Projeto Mais Raquetes quer levar esporte para todos

A prática de atividades tem o poder de desenvolver no indivíduo valores como disciplina, organização, sociabilidade e respeito. Além disso, cria oportunidades de crescimento pessoal, desenvolvimento e coordenação motora, sem falar na possibilidade de troca de experiências e aprendizado contínuo

Com o objetivo de oferecer todos esses benefícios, o Giovana Campo Clube, tradicional na prática da modalidade de tênis no município, criou o “Mais Raquetes”, que em parceria com a secretaria de Educação está atendendo estudantes da rede municipal de ensino, com idade entre 7 e 12 anos.
O projeto social iniciou há um mês e conta com 40 alunos. São duas turmas de 20 estudantes cada, divididas entre aulas na quarta-feira a tarde e sexta pela manhã. O primeiro encontro teve a presença de Valério Lobato, o fundador do clube e pioneiro em trazer o tênis para o município.
Conforme o idealizador do Mais Raquetes e presidente do clube, Cassio Cota, a ideia surgiu como uma forma de oportunizar às crianças a prática de um esporte, ao mesmo tempo desmistificar o conceito de que o tênis é uma modalidade de elite, e que todos podem praticar e se beneficiar dele. “Levamos essa proposta à secretária de Educação Luciana Zanfeliz, que prontamente nos auxiliou a colocar em prática. As crianças iniciantes neste projeto piloto fazem parte de quatro escolas do município e atendem a critérios estabelecidos pela secretaria. Em contrapartida nós iremos acompanhar como eles estão indo nas atividades escolares, suas notas e frequência. O aluno precisa entender que para participar do projeto também terá que se empenhar na escola. É uma forma de motivação”, ressalta o presidente.
De acordo com Cota, a intenção é levar o esporte para todos. “Queremos poder oferecer a essas crianças o conhecimento de algo novo, desenvolver a técnica de uma atividade que pede muita concentração, foco, mas também onde elas possam aprender a interagir com os colegas. Acreditamos que podemos nos tornar pessoas melhores através da prática esportiva e, com isso contribuir para o fortalecimento do local onde estamos inseridos”, destaca.
A secretaria auxilia no transporte e lanche das crianças e o clube dá todo o suporte como a orientação através dos professores Cristian Gomes e Diego Candido, ambos voluntários nesse projeto. Com isso, a gurizada aprende desde os ensinamentos básicos até técnicas avançadas do esporte. “Neste momento estamos trabalhando com o que temos disponíveis, como bolas e raquetes do clube, e com o auxílio dos sócios que nos ajudam muito, por exemplo, com protetores solares para as crianças e proteção dos cabos das raquetes, mas a intenção é conseguirmos mais parceiros para outras melhorias, como confecção de uniformes e bonés. Desejamos que esse projeto cresça ainda mais”, enfatiza Cassio.
A ideia para o próximo ano é ampliar a ação em até 80 estudantes. Está nos planos a participação em campeonatos. “Muitas dessas crianças já estão mostrando aptidão e talento para o tênis, então podemos pensar sim, no futuro, em levá-los para torneios. Quem sabe, através deste projeto, surja um grande atleta e referência nesse esporte?”, acrescenta Cassio.
Para as crianças, a atividade está sendo extremamente positiva. Atentos às orientações dos professores, vão mostrando que a iniciativa está dando certo.


Clube vai completar 40 anos

O tradicional Giovana Campo Clube, em 2022, comemora quatro décadas, onde a prática do tênis sempre foi protagonista da história.
O clube atualmente conta com 180 sócios que contam com uma estrutura de quadras de tênis, Beach Tennis, campo de futebol e piscina, além de um espaço para almoços, jantares e demais eventos. O Giovana também oferece aos sábados almoço aberto ao público em geral. No final de novembro acontece o torneio interno de Beach Tennis e no dia 4 de dezembro a competição de tênis, também interna, mais uma forma de reunir os sócios e confraternizar através do compartilhamento do esporte.

FOTO: Adriana Lins
FOTOS: Adriana Lins – Reprodução: Jornal O Farroupilha