Revivendo a história da Grande Guerra

Fotógrafo e jornalista Adroir da Silva, refaz fotos históricas da Segunda Guerra Mundial na Europa

A II Guerra Mundial foi um dos fatos mais marcantes de toda história da humanidade, principalmente por envolver todo o planeta e por ser um confronto que foi amplamente documentado, tanto em vídeo, como em fotos.
Foi esse interesse pela história e a oportunidade de conhecer de perto os locais onde os conflitos aconteceram que levaram o jornalista e fotógrafo de Farroupilha Adroir da Silva a pontos chaves do conflito na Europa. “Sempre estudei muito sobre o tema, não só sobre a guerra em si, mas principalmente sobre as causas que a antecederam e também suas consequências e sempre foi um sonho visitar e fotografar esses locais”, pontua Adroir.
O fotógrafo explica que produziu mais de 10 mil fotos em 23 dias de viagem. “Produzi muito material fotográfico, até mais que o planejado. Consegui visitar oito países, 12 cidades e mais de 30 locais que de alguma forma se envolveram nas batalhas”.
Sobre o local mais marcante em que fotografou, Adroir é direto ao apontar os Campos de Concentração na Polônia. “Fotografar em Auschwitz foi uma experiência angustiante. Há uma tristeza no ar, um silêncio perturbador. É difícil descrever a sensação, assim como é difícil explicar como pode ter existido um lugar como Auschwitz”, finaliza.
Para o futuro, Adroir planeja visitar mais alguns países que também foram importantes no contexto da guerra, como a Itália, por exemplo, e na medida do possível expor todas as fotos, primeiramente na internet, depois em um livro.

Adroir da Silva é graduado em jornalismo e tem a fotografia como sua grande paixão.

Mora em Farroupilha há mais de 35 anos.

Já venceu o Prêmio ICOM em 2015, na categoria fotografia, representando o Jornal O Farroupilha.

Acompanhe mais do trabalho do fotógrafo no instagram: https://www.instagram.com/adroir/#