Soprano é Indústria Sustentável, reconhecida internacionalmente

Soprano é Indústria Sustentável,
reconhecida internacionalmente

Com mais de 65 anos de história, a Soprano atua fortemente nos mercados de construção civil, materiais elétricos, moveleiro e utilidades domésticas com suas cinco unidades de negócios: Fechaduras e Ferragens, Materiais Elétricos, Utilidades Térmicas, Componentes para Móveis e México. São mais de cinco mil itens produzidos para o mercado brasileiro e para os demais países da América Latina.
Para um grupo deste tamanho, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente é assunto sério. Tanto é que recentemente ela conquistou o título internacional de Indústria Sustentável, fornecido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A partir da distinção Indústria Sustentável: Esta Empresa Ajuda a Proteger a Camada de Ozônio, a Soprano, por meio da unidade de Utilidades Térmicas, integra um seleto grupo de empresas que substituíram o uso do HCFH-141b, agente de expansão em espumas de PU utilizado no isolamento de vários produtos, por substâncias não agressoras da camada de ozônio.
“Nos sentimos orgulhosos por esse reconhecimento e por saber que estamos alinhados aos processos de industrialização limpa. A sustentabilidade está presente dentro da cultura da Soprano, e queremos compartilhar essa nossa preocupação com nossos clientes, colaboradores, fornecedores e a comunidade”, destaca Gabriela Becker, analista de qualidade da empresa.
Há mais. “A planta de galvanoplastia situada em Farroupilha, que conta com uma ETE descarte Zero, onde todo o efluente gerado é tratado e retorna ao processo; circuitos de purificação da água dentro do processo produtivo, que garantem ainda mais o reaproveitamento desse recurso. Essa planta também conta com potentes sistemas de purificação do ar, que garantem apenas a liberação de vapor de água em nossos processos de troca térmica, que ocorrem pela emissão de vapores dos banhos galvânicos. Outro fator relevante é que desde 2008 contamos com o uso de energia de fontes renováveis oriundas de energia eólica, solar, hidroelétrica e de biomassa e já iniciamos uma jornada para começarmos a gerar nossa própria energia a partir de painéis solares”, explica Valter Sonda, Diretor de Operações.
Segundo ele, a Soprano é pioneira no país a utilizar a tecnologia de troca iônica nos processos de via úmida há cerca de 20 anos, visando redução de consumo de água e aumento de qualidade do produto final. “Também somos pioneiros em mudanças de processos poluentes, como comprova a conquista do título internacional de Indústria Sustentável pela contribuição na substituição do composto HCFH-141b que auxiliou o Brasil a atingir a meta estabelecida pelo Protocolo de Montreal. É importante citar a unidade de Painéis Fotovoltaicos, instalada em Caxias do Sul e que tem papel importante no aumento de instalações desses sistemas no Brasil, difundindo o uso dessa tecnologia”, ressalta Sonda.
O diretor ainda cita outras ações como: separação e destinação adequada dos resíduos; uso de lâmpadas LED que chegam a ser até 85% mais eficientes; substituição gradativa de empilhadeiras a gás por paleteiras e empilhadeiras elétricas; aplicação de automação ao longo dos anos visando melhora nos processos fabris e redução de esforço de colaboradores e grandes áreas que foram mantidas arborizadas.
As cinco unidades de negócios da Soprano, com seus processos distintos, mantêm a aplicação de práticas sustentáveis, segundo o Diretor de Operações.
“Considerando a história da indústria, que por muitos anos operou praticamente sem preocupações ambientais e considerando a situação atual em que vivemos em termos de consumo de recursos e aumento do aquecimento global, é inegável que não há mais espaço para negligenciar o respeito ao meio ambiente. Também se percebe um movimento muito forte por parte do consumidor, que está mais informado e busca ter maior conhecimento das boas práticas das empresas as quais elas se cercam/consomem e é necessário estar alinhado a isso. Estar nessa trilha de sustentabilidade deixa a Soprano alinhada às expectativas globais, porém com ações locais, minimizando os impactos gerados no nosso entorno. Sabemos também que somente assim um negócio pode manter-se prosperando, inovando e se reinventando”, conclui Sonda.

O grupo Soprano mantém ações sustentáveis em suas cinco unidades de negócios (FOTO: Âncora Produções)

De olho na qualidade de produção e no respeito ao meio ambiente (FOTO: Zero Telöken)