Soprano festeja 70 anos durante reunião-almoço da CIC Caxias com palestra sobre ESG

Encontro comemora trajetória da empresa e promove reflexão sobre sustentabilidade corporativa

Marcando a comemoração dos 70 anos da Soprano, empresa que em sua sede em Farroupilha, especializada em soluções para casa e construção, participou da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) do dia 4 de agosto. Com um público de aproximadamente 300 pessoas, o evento contou com almoço, homenagens e palestra aberta ao empresariado local, clientes e parceiros da Soprano.

Na abertura do evento, o presidente do Conselho de Administração da Soprano, Gustavo Miotti, representou a empresa ao dar as boas-vindas aos presentes, reforçando o papel social da marca. “Festejar 70 anos de história é festejar uma trajetória construída com muito trabalho, visão e, acima de tudo, confiança. Escolhemos adiar nossas comemorações, de 2024 para 2025, por conta de uma das maiores tragédias climáticas da história do Rio Grande do Sul”, disse Miotti.

“Criamos um Comitê de Solidariedade, canalizando nossos esforços para a reconstrução de cidades, escolas e hospitais. Atuamos como acreditamos: com empatia, responsabilidade e presença verdadeira, porque acreditamos que estar presente, de forma verdadeira, é o que nos define. A Soprano nunca foi só indústria. Sempre foi relação, compromisso e construção conjunta com o setor, com a comunidade e com o país”, destacou o executivo.

Durante o evento, também foi destacada a incorporação da empresa Tipi ao Grupo Soprano, movimento estratégico que reforça o momento de expansão da empresa. Fundada em 1970, a Tipi tem sede em Caxias do Sul e é referência nacional no setor de refrigeração e climatização, atuando como importadora e distribuidora multimarcas, além da marca própria Friven. 

A união das empresas amplia a presença da Soprano no mercado, fortalece sinergias operacionais e impulsiona novas oportunidades de crescimento. O encontro também marcou a apresentação do novo CEO do Grupo Soprano, Cyro Gazola, que assume a liderança da empresa com o compromisso de conduzir um novo ciclo de crescimento sustentável e geração de valor.

A Soprano também foi responsável pela palestra do dia. O especialista em educação, sustentabilidade corporativa, saúde e segurança, Luiz Goi possui experiência em estratégia empresarial e mudanças climáticas, com formação em ESG, Gestão Empresarial e Mudanças Climáticas. Além de professor e facilitador de cursos em ESG, também é sócio-consultor da Ecovalor Consultoria em Sustentabilidade e Head de ESG na ESG NOW Tecnologia. 

Abordando o tema “ESG: da retórica ao impacto financeiro”, o palestrante discutiu como a pauta ambiental, social e de governança se conecta de forma estratégica aos negócios e gera valor real às organizações. Ele citou o cenário atual e perfis empresariais, usando a jornada da Soprano como case e refletindo sobre a importância do tema e do direcionamento com foco em negócios. 

Com sede em Farroupilha e presença nacional e internacional, a Soprano chegou aos 70 anos reafirmando sua trajetória de inovação, confiança e compromisso com o bem-estar das pessoas. Fundada em 1954 como uma pequena fábrica de acordeões, a empresa consolidou-se como referência em soluções para os segmentos de Acesso e Segurança, Energia e Bem-Estar, com mais de 4 mil itens em seu portfólio e atuação em toda a América Latina.

  • Ao longo das décadas a Soprano manteve como essência a constante adaptação ao mercado, o foco no cliente e a valorização das pessoas.