Salgado Filho reabre parcialmente para voos em duas semanas
Empresa que administra o terminal aeroviário mais importante do Rio Grande do Sul anunciou que a retomada dos voos vai ser no dia 21 deste mês
A Fraport Brasil, empresa que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, anunciou que as obras de recuperação do aeródromo seguem conforme o cronograma, com previsão de reabertura parcial em 21 de outubro. A primeira fase da reestruturação envolve a finalização da pavimentação e da sinalização da pista, permitindo a retomada das operações em um trecho de 1.730 metros.
Segundo comunicado, os equipamentos essenciais para o balizamento e iluminação já foram recuperados e estão em fase de testes. As taxiways Foxtrot e Delta, além da taxiway Mike, já tiveram suas obras concluídas. A subestação de energia responsável pelos auxílios visuais foi religada e passará por inspeções nos próximos dias.
Até esta quinta-feira, 10 de outubro, uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv), da Aeronáutica, realizará inspeções nos equipamentos PAPI (Precision Approach Path Indicator) do aeroporto. Esses voos de inspeção são comuns e costumam atrair a atenção dos moradores da cidade.. Outros sistemas, como TI e as escadas rolantes, também estão em fase de conclusão para garantir a operação do terminal.
A reabertura parcial do Salgado Filho – interditado desde que foi completamente alagado pela enchente do Guaíba que tomou Porto Alegre, depois das fortes chuvas do começo de maio no estado – permitirá até 128 voos diários, entre 8h e 22h, operados por Azul, Gol e Latam. As rotas confirmadas incluem destinos como Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Guarulhos, e o eixo econômico e turístico mais importante do país, Rio de Janeiro e São Paulo.
Presença presidencial
O presidente Luis Inácio Lula da Silva deve vir a Porto Alegre na próxima semana, quando acompanhará a reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A agenda ainda está em fase de definição, mas a expectativa é que a visita ocorra na sexta-feira, 18 de outubro, ou no sábado, 19. A equipe presidencial avalia possibilidade de usar a pista reformada do terminal para a chegada de Lula, ao invés da base aérea de Canoas, como costuma ocorrer.