Dos livros para a vida

A pandemia causada pelo novo coronavírus nos obrigou a ficar em casa, com mais tempo para a família e para as atividades com as crianças. Leitura sempre é uma excelente opção e como 2 de abril é Dia Internacional do Livro Infantil, descobrimos uma artesã que também transforma os personagens dos livros em bonecos de pano. Irresistíveis

Era uma vez uma menina que queria ser muitas coisas quando crescesse: bailarina, cantora, atriz… Ela tinha paixão por arte, fazia trabalhinhos manuais, colares de sementes. Tinha facilidade para desenhar e como não tinha muitos brinquedos, usava a imaginação para se distrair, o que fez com que a criatividade despertasse muito cedo nela. Hoje, a menina está com 43 anos e continua fazendo arte, que agora toma forma pelos resultados que suas mãos de artesã produzem. 

Josiane Fernandes Lima, a Josi Lima, traz das páginas dos livros infantis os personagens que encantam as crianças e os adultos. Emília, Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau, Vovó, Pequeno Príncipe e a Raposinha, princesa Bela, Branca de Neve, Bruxa Má, Alice no País das Maravilhas, entre tantos outros, viraram bonecos de pano. Ninguém melhor do que ela para ressaltarmos o  dois de abril, Dia Internacional do Livro Infantil.

“Sou apaixonada por livros e contos infantis, amo os clássicos e todo o encanto que proporcionam. É possível fazer um milhão de peças inspiradas em contos e eu tenho vontade de fazer todas. Eu sempre amei a Emília, de Monteiro Lobato, era a amiga que eu queria ter quando criança. Teve uma encomenda de Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau e Vovó que, quando terminei, pensei em não entregar para a cliente, queria ficar com eles para mim, pois ficaram com uma carinha tão meiga, tão apaixonante… Mesmo que eu faça outros hoje, não serão iguais. O trabalho artesanal tem essa característica: posso fazer 10 vovós, mas cada uma vai ficar com um ser único”, conta Josi.

A artesã, que também é servidora pública (Oficial Escrevente), conta com um controle de qualidade muito peculiar, suas filhas Fernanda, de 10 anos e Flávia, 7. Ela ainda é mãe de Felipe, de 20 anos. “Minhas filhas com certeza são minhas fiscais e são bem rígidas e sinceras, então se elas estão gostando, sei que estou no caminho certo”, enfatiza.

Segundo ela, de tempos em tempos as meninas ganham peças da mãe, que agora está com uma encomenda para as filhas do Pequeno Príncipe e da Anne de Green Gables, personagem do romance da escritora canadense L. M. Montgomery, o que deixa claro o gosto pelos livros infantis. 

“Sempre li muitas histórias para meus filhos, principalmente para as meninas. Quando a Fernanda nasceu, entrei no mundo rosa das princesas e dos contos de fadas, já que meu foco eram super-heróis por causa do Filipe. Sempre comprei livros para eles: aproveito todas as datas em que geralmente as crianças ganham doces ou brinquedos para dar livros também”, confessa Josi, que já vê a semente da arte brotando nas filhas, pois, segundo ela, são ótimas desenhistas e já sabem usar a máquina de costura. Logo, serão uma equipe materializando os personagens que todo mundo ama.

A também esposa do Alexsandro Fernandes expõe suas criações em redes sociais e faz vendas pelo Whatsapp, além de participar de feiras e bazares. No momento, Josi trabalha somente com encomendas.

“É a minha realização pessoal, meu dom, meu trabalho como servidora pública é muito importante, lutei e me dediquei para estar lá e dou o meu melhor, mas quando estou no atelier me conecto com a minha essência, mesmo sendo um período bem curto do dia, sinto que ali recarrego minhas baterias e organizo meus pensamentos”, confessa. 

É ali também que, muito além dos livros infantis, a artesã materializa, com tecidos e desenhos, sonhos e poesia. Sua paixão por arte virou arte que apaixona e faz brilharem os olhos das pessoas de qualquer idade. 

Gostou?

 

Então anote o contato: 

(54) 98144-9250 

ou procure nas redes sociais 

Atelier Josi Lima