Terra do Moscatel: 12ª edição da festa consolida o brilho do festival de Farroupilha
.

Farroupilha, mais uma vez, brindou seu título com orgulho. Na 12ª edição do Festival do Moscatel, a cidade reafirmou — com taças erguidas e público recorde — sua consagração como Capital Nacional do Moscatel. Realizado no Centro de Eventos Mario Bianchi, o festival, promovido pela Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) com apoio da Prefeitura, teve suas cinco noites totalmente lotadas, atraindo visitantes dos três estados do Sul.
Mais que um evento, o festival foi um encontro de aromas, histórias e memórias. A edição deste ano comemorou a versatilidade da uva Moscatel, com destaque para os espumantes que fazem da região um ícone do enoturismo brasileiro. Ao todo, 10 vinícolas brindaram o público com seus melhores rótulos: Adega Chesini, Casa Colombo, Casa Perini, Vinícola Tonini, Vinícola Cappelletti, Cave Antiga, Monte Paschoal, Vinícola Belmonte, Cooperativa São João e Cooperativa Nova Aliança.
Em cada taça, um convite à descoberta: sucos, vinhos e espumantes que traduzem o terroir farroupilhense em frescor, doçura e elegância. A praça gastronômica completou a experiência com pratos elaborados para realçar os aromas e sabores do Moscatel, enquanto a música ao vivo e o ambiente acolhedor transformaram as noites em um espetáculo de convivência e homenagem da cultura local. Para a presidente da Afavin, Natalia Taffarel, o sucesso é reflexo do trabalho e dedicação de quem vive a vitivinicultura todos os dias.
“Ver o Festival do Moscatel crescer e conquistar cada vez mais pessoas é motivo de muito orgulho para nós. Essa é uma festa que destaca o esforço dos nossos produtores, que trabalham o ano inteiro com dedicação para oferecer vinhos, espumantes e sucos de altíssima qualidade. Cada garrafa carrega um pouco da história e da alma de Farroupilha. E é bonito ver como o Moscatel vem consolidando o nosso município como um importante roteiro turístico, atraindo visitantes que se encantam não apenas com as bebidas, mas com a nossa cultura e hospitalidade”, destacou Natalia.
Com o sucesso consolidado, o festival segue em novembro, desta vez com o Festival do Moscatel Garden, evento que levará a experiência a diferentes paisagens de Farroupilha: 9 de novembro na Casa Colombo, 16 de novembro na Vinícola Cappelletti e 23 de novembro no Salto Ventoso. Serão finais de tardes em que o moscatel, agora ao ar livre, entre vinhedos e montanhas, seguirá contando, em cada bolha, a história de Farroupilha.
