Sebrae de Caxias do Sul se prepara para apoiar caravanas que sairão de diferentes regiões do estado para a Mercopar
Diversas missões empresariais vão visitar a maior feira de inovação industrial
da América Latina

A Regional Serra do Sebrae RS, em Caxias do Sul, está se preparando para receber e dar suporte aos visitantes das missões empresariais para a Mercopar 2025, a maior feira de inovação industrial da América Latina, que reforça o papel do município como polo estratégico da indústria nacional. Em sua 34ª edição, a Mercopar será realizada de 14 a 17 de outubro no Centro de Feiras e Eventos Parque da Uva.
Segundo Gustavo Rech, gerente da Regional Serra, os atrativos para os empresários são diversos. “Além do potencial para fechamento de negócios, o participante terá acesso às principais tendências e tecnologias que estão transformando a indústria nacional e global”, destaca. O evento é uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio Empresarial (Sebrae) e Sistema Federação das Indústrias do Rio Brande do Sul (Fiergs).
- Sete regionais do Sebrae RS – Metropolitana; Centro; Vales do Taquari e Rio Pardo; Noroeste; Sinos, Caí e Paranhana; Sul; e Norte – promoverão missões empresariais.
- Os inscritos terão direito a transporte gratuito e acesso à feira em Caxias do Sul. As despesas pessoais, como alimentação, ficam por conta de cada participante.
Para o gerente, essa estrutura logística é um incentivo extra. “O participante tem a oportunidade de estar em um evento que, além dos negócios, é preparado para conexões. O networking é uma das marcas da Mercopar”, reforça. Em 2024, a feira recebeu 42 mil visitantes, sendo 60% deles ocupantes de cargos de decisão – um indicador do potencial de geração de negócios.
- A feira reunirá mais de 500 expositores, entre indústrias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além de representantes da China e da Europa.
- As tradicionais rodadas de negócios, outro ponto forte do evento, também contarão com a presença de empresas dos países que integram o Mercosul.
- De acordo com Rech, a expectativa é repetir, e até superar, os resultados da última edição, quando foram movimentados R$ 935 milhões em 4,8 mil agendas de negócios.
- “Com um espaço de mil metros quadrados reservado exclusivamente para as rodadas, esperamos ampliar o número de participantes”, afirma.
Rech chama a atenção para a Rodada Reversa, que acontece nos quatro dias da feira, a partir das 14h, e que visa aproximar micro e pequenas empresas de grandes compradores, como multinacionais ou indústrias de grande porte. Segundo ele, a partir de uma demanda específica da empresa-âncora – um verdadeiro desafio real –, os fornecedores apresentam soluções em produtos, peças ou componentes.
“É uma conversa comercial, mas também uma troca de conhecimento em áreas técnicas, que possibilita a criação de soluções conjuntas entre fornecedor e comprador”, destaca o gerente. Entre as âncoras já inscritas na Rodada Reversa, estão Hyundai, Bruning, GE Celma, São José Industrial, Truckvan e Mac Jee.
Outro destaque da Mercopar é o espaço dedicado à difusão do conhecimento, com palestras, painéis, fóruns e pitches gratuitos conduzidos por especialistas renomados. Entre os temas confirmados estão o Fórum da Cadeia Automotiva e discussões sobre inteligência artificial nos negócios, inovação, transição energética, sustentabilidade aplicada a resultados e indústria 4.0.
