São Carlos realiza simulação de emergência neste sábado

Treinamento ocorre a partir das 10h e não causará impacto no trânsito

O Hospital São Carlos (HBSC), de Farroupilha, realiza neste sábado, 23, mais uma simulação de situação de emergência, a partir das 10h. O treinamento deve durar poucos minutos e será realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros. A comunidade e o trânsito não serão prejudicados pela movimentação dos veículos de resgate. O simulado será feito na Sala de Recuperação (Sare), no terceiro pavimento do HBSC, para onde são direcionados os pacientes após as cirurgias, antes de serem liberados para os quartos, ou as pessoas que tenham sido submetidas a exames como colonoscopia e endoscopia, realizados no Bloco Cirúrgico.

A simulação de emergência servirá para testar o protocolo de evacuação do prédio em situações de maior gravidade, para os centros fechados. Com a aprovação do teste, o protocolo será adotado tanto para a Sare quanto para o Centro Obstétrico, Bloco Cirúrgico, as Unidades de Terapia Intensiva I e II e o Centro de Materiais e Esterilização (CME). Toda a simulação será realizada pela brigada de emergência do hospital, formada por 25 colaboradores treinados para atuar em situações como essa. Durante a atividade, serão evacuados pacientes fictícios que estarão ligados a monitores, como em uma situação real.

“A gente precisa entender se os fluxos que montamos são efetivos e funcionais. A partir do que vamos ver com a simulação, poderemos modificar esse protocolo. Vamos poder testar várias situações, como a manutenção dos equipamentos, o cuidado com o paciente, entre outros. A cada simulado, aumentamos o nível de dificuldade”, explica Lúcio Velho, técnico em Segurança do Trabalho do HBSC.

Foto: Luciane Modena