Últimos dias para inscrições na 1ª Seleção de Vinhos da Variedade BRS Lorena
Prazo se encerra nesta sexta-feira, 10 de outubro

As vinícolas interessadas em participar da 1ª Seleção de Vinhos da Variedade BRS Lorena têm até esta sexta-feira, 10 de outubro, para realizar as inscrições pelo link. O concurso, promovido pela Embrapa Uva e Vinho e pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), busca valorizar uma uva tipicamente brasileira e estimular a melhoria contínua da qualidade, a competitividade e a visibilidade dos produtos elaborados com a cultivar.
“A realização da 1ª Seleção de Vinhos da BRS Lorena representa um marco essencial no processo de consolidação dessa cultivar genuinamente brasileira, entre aquelas peculiares da vitivinicultura do Brasil. A iniciativa é um reconhecimento público da qualidade, da identidade e do potencial enológico que a BRS Lorena conquistou ao longo dos anos”, destaca o pesquisador Mauro Celso Zanus, da Embrapa Uva e Vinho e presidente da Comissão Organizadora da Seleção.
- Mais de 40 vinícolas do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia e Paraná já confirmaram participação, inscrevendo mais de 60 amostras nas diferentes categorias do concurso.
Podem participar vinhos varietais elaborados com pelo menos 75% da uva BRS Lorena e registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária, nas categorias vinhos brancos, frisantes, espumantes naturais, licorosos e suco de uva integral natural. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 por amostra e o envio deverá ser feito entre 13 e 17 de outubro de 2025.
- As degustações às cegas serão realizadas em 6 de novembro, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves.
- A comissão julgadora será formada por especialistas de diferentes instituições ligadas à produção vitivinícola.
- Os rótulos com melhores pontuações receberão medalhas de Prata, Ouro e Grande Ouro, com entrega da premiação marcada para 5 de dezembro.

Criada pela Embrapa, a BRS Lorena é uma uva branca de alta produtividade, resistente a doenças e adaptada ao clima brasileiro, com perfil aromático característico e crescente relevância na viticultura nacional. Atualmente, ocupa cerca de 500 hectares no país, sendo mais de 80% no Rio Grande do Sul.
“O concurso é uma forma de reconhecer e divulgar a qualidade dos produtos elaborados com a BRS Lorena, uma cultivar que representa a ciência e a identidade da vitivinicultura brasileira”, destaca Luciano Rebellatto, presidente do Consevitis-RS.
A 1ª Seleção de Vinhos da Variedade BRS Lorena conta com o apoio da ABS-RS, ABE, Agavi, APASSUL, Emater-RS/Ascar, Epagri, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Campus Bento Gonçalves) e Sebrae/RS, além do patrocínio da Sicredi Serrana RS/ES.
