Projeto Bem Cuidar assiste gestantes do CRAS I

Além de levar informações e assistência às gestantes, o projeto conta com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Habitação e Assistência Social e também com profissionais liberais que proporcionam momentos inesquecíveis a elas

Cada fase da vida de uma mulher carrega seus desafios e suas belezas. Uma das mais significativas, a gestação, requer atenção especial e é exatamente esta a essência do Projeto Bem Cuidar, do Centro de Referência de Assistência Social, CRAS I, que abrange os bairros Industrial, Monte Pasqual, Alvorada, Ipanema e América. Nele, as mães recebem informações sobre as adequações necessárias para este período.
Quem explica mais é o coordenador do CRAS I, Rafael Ames: “Com atendimentos semanais, reunimos um grupo de 17 gestantes em situação de vulnerabilidade social para transmitir informações relevantes desta fase da vida, além de prover a quem necessita uma assistência que proporcione um enxoval mínimo para o bebê”.
Com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Habitação e Assistência Social, o CRAS I oferece o projeto a cada três meses para as gestantes que procuram o atendimento na unidade. Recentemente 17 gestantes foram atendidas e para a próxima etapa, novas vagas serão abertas conforme a necessidade, segundo o coordenador.
O projeto ainda conta com a participação voluntária de alguns profissionais liberais, como a fotógrafa Débora Malinverno e a maquiadora e cabeleireira Silviane De Bona Denardi.
Fazer parte de um momento tão especial na vida dessas gestantes me deixa realizada e muito feliz, pois sei que esses registros irão eternizar para sempre esse momento único! Fotografei quatro mães maravilhosas, que puderem escolher vestidos da minha coleção e maquiagem e cabelo pelas mãos de fada da Silviane. Defino esse trabalho como uma realização pessoal e um presente a elas que fazem parte de minha vida. Quando recebi um relato de umas das mães chorando de emoção por ver a beleza de suas fotos, meu coração se orgulhou por saber que o objetivo foi alcançado com maestria”, conta a fotógrafa.
“Fiquei muito honrada por ter sido convidada a participar deste projeto. Quando a Débora me falou desta oportunidade de ajudarmos, com o nosso trabalho, a proporcionar um momento único na vida destas mães, logo topei. Minha participação seria deixá-las mais lindas, destacar a beleza de cada uma através da maquiagem e cabelo, para que elas se sentissem maravilhosas e empoderadas e que isso ficasse gravado, registrado na fotografia da Débora”, explica Silviane.

Quem recebe
“Participar do projeto foi muito importante para mim porque no começo da gestação eu tive problemas com depressão, então poder trocar experiências, sair de casa e aprender mais sobre a gravidez foi muito bom! ”, diz Kelly Cavalheiro, mãe de Otávio, nascido no último dia 11.
Para ela a emoção de se ver produzida e grávida – pelas lentes da fotógrafa – foi grande. “Eu não tinha noção da minha barriga e participar da perfeição do ensaio fotográfico foi um presente muito bem-vindo”, conta Kelly.
Gestação concluída, bebê nos braços e a recordação dos momentos proporcionados pelo projeto Bem Cuidar encontra espaço definitivo dentro de cada mãe que dele participa.
A próxima etapa acontece em outubro e para participar as interessadas da área de abrangência do CRAS I devem procurar a unidade com carteira de identidade e de gestante.
O CRAS I fica à Rua Antonio Benvenutti, 67 – Bairro Industrial. Fone: (54) 99980.5101.

REPORTAGEM: Claudia Iembo