Sete mulheres de prestígio
Claudia Farinon, Deisi Noro, Estrelita Maris Tocchetto Cignachi, Janete de Fátima Toigo D’Agostini, Marli Machado, Nelma Bergamo Piccoli e Rosane Meggiolaro Cappelletti são as agraciadas com o título Mulher Destaque 2023

20 de março trouxe uma noite calorosa, onde desfilaram vestidos, penteados, maquiagem e claro, muito talento das mulheres que receberam o Título Mulher Destaque 2023 na Câmara Municipal de Vereadores de Farroupilha.
Sete mulheres, cujos nomes foram apresentados pelos partidos que compõem a Câmara em virtude do trabalho desenvolvido na cidade, foram agraciadas e receberam o certificado na sessão solene alusiva ao Dia da Mulher Farroupilhense.
Por trás das palavras de agradecimento de quem ocupou a tribuna, histórias que encerram esforços, dedicação, muitas noites em claro e muito amor pelo o que se faz. Cada uma em seu segmento de atuação, em tempos diferentes, com dons que merecem o reconhecimento alcançado.
No discurso individual, a surpresa pela indicação, mas também a certeza de um trabalho bem feito, tendo o próximo como foco do empenho.
Educação, saúde, gastronomia, vinho. Áreas que projetam o nome da cidade pelo profissionalismo de quem conquista destaque. Brilham elas, brilhamos todos nós.
Marli Machado
Professora em diversas escolas municipais e estaduais de Farroupilha e secretária escolar
A professora aposentada Marli Machado desenvolveu a profissão em diversas escolas municipais e estaduais de Farroupilha e também foi secretária escolar por 12 anos. A indicada pela bancada da Rede Sustentabilidade fez os agradecimentos mais rápidos da noite. “Meu discurso é bem pequenininho. Agradeço pelo reconhecimento e especialmente à Marlene Feltrin, que sempre me ajudou, me incentivou, ela é uma pessoa muito especial em minha vida”, disse, destacando a iniciativa da então vereadora Marlene Feltrin na criação do Dia Municipal da Mulher Farroupilhense (lei 1355 de 1984).

Claudia Farinon
Participou da implantação de importantes centros públicos de saúde no município
A fonoaudióloga Claudia Farinon foi a indicada pelo PDT por ser a profissional que participou da implantação de importantes centros públicos de saúde no município, hospital e clínicas. Em seu agradecimento, Claudia abraçou a classe que representa, a classe profissional das terapeutas que buscam alternativas para aqueles que as procuram.

Deisi Noro
Professora por 33 anos na rede pública municipal
Deisi Noro esteve à frente do Conselho Municipal de Educação. Hoje é autora de dois livros voltados à formação educacional e trabalha na Fundação Marcopolo. A indicada pela bancada do PSB exaltou a mãe e o filho em sua fala e ainda defendeu seu papel de pesquisadora apartidária. “Nunca fui partidária, pois em minha conduta precisei não ter lado. O certo é sempre certo, foi o que conduziu meu caminho”.

Janete de Fátima Toigo D’Agostini
Superintendente do Hospital Beneficente São Carlos
O PL trouxe o merecido reconhecimento à superintendente do Hospital Beneficente São Carlos, Janete de Fátima Toigo D’Agostini. De volta à instituição em 2017, Janete assumiu a missão de transformar em referência um hospital ressurgido das cinzas, por conta da crise financeira e de imagem junto à população há seis anos. Com frases fortes, contou resumidamente sua trajetória profissional de 35 anos de vida hospitalar, mesclando informações de sua vida pessoal. Falou do seu time de estrelas – profissionais do hospital – que trabalha em prol da comunidade. “Eu sou porque vocês são. Deus sempre dá as maiores batalhas aos melhores soldados. Eu amo o que faço e estou imensamente agradecida por este reconhecimento”.

Estrelita Maris Tocchetto Cignachi
Primeira-dama e secretária Municipal de Farroupilha na década de 80
Estrelita Maris Tocchetto Cignachi, primeira-dama e secretária Municipal de Farroupilha na década de 80 foi a indicada do MDB por conta de seu extenso currículo de ações nas áreas da educação e assistência social.
Vivendo em Brasília, ao lado do marido e deputado federal Wilson Cignachi, Estrelita não deixou de mencionar o carinho que recebe das pessoas cada vez que vem a Farroupilha e exaltou que os resultados atingidos ao longo de sua trajetória foram possibilitados pelos “excelentes auxiliares” com os quais contou. “É uma honra ser agraciada por um trabalho do passado que se prolongou. Tudo que foi desenvolvido foi possível graças às equipes que me acompanharam e trago, dentro de mim, como lembrança de ter atingido a alma de muita gente na nossa comunidade, o que se traduz pelos abraços que recebo e a alegria das pessoas quando nos encontram, a mim e ao meu marido. O sentimento de acolhimento na nossa sociedade é muito grande. Deixamos boas lembranças “, disse em seu pronunciamento breve e espontâneo.

Nelma Bergamo Piccoli
Professora e consultora alimentar
Indicada (PP) pela carreira na área da gastronomia, Nelma Bergamo Piccoli contribuiu na formulação de produtos farináceos de importantes empresas da Serra Gaúcha, além de construir experiência como professora e consultora alimentar, criando receitas com o nosso kiwi. Aos 87 anos mantém-se ativa e dedicou o reconhecimento recebido ao filho recentemente falecido, Júlio Alexandre Picolli. “Sou muito feliz por estar aqui. Sempre digo que minha profissão é a mais doce que tem. Esta homenagem dedico ao meu filho que partiu há alguns meses. Estou emocionada e muito grata. O maior orgulho que tenho é ter erguido Farroupilha pela nossa maior festa, a festa do kiwi”, mencionou.

Rosane Meggiolaro Cappelletti
Presidente da Afavin
Findando as celebrações, a atual presidente da Afavin, Rosane Meggiolaro Cappelletti foi a escolha do Partido Republicanos. Rosane destacou o amor e a família em seu discurso, falando de sua trajetória na agricultura e na produção de vinhos e sucos no município. “ Este é um momento inesquecível em minha vida. Por causa do amor estou aqui, por ele nos dedicamos ao vinho, com o melhor que sabemos fazer, contribuindo com o nosso município para que seja reconhecido na vitivinicultura, no turismo e figurar como capital nacional do moscatel”, afirmou.

As sete mulheres também expressaram o reconhecimento pelo trabalho uma da outra em uma noite emocionante, como são todas as ocasiões em que os esforços de uma vida recebem gratidão de forma coletiva.
REPORTAGEM: Claudia Iembo