Sustentabilidade bem definida e trabalhada no Colégio Nossa Senhora de Lourdes

Projetos específicos, conforme as turmas, pregam a importância das ações para todos

O Colégio Nossa Senhora de Lourdes desenvolve projetos de sustentabilidade há bastante tempo, pois segundo a diretora Salete Finimunid Gasperin, existe a convicção de que “o tema não pode passar despercebido nas instituições, possibilitando novos hábitos e exemplos à comunidade. “É a partir de nossos exemplos como cidadãos que respeitam o ambiente e os seres que vivem nele que podemos conscientizar nossos alunos da importância do respeito à biodiversidade e da necessidade de proteger este ambiente para a sobrevivência de todos”, enfatiza.

Cerca de 500 alunos do colégio – dos níveis da educação básica: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e contraturno escolar – estão envolvidos nos projetos, que são definidos e trabalhados durante o ano conforme as turmas:  

Educação Infantil – Maternal – caixa de sucatas, com materiais que alunos levam de casa e todos os dias, no lanche, há reaproveitamento do que é possível, fazendo a higienização correta e guardando na caixa.

Educação Infantil – Pré 1-  embalagens são utilizadas para a confecção de letras e números e na criação de brinquedos.

Educação Infantil Pré 2: recolhimento de diferentes tipos de embalagens, que serão utilizadas na realização de atividades e brincadeiras como faz de conta, encontrar letras, números, observar tamanhos e texturas diferentes, produzir sons.

Os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental trabalham ações voltadas à reciclagem, destino correto do lixo produzido, uso consciente da água e atividades de plantio, como o projeto da horta do colégio.

Turmas do 3° ano: em 2022 estão desenvolvendo o projeto “Xadrez”, no qual tabuleiros serão confeccionados com materiais reutilizados, além de maquetes, construção de instrumentos musicais ou outros com o uso de sucatas.

Os 4°anos – reutilização de materiais nas aulas de música, nas construções de maquetes nos projetos Nostra Gente, na feira do livro e também utilizam material de sucata na confecção de jogos matemáticos.

Do 5º ao 8º ano – Projeto Feira de Ciências, cuja proposta neste ano é “Meio Ambiente e Tecnologia”, na qual cada turma terá um tema específico para desenvolver os trabalhos, sendo: tipos de energias renováveis, agricultura e meio ambiente, cuidados com a água e tipos de reciclagem. A ideia é juntar robótica e projetos com miniaturas que apresentem novas tecnologias para os setores.

9º ano e Ensino Médio – Feira do empreendedorismo: alunos produzem alimentos para comercializar no dia da feira à comunidade educativa. Esses alimentos devem ser saudáveis, com algumas restrições como para diabéticos, hipertensos, celíacos. Os ingredientes devem ter procedência registrada e serem consumidos em sua totalidade. Busca por ingredientes orgânicos. As embalagens devem ser reduzidas e que agridam o menos possível o ambiente. Todo lixo produzido é recolhido, separado e devidamente descartado. Os alimentos que não forem comercializados são repartidos entre os alunos integrantes do grupo ou doados à entidade.

A preocupação do Colégio Nossa Senhora de Lourdes pela sustentabilidade se manifesta continuamente e, segundo a diretora, os alunos são participativos, colaboram e entendem a necessidade de se pensar em um meio mais saudável e sustentável.

“Só conseguiremos impactar a nossa comunidade quando levarmos exemplos práticos desenvolvidos pelos alunos nas escolas e estes conseguirem levar essas mesmas ações para as suas casas.  A divulgação dos nossos projetos relacionados ao tema nos meios digitais e imprensa local é uma forma de mostrar a viabilidade do desenvolvimento de pequenas ações, que fazem uma grande diferença no nosso meio ambiente”, conclui Salete.