Roberto Jacob Alquati e sua múltipla contribuição com Farroupilha

Em um mundo imediatista, de informações efêmeras, compartilhar memórias que eternizam momentos, fatos e pessoas é um privilégio.
Neste grupo, figura o veículo que guarda a história da cidade como essência de sua própria existência. Pelas páginas do Jornal O Farroupilha dividimos a vida com você desde 1981. Boas recordações sempre têm espaço conosco. “Sinta a nossa cidade” ontem, hoje e sempre.

Amigos, familiares e colegas dos Correios e da atividade política se despediram no dia 07 de setembro, de Roberto Jacob Alquati.
Nascido em 02 de setembro de 1943, faleceu aos 80 anos no dia 06 de setembro. Enumerar todas as participações de Alquati na vida pública de Farroupilha encheria páginas e páginas de um livro que com certeza ele poderia ter escrito. Registramos aqui alguns dos fatos dos quais gostava de participar.

Registro histórico de sua participação na inauguração do Concatto Hotel no final dos anos 80. Na foto que registra os fundadores Constantino e Margarida Concatto, Alquati está entre o padre que fez a benção e o ex-prefeito Wilson Cignachi.
No PSDB, foi um dos articuladores, fundador e incentivador de novas lideranças. A foto registra Alquati, Osvaldo Dal Santo, Jonas Tomazini, Felipe Kuhn Braun , Avelino Tarigo e Ismael Araldi. Sentados: Darci Levis, Eloi Guasselli, Diego Tormes e Rosa Angela Menegazzi.
Em outro momento do PSDB, a filiação de Cristian Douglas Castello Branco (popular Bolaxa)
Outro registro de Alquati entre os tucanos com a presença do ex-reitor da UCS e ex-deputado federal Rui Pauletti (sentado de camisa branca). Nesta foto aparecem entre outros, Danilo Vendrúsculo, Antonio Rufatto, Jonas Tomazini, Cenair Gomes da Silva.


Foi com entusiasmo que participou do evento que reuniu, 50 anos depois, os colegas da Turma de 1959 do Colégio São Tiago, ocasião em que fez questão de registrar um artigo no jornal O Farroupilha e que reproduzimos nesta página, uma mostra de seu talento e apreço pelas amizades.

Os nomes dos artistas da foto: 1ª fila: Romeu Rigo, Sedenir Taufer, Vicente Barbizan, José Casanova, Roberto Alquati, Irmão Selvino Susin, Irmão Modesto Piva (professores); 2ª fila: Antonio Nicoletto, João Luiz Sonza, Cleber Pesca, Gersone Bonfanti, Harley Bidone, Luiz Carlos Matos Bach; 3ª fila: Clóvis Batistella, Marcos Tonin, Ivo Piccoli, Vitório Vassoler, Ivo Schneider, Cláudio Chiele.

LÁGRIMAS DE ALEGRIA

Foram horas de pura emoção. Cinqüenta anos depois, os formandos do Ginásio São Tiago, de Farroupilha, reuniram-se para recordar, segundo alguns, “os melhores anos de suas vidas”.
Os organizadores do encontro, ansiosos, esperavam os colegas nas escadarias do velho São Tiago, palco de tantas histórias e lembranças inesquecíveis.
Os que vieram de longe surpreenderam-se com a pujança da cidade que conheceram pequena, hoje cheia de edifícios e sinaleiras.
Afinal, todos tinham, à época, entre 15 e 19 anos, e o mundo – em 1959 -, era outro; os habitantes de Farroupilha viviam mais tranqüilos e aquela turma, de 30 jovens idealistas, era realmente feliz. Em 13 de dezembro concluíram o curso ginasial, com pompa e circunstância, paraninfados pelo governador do Estado, Leonel Brizola.
Depois de percorrer as salas de aula e os corredores do sempre imponente prédio do Ginásio São Tiago dos Irmãos Maristas (hoje CESF), local marcado para o encontro oficial, os amigos de 50 anos atrás confraternizaram-se nas dependências do Parque dos Pinheiros.
E todos externaram suas emoções. Com palavras, ou com lágrimas de alegria, ao verificar, durante as falas, que os velhos amigos lembravam episódios singelos e marcantes, passagens inesquecíveis, guardadas na memória de uns, relembradas por outros.
Afinal, éramos protagonistas da história, a nossa história, escrita dentro dos nossos corações, que compartilhamos com nossos familiares, convidados e autoridades que assistiram orgulhosos aqueles sessentões emocionados recordando os melhores anos de suas vidas.
Nas histórias foram lembrados, com muito carinho, todos os colegas e professores falecidos.
A mensagem, encaminhada pelo ex-professor, Irmão Alfredo, impossibilitado de comparecer, emocionou a todos pela referência feita “à Amizade – que tão bem faz ao ser humano, quando vivida com Sabedoria e Amor e que vocês souberam administrar ano após ano, até esta data de meio século”.
Os próximos encontros já estão marcadas: 13 de dezembro de todos os anos… nas escadarias do “velho São Tiago” ….. dos Irmãos Maristas ….. de Farroupilha …

Um abraço afetuoso e até lá.!!
Roberto Alquati