Famílias pioneiras e presidente da Conab recebem homenagem pela presença da agricultura familiar na Expointer

Empresas de Farroupilha como Paraiso das Cabrinhas e a Puro Sabor também foram lembradas pela participação pioneira no Pavilhão da Agricultura Familiar

Marta de Aranha Haupt, da agroindústria familiar Paraíso das Cabrinhas, de Farroupilha, uma das empresas de presença precursora no Pavilhão da Agricultura Familiar e que comercializava, principalmente, produtos à base do leite de cabras, foi uma das homenageadas, junto com o ex-deputado Edegar Pretto, na comemoração dos 25 anos de participação das pequenas agroindústrias na maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a Expointer. Outra agroindústria familiar de Farroupilha que foi lembrada era da família de Odete da Cas, a Puro Sabor.

Em nome das famílias homenageadas, Marta se manifestou lembrando das dificuldades enfrentadas já na primeira edição em que a Expointer contou com um espaço específico para as famílias venderem seus produtos. Ela recordou o descontentamento manifestado pelas grandes indústrias e destacou, principalmente, a união entre os produtores e o apoio do governo para superarem as dificuldades.

O ex-deputado gaúcho e atual presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, está entre as pessoas e famílias, inclusive de Farroupilha, homenageadas por terem contribuído para garantir a presença e o protagonismo da Agricultura Familiar na Expointer, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina. A iniciativa foi realizada segunda-feira, dia 26 de agosto, na 47ª edição do evento, durante o lançamento do livro “25 anos da Agricultura Familiar na Expointer, do desafio ao sucesso”, de autoria do jornalista André Simas Pereira.

Pretto recebeu a homenagem por ter criado a lei que facilitou a comercialização de produtos de origem animal fora do município de origem, por meio do Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar (Susaf), também conhecido como a Lei das Agroindústrias Familiares. Antes desta regulamentação, as agroindústrias tinham suas vendas restritas ao município em que estavam sediadas. Com o Susaf, essa realidade mudou e elas puderam vender os seus produtos em todo o estado. 

O projeto foi apresentado por Pretto no seu primeiro mandato como deputado estadual, em 2011. No mesmo ano, a lei foi sancionada pelo então governador Tarso Genro. Hoje, são 287 estabelecimentos credenciados e 175 municípios com adesão ao Susaf. Tendo como referência o Rio Grande do Sul, outros estados já possuem a mesma legislação, como é o caso do Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso e Bahia. 

“Nós fizemos esse projeto com 12 audiências públicas pelo Rio Grande do Sul e o aprovamos por unanimidade na Assembleia. A Lei do Susaf permite, por exemplo, que as agroindústrias venham para a Expointer sem precisar de um decreto do governador autorizando elas a virem. Na prática, significa mais trabalho e renda no campo e acesso a alimentos de qualidade a quem está na cidade”, acrescentou Pretto.

A homenagem foi simbolizada com a entrega de uma cuia com a inscrição comemorativa aos 25 anos do Pavilhão da Agricultura Familiar. A organização foi de uma comissão de dirigentes da Secretaria da Agricultura no governo Olívio Dutra, criador do Pavilhão, composta por José Hoffmann (secretário), David Estival (chefe de gabinete), Ângelo Menegat (diretor-geral) e Inácio Benincá (diretor do Departamento da Agricultura Familiar).

Além do presidente da Conab, também receberam a homenagem os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, os ex-ministros do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, Guilherme Cassel e Pepe Vargas, a equipe da Secretaria da Agricultura do governo Olívio e famílias expositoras que participaram das primeiras edições da feira, como é o caso de duas agroindústrias de Farroupilha, a Paraiso das Cabrinhas e a Puro Sabor.