Em Brasília, Jonas Tomazini e Thiago Brunet cumprem agendas no Palácio do Planalto e ministérios
O prefeito de Farroupilha Jonas Tomazini, e o vice-prefeito, Thiago Brunet, estão em Brasília para uma série de compromissos e

O prefeito de Farroupilha Jonas Tomazini, e o vice-prefeito, Thiago Brunet, estão em Brasília para uma série de compromissos e reuniões em busca de recursos para as mais diversas áreas do município. As agendas iniciaram nesta segunda-feira, 10 de março, e seguem até amanhã, quarta-feira, 13 de março, quando os dois retornam à cidade. Ontem eles estiveram no Palácio do Planalto, onde reforçaram os pedidos feitos pelo Departamento de Captação de Recursos junto ao Novo PAC. O Poder Público tem feito cadastros de forma sistemática no sistema do Governo Federal e Tomazini entende que o reforço dos pleitos junto à União reforça o compromisso de Farroupilha na execução das obras de melhorias para a comunidade. As visitam ainda estenderam-se na Secretaria de Relações Institucionais e na Casa Civil.
No Ministério da Saúde, os chefes do Executivo receberam a confirmação do aumento de repasses referentes ao Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (Teto MAC), para o município. Atualmente, a Prefeitura recebe cerca de R$ 19 milhões por ano, para investimentos em atendimento de alta complexidade realizadas no Hospital Beneficente São Carlos. Com o aumento, este montante passará para R$ 21,7 milhões anuais. Já nas conversas na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, além do pedido para a aprovação de projetos já cadastrados, eles trataram sobre a liberação de recursos para obras que já estão em andamento, como a nova rede de drenagem no bairro Nova Vicenza.
“Fomos recebidos pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, para quem tivemos a chance de mostrar o andamento e a importância desta gigantesca obra que beneficiará a nossa comunidade de forma direta, evitando transtornos como os ocorridos em 2024 durante as fortes chuvas. Sabemos que é uma obra que causa um impacto para os moradores durante a sua execução, porém, temos a certeza, e demonstramos isso ao Secretário, que assim que finalizada, marcará um novo momento para aquela região da cidade.”, ressaltou o prefeito. A tarde ainda marcou visita ao Ministério da Educação, onde foi cobrada a liberação dos projetos de construção dos refeitórios das escolas municipais Cinquentenário e Ilza Molina Martins.
Para saber
- A agenda segue nesta terça-feira, 11 de março, com audiências no Congresso Nacional.
- Com a expectativa de que o orçamento da União possa ser votado nessa semana, o objetivo é reforçar os pedidos de emendas para Farroupilha aos deputados federais e senadores.
