, criada com a participação de empresários, agricultores e moradores, que tem como presidente, Tranquilo Tessaro. Todos acreditam que a imagem da Santa colocada no local desde o início das obras protegeu os trabalhadores, contribuiu para que o prazo de construção fosse menor do que o previsto e por tudo transcorrer de forma positiva. “Fomos guiados pela fé”, comentam os integrantes da associação.


A antiga Ponte de Ferro representava não apenas uma das principais vias de acesso entre os municípios de Farroupilha e Nova Roma do Sul. Ela era um bem histórico, turístico e cultural, que fazia parte, desde sua construção, em 1930, do cotidiano da população.

FOTO: Associação Amigos de Nova Roma

A enchente, que assolou a região no início de setembro do ano passado, destruiu sua estrutura, que foi levada pela força das águas do Rio das Antas. Nesse cenário de destruição, medo, incertezas e tristezas, sobraram apenas seus pilares de mais de 90 anos. A história poderia ter seu final neste momento, no entanto, a força, coragem, necessidade e vontade de se reerguer motivaram os moradores que, unidos conseguiram construir uma nova ponte. Destaque para o esforço, união e empenho da população que merece ser comemorado.


Conforme o prefeito da cidade, Douglas Pasuch, com a destruição da ponte, os acessos ficaram restritos a uma estrada de chão, que aumentava muito o trajeto, e a travessia pela balsa, mas essa dependia das condições do Rio das Antas. “Já estávamos prevendo prejuízos incalculáveis na economia do município, então os moradores se mobilizaram e criaram a Associação Amigos de Nova Roma, com o objetivo de arrecadar recursos e reconstruir a ponte, estimada em um custo de R$ 6 milhões”, ressaltou Pasuch. “O governo do Estado sinalizou que construiria uma nova ponte, próxima a antiga, no entanto, não havia prazo de início e conclusão da obra e dependíamos dessa travessia, por isso nos empenhamos nessa ação que demandou muito esforço e coragem de cada um dos envolvidos”, reforçou o prefeito.


Pasuch ressaltou ainda o quanto foi importante a união de todos. “Precisamos destacar que esse sentimento começou de uma forma muito forte com todas as lideranças políticas engajadas. E, com relação a comunidade, cada cidadão merece uma referência especial. Todos se envolveram e contribuíram de alguma forma, seja através de valores, mão de obra ou materiais. As pessoas estavam ligadas a ponte pela sua história, significado e pela necessidade. Nova Roma se desenvolveu a partir dessa ponte e todos entenderam que precisávamos nos unir para resolver a situação, ninguém faria esse trabalho por nós”, enfatizou o prefeito.


Importante frisar que o período sem a ligação direta entre as cidades causou diversos prejuízos para Nova Roma do Sul. A previsão, a partir do retorno do acesso, é a normalização desses serviços no município. “Conseguimos fazer a ponte com a associação, que foi criada com o propósito de construí-la o quanto antes. Se nós esperássemos mais tempo sem essa ligação, a cidade pararia. A saúde teria problemas maiores e provavelmente teríamos casos de moradores deixando a cidade”, acrescentou Pasuch.


A arrecadação segue, a associação ainda não possui o valor total previsto na conta. As pessoas podem auxiliar com doações, acessando o endereço: www.amigosdenovaroma.com.br ou nas redes sociais da Associação Amigos de Nova Roma.

REPORTAGEM: Adriana Lins